Cantora que estava reclusa desde 2019 reaparece abrindo baú de raridades.
Por tOn Miranda
Marisa Monte desde 01 de maio de 2019 avisou os fãs em suas redes sociais que entraria num período de trabalhos internos e que voltaria assim que as flores do seu jardim surgissem novamente para ela presentear à todos com um buquê maravilhoso. Chegou o dia!
Marisa, que tem sido cobrada por todos os cantos para atender os incansáveis pedidos dos fãs para ingressar na onda das LIVES que tomaram as redes sociais durante a quarentena da COVID-19, ressurge com um projeto inédito de resgate fonográfico da sua extensa e premiada carreira, repleta de registros de todo tipo. O baú aberto resultou no projeto que ela chama de CINEPHONIA.
“Durante mais de 30 anos de atividade produzi e acumulei uma quantidade colossal de arquivos e informações nos diversos tipos de formatos e suportes existentes. Arquivos de áudio (de K7 a 2 polegadas), de audiovisual (de VHS a película), fotografias (papel, contatos e slides), partituras, clipping de imprensa, documentos, projetos gráficos, registros de ensaios, áudios de canções sendo compostas, manuscritos, projetos gráficos etc.
Nestes últimos quatro anos passei horas envolvida em um tipo de trabalho que é completamente invisível aos olhos do público, mas que foi fundamental para que eu tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante minha trajetória. Para isso fui em busca de um novo tipo de parceria, desta vez com arquivistas, biblioteconomistas, pesquisadores, restauradores de áudio e vídeo, técnicos em informática. Uma quantidade enorme de informação a ser organizada num trabalho gigantesco, contínuo e infinito que hoje faz parte de um arquivo virtual que mora nas nuvens, onde está toda minha obra digitalizada, catalogada, restaurada e organizada.
Assistir, escutar, ter tudo isso acessível foi fundamental para que hoje eu possa colocar ao alcance do público esse material que chamei de Cinephonia. Cine (movimento/imagem) e Phonia (som). Os sons das imagens.
Todas estas canções têm em comum o fato de serem parte de trilhas sonoras dos meus registros audiovisuais, mas que não estavam disponíveis em áudio streaming. Escutar sem assistir transforma a relação entre o público e a música, propõe a liberdade para cada um criar suas próprias imagens”, conta Marisa Monte.
O projeto conta com um belíssimo site interativo com uma navegação no estúdio virtual de Marisa onde se pode explorar as curiosidades da sua carreira, seus prêmios, os instrumentos afetivos, sua história com a Portela e os Tribalistas e muito mais.
A Phonomotor (selo fonográfico de Marisa Monte)e Sony Music (parceria assinada recentemente) lançam nas plataformas, pela primeira vez em áudio streaming, 30 canções gravadas por Marisa Monte em vídeos VHS e DVD, além de uma música inédita, “Acontecimento” (Hyldon), nunca lançada pela artista. O lançamento do catálogo será feito em três fases (11/06, 19/06 e 26/06) começando com “Memórias 2001 – Ao Vivo”.
“Depois de passar um ano e meio na estrada com a tour do disco Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, desembarcamos no Rio de Janeiro para as filmagens do DVD, em junho de 2001. O show era visualmente lindo, tinha como cenário uma escultura do Ernesto Neto e projeções que criavam um efeito psicodélico nas multicamadas de tecido branco.
A banda era poderosíssima, mas o registro completo ficou restrito ao DVD. Na época foram lançadas em áudio apenas duas gravações inéditas: A Sua (minha autoria) e Ontem ao Luar, clássico brasileiro de Catulo da Paixão Cearense e Pedro Alcântara.
Vasculhando os tapes originais encontramos Acontecimento do Hyldon de 1973, que eu havia conhecido nas trilhas sonoras das novelas da minha infância e que eu cantava no show, mas que acabou ficando de fora do DVD e que se encontra agora com todas as outras canções finalmente juntas”, diz Marisa.
É um generoso mergulho numa obra que conta a história não só da Marisa Monte, mas do Brasil, das gerações, do cancioneiro da música popular brasileira. É uma obra pra dar play e colocar no modo repeat sem nenhuma restrição! Conheça aqui o site do projeto Cinephonia.
“Agradeço a todos os parceiros, amigos, músicos e cineastas que colaboraram comigo, especialmente pela presença luminosa do nosso amado Moraes Moreira.
Sei que não está sendo fácil pra ninguém, mas espero que a arte possa ajudar a dar suporte para suportar o insuportável.
Um beijo grande pra todos, se cuidem pra que a gente possa se encontrar em breve novamente.”, disse Marisa nas suas redes sociais.
Ficha Técnica CINEPHONIA
Arquivo de Áudio
Engenharia de áudio e Coordenação de T.I.: Daniel Carvalho
Organização do acervo digital de áudio: Carol Monte
Digitalização das fitas analógicas: Sidney Costa – Doctor Labs
Arquivo Digital – Vento Estúdio
Coordenação: Fernanda Kassar e Priscila Lopes
Biblioteconomistas: Cristiana Siqueira e Daniel Strauch
Direção de produção: Simon Fuller
Produção executiva: Maria Fortes
Coordenação de A.R.: Fabio Silveira
Edição de imagem: Victoria Oliveira
Lançamento: Phonomotor e Sony Music