Ícone do site Canal Diversão & Arte

Surpresas de Yo, adolescente , um filme argentino

Eu sempre fui fã do cinema argentino. Eles tem uma dinamica que me agrada, uma forma de contar histórias com uma narrativa envolvente.

Assisti a muito tempo o PLATA QUEMADA, e tempos depois o MUERTE EN BUENOS AIRES (este disponível no netflix), ambos ótimos.

E agora em 2020 assisti o lançamento on line do Filme YO, ADOLESCENTE.

Por Dinho Santoz

A estreia durante a pandemia

Devido a pandemia do COVID-19 e dessa nossa nova realidade o filme foi lançando on line, ao invés das tradicionais ‘estreias nos cinemas’. E o mais interessante ou valoroso, numa apresentação de graça.

Como temos certa limitação de acesso aos filmes ditos ‘underground‘ ou que estão fora do circuito norte americano, é sempre muito bem vindo quando podemos acompanhar aos nossos amigos argentinos num lançamento de forma simultânea com eles.

O universo do filme


E entrando no universo do filme Yo, adolescente que se passa no ano de 2005, acompanhamos a vida de ZABO, um jovem no auge de sua adolescência, vivendo todos os dramas, altos e baixos da juventude e pra complicar esse momento seu melhor amigo comete suicídio e a partir dai seguimos com ZABO por um ano lidando com esse peso e suas angustias.

O filme é de uma beleza impar, nos encontramos em muitas das referencias apresentadas e os personagens bem moldados e apresentados com muita consistência e coerência. Nós seguimos pela sua vida junto com ele e suas dúvidas de personalidade, de sexualidade e nas relações com os amigos e com a família.

Acontece no filme, um pouco de spoiler

Zabo, na incerteza de sua sexualidade namora com um rapaz bonitão da escola e logo em seguida namora com uma garota e ela tem um namorado. E pra explicar essa aproximação com a garota, ele finge ser um amigo gay (ou não?), mas ao longo dos encontros a menina engravida… e paro por aqui com os spoilers. Zabo se abre as experiencias e se fecha nelas. Se fecha ao mundo. Se perde da família e se reencontra com o amigo que se suicidou através de uma carta deixada por ele.

Assista ao filme. Uma bela obra que te apresenta um pouco do poder do cinema latino, dos nossos hermanos argentinos.
O filme não é territorial e nem levanta bandeira. É humano, e como humano erra. Te faz apaixonar, e te atinge numa ferida que talvez nunca tenha existido. Todos fomos adolescentes.

Yo, adolescente / 2019
direção: Lucas Santa Ana | Argentina
Elenco: Renato Quattordio, Malena Narvay, Thomas Lepera e Jerónimo Bosia.

Sair da versão mobile