A nova série do streaming da Globo homenageia Domingos Oliveira com o protagonismo brilhante de Sophie Charlotte e Emílio Dantas.
Por tOn Miranda
Junte um texto primoroso, instigante e apaixonante de um dramaturgo poeta, aliado a um elenco de entrega visceral, regido por uma direção pulsante e delicada, banhado por uma trilha sonora arrebatadora. Terá um sucesso? Não sei. Mas com certeza terá uma série deliciosa que te fisga da abertura até o último segundo de cada episódio. Estou falando da nova série original do Globoplay: TODAS AS MULHERES DO MUNDO inspirada nos textos de Domingos Oliveira, ator, diretor, dramaturgo de cinema e teatro, cineasta e poeta, que nos deixou em 2019.
A série que é baseada no filme homônimo de 1966 (protagonizado pelos atores Paulo José e Leila Diniz), possui 12 episódios e é escrita por Jorge Furtado com Janaína Fischer, livremente inspirada nessa e em outras obras de Domingos Oliveira, com direção artística de Patricia Pedrosa.
A cada episódio de ‘Todas as Mulheres do Mundo’ você se apaixona (e desapaixona, e fica com raiva, e ri, e chora, e se apaixona de novo) por Paulo (Emílio Dantas), um arquiteto apaixonado incorrigível, morador de um charmoso apartamento de Copacabana que se apaixona à primeira vista por mulheres livres, inteligentes e autênticas. Nesta jornada de amor e paixão, a primeira a ocupar o seu lugar no coração do moço é Maria Alice (lindamente interpretada por Sophie Charlotte), uma bailarina que rompe o noivado após conhecer Paulo em uma festa de natal, juntos vivem uma tórrida paixão, até ela decidir morar na Alemanha por conta da dança. Porém, Paulo e sua síndrome de Dom Juan, a cada episódio vive uma nova e avassaladora paixão, mas sem deixar o seu grande amor por Maria Alice se esvair a cada história e narrativa que vive.
A série é generosa com cada personagem, pois todos são dotados de camadas dramatúrgicas que logo imprimem uma conexão e intimidade com o telespectador capaz de embarca-lo nessa odisseia romântica. O feminismo está presente em ‘Todas as Mulheres do Mundo’, não de forma panfletaria, mas de forma livre, generosa e robusta como deve ser.
Outro tema que salta aos olhos além do amor e paixão é a AMIZADE (que também é uma das mais lindas formas de amar) através dos personagens de Laura (defendido brilhantemente pela Martha Nowill) e Cabral (vivido por ninguém menos que Matheus Nachtergaele) – a tal química tão falada nas artes cênicas acontece num jogo maravilhoso entre os atores. Nachtergale disse que seu personagem: “É um dos alter-egos do Domingos. É mais velho, talvez mais sábio, um pouco mais cansado, com a saúde um pouco mais debilitada por ter uma vida mundana… É quase um homem de cabaré”.
A trama conta ainda com as participações estrelares de Lilia Cabral, Felipe Camargo, Fernanda Torres, Naruna Costa, Maria Mariana, Priscila Rozembaum, Floriano Peixoto, Maeve Jinkings, Fábio Assunção, Maria Ribeiro, Samya Pascotto, Rodrigo Penna, Sara Antunes, Mariana Sena, Natasha Jascalvich, Marina Provenzzano, Gabriel Stauffer, Ícaro Silva, Pedro Cassiano, Ricardo Gelli, Paula Possani e Verônica Debon.
UM CAPÍTULO CHAMADO TRILHA SONORA
A seleção impecável de músicas que foram escolhidas para entrar nessa trilha sonora é um verdadeiro abate para os corações pulsantes. Um timaço de CANTORAS (sim, assim em caixa alta) brasileiras foi escalada para inserir suas canções de tal forma na trama que elas servem ao enredo na mesma proporção que o texto falado (ou sua rubricas). E são pedaços generosos, bem servidos em cada episódio, o que envolve milimetricamente o público.
O tema de abertura é do grande Pixinguinha, o clássico CARINHOSO, cantado em cada episódio por uma dessas CANTORAS que o embalam. Ainda tem um bônus extra que traz uma versão delicada de Carinhoso feita pelos dois atores/cantores protagonistas: Sophie Charlotte (que já emprestou sua doce voz em outras tramas da Rede Globo) e Emílio Dantas (que começou a carreira como cantor e também já serviu alguns dos seus personagens na telinha e no teatro com seu canto).
Veja a lista completa das música e suas CANTORAS em cada episódio:
🎧 Carinhoso (Marisa Monte)
🎧 Ainda Bem (Marisa Monte)
🎧 Balança Pema (Marisa Monte)
🎧 Passe em Casa (Marisa Monte)
🎧 O Que Se Quer (Marisa Monte)
🎧 Amor I Love You (Marisa Monte)
🎧 Já Sei Namorar (Marisa Monte)
🎧 Eu Sei (Marisa Monte)
🎧 Rosa (Marisa Monte)
🎧 Não Vá Embora (Marisa Monte)
🎧 Beija Eu (Marisa Monte)
🎧 Depois (Marisa Monte)
🎧 Pelo Tempo que Durar (Marisa Monte)
🎧 Vai Saber (Marisa Monte)
2. Adriana
🎧 Carinhoso (Céu)
🎧 Ponteiro (Céu)
🎧 Malemolência (Céu)
🎧 Bubuia (Céu)
🎧 Camadas (Céu)
🎧 Chegar em Mim (Céu)
3. Elisa
🎧 Carinhoso (Alcione)
🎧 Gostoso Veneno (Alcione)
🎧 Pedra que não cria limo (Alcione)
🎧 O Surdo (Alcione)
🎧 Faca de Ponta (Alcione)
🎧 Sufoco (Alcione)
🎧 Pra que Chorar (Alcione)
🎧 Não deixe o samba morrer (Alcione)
4. Laura
🎧 Carinhoso (Maria Bethânia)
🎧 Não dá mais para segurar (Maria Bethânia)
🎧 Cheiro de amor (Maria Bethânia)
🎧 Esse cara (Maria Bethânia)
🎧 Trampolim (Maria Bethânia)
🎧 A beira e o mar (Maria Bethânia)
🎧 Tocando em frente (Maria Bethânia)
🎧 Maldição (Maria Bethânia)
5. Martinha
🎧 Saúde (Rita Lee)
🎧 Lança Perfume (Rita Lee)
🎧 Balada do Louco (Rita Lee)
🎧 Vidinha (Rita Lee)
🎧 Mania de Você (Rita Lee)
6. Dionara
🎧 Carinhoso (Elis Regina)
🎧 Nada será como antes (Elis Regina)
🎧 Andança (Elis Regina)
🎧 Rebento (Elis Regina)
🎧 Deixa (Elis Regina)
🎧 Casa no Campo (Elis Regina)
7. Renata e Pâmela
🎧 Nasci para Bailar (Nara Leão)
🎧 Apanhei-te cavaquinho (Nara Leão)
🎧 O Tic Tac do meu Coração (Nara Leão)
🎧 Meditação (Nara Leão)
🎧 Gaiolas Abertas (Nara Leão)
8. Gilda
🎧 Carinhoso (Elza Soares)
🎧 Tradição (Elza Soares)
🎧 Não tá mais de graça (Elza Soares)
🎧 A mulher do fim do mundo (Elza Soares)
9. Sara
🎧 Carinhoso (Agnes Nunes)
🎧 100 por hora (Agnes Nunes)
🎧 Segredo (Agnes Nunes)
🎧 Cida (Agnes Nunes)
🎧 Sonia (Agnes Nunes)
🎧 Dolores (Agnes Nunes)
🎧 Pode se achegar (Agnes Nunes)
10. Natália
🎧 Carinhoso (Ana Cañas)
🎧 Stormy Weather (Ana Cañas)
🎧 Coração Vagabundo (Ana Cañas)
🎧 O Amor é mesmo estranho (Ana Cañas)
🎧 Gira (Ana Cañas)
11. Maria Alice
🎧 Carinhoso (Marisa Monte)
🎧 Dizem que o amor (Marisa Monte)
🎧 O Que Se Quer (Marisa Monte)
🎧 Eu Sei (Marisa Monte)
12. Pink
🎧 O meu Mundo Ficaria Completo (Cassia Eller)
🎧 All Star (Cassia Eller)
🎧 Gatas Extraordinárias (Cassia Eller)
🎧 Por Enquanto (Cassia Eller)
‘Todas as Mulheres do Mundo’ é um verdadeiro biscoito fino, tanto em sua trilha, quanto nas belíssimas interpretações do elenco, assim como no texto em homenagem ao grande Domingos Oliveira e as provocações que nos atravessam a respeito do Amor e Amizade. É como diz os versos de Argemiro Patrocínio na voz de Marisa Monte: “Dizem que o amor faz a gente sofrer, sem meu grande amor não poderei viver. Se eu disser que sim e ele disser que não é uma parte perdida que teve na vida no meu coração. Se o amor traz sofrimento vou sofrer até o fim, minha vida será um tormento se ele não disser que sim. O amor que lhe dedico é uma obsessão, imploro por favor não digas não.”, ou uma das famosas citações do próprio Domingos Oliveira: “Aqueles que se amaram muito um dia têm que permanecer amigos para sempre, senão o mundo fica cruel demais”.