Ícone do site Canal Diversão & Arte

Novo filme de Karim Aïnouz será exibido no Festival de Cannes

Reprodução: Arquivo pessoal Karim Aïnouz,

Neste ano o Brasil não tem nenhum filme concorrendo pela Palma de Ouro na seleção oficial do Festival de Cannes, mas ainda assim estará presente no festival.

‘O Marinheiro das Montanhas’, de Karim Aïnouz, será exibido como filme convidado da mostra Sessão Especial. Será a quarta participação do diretor que fez sua estreia no festival em 2002 com Madame Satã e pelas aplaudidas sessão de O Abismo Prateado e A Vida Invisível que lhe rendeu o prêmio de Melhor Filme na mostra Um Certain Regard.

Este longa é um diário de viagem filmada na primeira ida do diretor à Argelia, terra-natal de seu pai. O longa tem registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família e diversos arquivos históricos. Com esse tom mais ensaístico, o longa retrata a historia de amor dos pais de Karim, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contraste entre Cabília e Fortaleza, cidade natal do diretor e de sua mãe, Iracema.

‘É muito importante para um filme tão íntimo e pessoal estrear nessa gigante vitrine internacional que celebra a diversidade e excelência e de tanto prestígio que é Cannes. É um festival que tem acompanhado de perto meu trabalho, que acolhe e joga uma luz nos filmes que tenho feito, permitindo que eles sejam descobertos mundo afora. É um privilégio ser convidado e poder contar com essa visibilidade’, ressalta Karim, cujo processo de criação aconteceu quase que integralmente durante a pandemia, quando se debruçou sobre o material que já tinha filmado em janeiro de 2009.

Karim narra todo o filme, como uma carta escrita para sua mãe, já falecida, mas que aqui é transformada em uma companheira imaginária de viagem. Enquanto cria um diário de sua jornada, ele resgata memorias familiares e sentimentos que marcaram seu caminho.

O diretor revela impressões e sentimentos vividos desde o desembarque até sua chegada na aldeia em que seu pai nasceu e foi criado.

‘Com ‘O Marinheiro das Montanhas’, eu quis correr o risco de que a maturidade e a experiência me permitem. Antes de tudo, um risco artístico ao me distanciar do que sei, abrindo o projeto ao inesperado. O risco também de me ver enfrentando minhas origens, minha identidade’  analisa Karim.

Ficha técnicaO Marinheiro das Montanhas

Um filme de: Karim Ainouz

Roteiro:

Karim Ainouz e Murilo Hauser

Direção de fotografia:

Juan Sarmiento

Produzido por:

Walter Salles, João Moreira Salles e Maria Carlota Bruno

Produtores Associados:

Marie-Pierre Macia, Claire Gadéa, Karim Ainouz e Christopher Zittebart

Uma produção: VIDEOFILMES

Em coprodução: com GLOBO FILMES e GLOBO NEWS

Em associação com: MPM Film / Watchmen / Cinema Inflámavel

Distribuição: GULLANE

Sair da versão mobile