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Dia dos Namorados explora diversidade através de campanhas nas redes sociais

São Paulo 15/6/2021 – A campanha compara terroirs que dão origem a vinhos raros e únicos a todas as formas de amor”, diz Nelson Berto, da VTC

Campanha com o vinho Marques de Casa Concha desenvolvida pela MullenLowe Brasil e a agência de Relações Públicas LPB traz a mensagem-chave de que vinho harmoniza com todos os amores

Terceira melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do dia das Mães, o Dia dos Namorados impulsiona vendas de bens e produtos, ancoradas em campanhas para sensibilizar o consumidor a presentear e comemorar a data nacional do romance. Proporcionar experiências emocionantes aos consumidores é a aposta das marcas através das redes sociais e do marketing digital. No ano passado, no auge da pandemia, as mensagens das marcas giravam em torno de um tema central – as conexões entre pessoas, que independem do isolamento social.

Isolados ou separados, casais seguem a tradição de presentear na data. Dados da Ebit, empresa especializada em informações do setor indicam que o comércio eletrônico deve registrar crescimento de vendas de 6% no Dia dos Namorados este ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data poderá movimentar no comércio brasileiro cerca de R$ 1,65 bilhão, já descontada a inflação. A cifra representa uma alta de 2,5% em volume de vendas em relação a igual período do ano passado.

Em 2021, com o comércio ainda enfrentando algumas restrições, mas já mais adaptado ao novo comportamento do consumidor, a expectativa é de aquecimento também nas vendas em lojas físicas. Segundo pesquisa de intenção de compra realizada pela Globo, 62% dos consumidores afirmaram que pretendem manter ou aumentar os gastos com bens duráveis nesse ano. Em 2020, o Dia dos Namorados fez o comércio eletrônico faturar R$ 6,45 bilhões. Ao todo, 15,8 milhões de compras online foram realizadas para comemorar a data. Números bastante expressivos – 112,8% maior do que em 2019, segundo dados coletados pelo Compre&Confie.

Estratégias das marcas através de campanhas digitais com grande tráfego nas redes sociais segundo dados do Compre&Confie ganharam espaço e, como resultado, foi registrado um aumento de 117% nas vendas online.

Online ou offline, as marcas prepararam campanhas especiais para a data. Os temas variaram bastante, mas algumas delas tocaram em pontos como a igualdade de gêneros e o fim do preconceito. Vick, por exemplo, defende o poder do toque e trouxe casais demonstrando o seu afeto por meio de apertos de mãos e abraços. Os casais homossexuais, entretanto, mostram-se mais contidos e constrangidos pelo contato físico. É aí que a marca estimula: “Vick acredita que o poder do toque é para todos. Neste Dia dos Namorados, espalhe calor e carinho”. A campanha é assinada pela Publicis Brasil. Fonte: site PropMark

Girando em torno da diversidade e da inclusão de todos os gêneros de casais, as mensagens publicitárias vêm mostrando e validando todas as formas de amor, caso do vinho Marques de Casa Concha que protagoniza a campanha #harmonizacomtodososamores na qual vincula-se o vinho aos momentos de amor de casais. A campanha conta com a participação da cantora Luciana Mello e do fotógrafo e influenciador Ike Levy, da chef Renata Vanzetto e o marido Cassiano Bonjardim, do ator Igor Cosso e o professor da Dança dos Famosos, Heron Leal, entre outros. Participa também a artista e produtora cultural Isabel Wilker com o desenvolvimento de uma colagem customizada com fotos dos melhores momentos de cada casal contemplado na campanha, com referências sutis ao vinho.

Criada em parceria pela MullenLowe Brasil e a agência de Relações Públicas LPB a comunicação gira em torno de um “manifesto” que une o vinho ao amor, sob múltiplas perspectivas e ângulos. O recurso de sobreposição de vídeos sobre fotos e uma mesa para duas pessoas, como cenário e pano de fundo, mostra pessoas de diferentes estilos, gênero, idade e raça, brindando com uma taça de vinho. A campanha foi veiculada no Facebook, Instagram e YouTube.

Exemplo similar vem da recente campanha do Boticário na qual valoriza a diversidade. A marca celebra todas as formas de amor, por meio de discussões pertinentes acerca de orientação sexual, raça e inclusão social. A empresa começa a campanha de 2021 para o Dia dos Namorados com uma pergunta: “como é que eu vou explicar isso aos meus filhos?”, enquanto vários casais vivem momentos de amor e cumplicidade. Entretanto — e como foi bem ressaltado durante o vídeo — não é possível explicar o inexplicável, pois toda forma de amor é válida para quem ama de verdade.

Já a Natura lançou neste mês a nova Coleção do Amor. O filme, peças no Instagram e TikTok convidam a comunidade LGBTQIA+ a ter orgulho de quem são e a reconhecer suas revoluções e conquistas. 

De acordo com pesquisa da marktech Winning as três plataformas mais utilizadas pelos criadores de conteúdos de Namoro & Casamento este ano são o Instagram, com vídeos curtos de dublagem, desafios e coreografias; YouTube, vídeos de maior duração com mais detalhes da vida dos casais; e TikTok, vídeos curtos também, com dancinhas, pegadinhas e desafios.

Website: http://www.conchaytoro.com

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