Por tOn Miranda
ALFAGAMABETIZADO DE CARLINHOS BROWN COMPLETA 25 ANOS COM INÉDITA DISTRIBUIÇÃO NAS PLATAFORMAS DE ÁUDIO STREAMING
Em qualquer lista de Melhores Álbuns da Música Popular Brasileira, o primeiro álbum solo de Carlinhos Brown, o genial Alfagamabetizado, lançado como CD no ano de 1996, ele seria presença obrigatória devido a sua importância e relevância artística que tanto ajudou a formar o imaginário popular da cena cultural da época, como também é uma das obras-primas de Carlinhos Brown que ajuda na formação de repertório poético de qualquer artista em busca de música de qualidade. O álbum que completa agora 25 anos, está ganhando nessa sexta-feira, 20 de agosto de 2021, uma distribuição comemorativa com a chegada de suas 16 canções nas plataformas de áudio streaming.
O álbum que contém A Namorada, canção de Brown que fala de uma aventura amorosa lésbica e consequentemente do amor LGBTQIA+, numa época que as siglas da diversidade eram no máximo o GLS, ele era muito mais que o megahit, mas ele é a tradução perfeita da miscigenação cultural que Carlinhos Brown sempre propôs em toda sua obra artística. O álbum tem participações luxuosas dos Doces Bárbaros, grupo dos anos 70 formado por ninguém menos que Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia que cantam com Brown a popular Quixabeira. Outra que faz uma participação sutil e gentil é a parceira e amiga Marisa Monte, na canção Seo Zé, composta por Brown, Marisa e Nando Reis e cujos os versos dão nome ao antológico Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão, álbum de 1994 de Marisa Monte. A turma de peso que Brown reuniu nesse álbum não para por aí: o disco possui a produção do francês Wally Bardarou e do americano Arto Linday, o disco ainda foi dirigido por Luca Minchillo e João Augusto e a batuta do próprio Carlinhos Brown. Ivanna Soutto, fez a coordenação geral e o projeto gráfico ficou a cargo do grande Gringo Cardia. As fotografias do belíssimo encarte são do saudoso e genial Mário Cravo Neto permeado com as imagens de Pierre Verger e Marc Ferrez. Vale sua audição!
TOUR VOZ E VIOLÃO DE ADRIANA CALCANHOTTO CHEGA COMO SHOW PRESENCIAL NO RIO
A cantora e compositora gaúcha Adriana Calcanhotto preparou um show todo especial para um reencontro presencial com seu público na cidade do Rio de Janeiro. O show com ingressos esgotados nesse 20 e 21 de agosto, está cercado de cuidados sanitários para que a segurança de todos que vão conferir possam ir sem medo. O show acontece no palco do Teatro Claro Rio (antigo Theatro NET) em Copacabana e está recebendo o nome de Adriana Calcanhotto Voz e Violão. E calma, se você quiser ir, ainda vai ter mais dois shows extras nos dias 27 e 28 de agosto. Todos os encontros serão às 20h, como uma das medidas de segurança e os ingressos de R$ 50 a R$ 120 estão sendo vendidos na plataforma Sympla.
ZECA PAGODINHO RECEBE ALTA DO HOSPITAL
A manhã dessa quinta-feira, 19 de agosto de 2021 trouxe alegria e alívio para os fãs do cantor e compositor Zeca Pagodinho que recebeu alta do hospital no Rio de Janeiro, depois de ter contraído COVID-19. O músico comemorou a notícia dizendo que recebeu que recebeu nota 10 em tudo: “Tô indo embora, terminar o tratamento em casa. Bacana, levei 10 no pulmão, 10 no fígado, 10 em tudo. Se cuidem. Vacinem-se, falou? Valeu!”
CHICO CÉSAR E ZECA BALEIRO LANÇAM O VIDEOCLIPE DA CANÇÃO “RESPIRA”
Depois de lançar o single duplo Lover e Respira, os cantores e compositores Chico César e Zeca Baleiro, lançaram nessa quinta-feira, 19 de agosto de 2021, o clipe da canção Respira, dirigido por Silvia Zamboni e com argumento de Chico e Zeca. A canção retrata o sentimento comum a todes nós que estamos vivendo a clausura que a pandemia nos impôs com a quarentena e o clipe acompanha a passagem do tempo com imagens captadas pelos músicos durante o isolamento em suas casas. Parceiros há 30 anos, os artistas contam que compuseram mais de 20 canções ao longo desse último ano e que o clipe anuncia o álbum que deve chegar em breve às plataformas digitais.
O clipe que nasceu com a lógica de dois planos revela com delicadeza esse olhar internalizado que se desenvolveu dentro dos espaços dos nossos lares.
“Respira nasceu comigo. Veio do meu violão e é uma canção bem da pandemia. Mas veio quando uma seguidora de Zeca escreveu que estava se sentindo mal e ele respondeu ‘respira, tenha paciência’. Eu li e aquilo me estimulou, comecei a escrever a música num espírito Sergio Sampaio, de quem nós dois somos admiradores. Depois ele escreveu a segunda parte da letra e criou musicalmente a terceira parte”, relembra Chico.
“Eu e o Chico nos conhecemos desde 91, ano em que cheguei em São Paulo. Nos tornamos amigos e parceiros desde então, mas a real é que nunca fizemos muitas músicas juntos. A ‘parceria’ se dava mais num plano de troca estética e admiração mútua. Com a pandemia e o isolamento, algo se deu, algum pavio criativo acendeu em nós”, avalia Zeca.
Assista aqui o videoclipe de Respira com Chico César e Zeca Baleiro.
MARISA MONTE CONCEDE ENTREVISTA PARA PEDRO BIAL E NELSON MOTTA
A divulgação do álbum Portas de Marisa Monte está de vento em polpa, pois tem rendido entrevistas com a cantora e compositora carioca que tem permitido ao seu público um reencontro vertical com sua música e com a artista.
Na última semana, veio a público, dois encontros especiais que Marisa teve com dois grandes comunicadores. O primeiro foi com o jornalista Pedro Bial que fez uma gravação presencial depois de mais de 1 ano fazendo o Conversa com Bial, da TV Globo, somente no formato remoto. O encontro teve ainda direito a canjas especiais de Marisa Monte com parte da banda que gravou com ela o álbum no estúdio: Dadi Carvalho (baixo), Pretinho da Serrinha (percussão) e Davi Moraes (violão) que tocaram as canções Portas, Quanto Tempo, Calma e Pra Melhorar. A Globoplay já anunciou em suas redes sociais que vai fazer um especial com a versão estendida desse encontro para o Conversa com Bial, ainda sem data para ficar disponível no streaming.
O segundo que também teve um encontro presencial e especial com Marisa, foi o jornalista, produtor musical, escritor, roteirista e compositor Nelson Motta que fez uma entrevista exclusiva para o Amazon Music que disponibilizou no app e no YouTube.
Nelsinho, que foi o primeiro produtor musical de Marisa, fez uma entrevista afetiva com um olhar no passado e no futuro, analisando com Marisa, a cena contemporânea da música brasileira.
Você não vai se arrepender de assistir essa duas substanciais entrevistas de Marisa Monte.