Recebido com longos aplausos na última edição do Festival de Cannes, filme faz sua première nacional no dia 21 de outubro
Um dos mais prestigiados cineastas brasileiros da atualidade – dentro e fora do país –, Karim Aïnouz vai exibir pela primeira vez o seu novo filme no Brasil. O longa-metragem ‘Marinheiro das Montanhas’ terá première na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no dia 21 de outubro, alguns meses depois de uma calorosa recepção na última edição do Festival de Cannes, onde dois anos antes conquistara o prêmio de Melhor Filme na mostra Un Certain Regard, inédito para o cinema nacional, com ‘A Vida Invisível’. O filme tem previsão de lançamento no circuito comercial para o primeiro semestre de 2022.
“Depois de um ano tão difícil para o mundo, principalmente para o Brasil, com tantas perdas, a realização da Mostra São Paulo é um sinal de esperança e de resiliência. Dividir o ‘Marinheiro das Montanhas’ com o público de São Paulo, nesse evento, que desde o começo da minha carreira acompanhou e apoiou o meu trabalho, é muito especial. Depois de quase 20 anos da minha primeira participação, com ‘Madame Satã’, é bonito poder voltar com um filme extremamente pessoal, que fala de revolução, de mudança, de esperança, de afeto e da luta por um mundo melhor. É essencial que, apesar de tudo que estamos vivendo, ainda consigamos celebrar a vida através do cinema”, afirma o diretor.
‘Marinheiro das Montanhas’ é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argelia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.
“Com ‘Marinheiro das Montanhas’, eu quis correr o risco que a maturidade e a experiência me permitem. Antes de tudo, um risco artístico ao me distanciar do que sei, abrindo o projeto ao inesperado. O risco também de me ver enfrentando minhas origens”, reflete Karim, cujo processo de criação se deu durante a pandemia, quando se debruçou sobre o material filmado em janeiro de 2019, época em que realizou pela primeira vez a travessia de barco pelo Mar Mediterrâneo para Argelia e seguiu até as Montanhas Altas no norte do país.
O longa é todo narrado por Karim, que lê uma carta para a sua mãe, já falecida, transformada aqui em uma companheira imaginária de viagem. Enquanto relata e comenta episódios da jornada, ele reativa memórias familiares e revela os muitos sentimentos contraditórios que marcam o seu percurso.
Do susto no desembarque – quando, pela primeira vez na vida, não precisou soletrar o nome – até a chegada na Cabília em uma aldeia onde seu pai nasceu e foi criado, o diretor revela impressões e sentimentos com extrema franqueza.
O longa é uma produção da VideoFilmes, com coprodução da Globo Filmes, Globo News, em associação com MPM Film, Big Sister, Watchmen e Cinema Inflamável, e distribuição da Gullane. ‘Marinheiro das Montanhas’ conta ainda com a colaboração do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica que, através do programa Brasil no Mundo, apoiou a participação do filme na 74ª edição do Festival de Cannes.
Ficha técnica
Um filme de
Karim Aïnouz
Roteiro
Karim Aïnouz
Murilo Hauser
Direção de fotografia
Juan Sarmiento
Produzido por
Walter Salles
João Moreira Salles
Maria Carlota Bruno
Produtores Associados
Marie-Pierre Macia
Claire Gadéa
Jihan al-Tajri
Jennifer Sabbah-Imaggine
Karim Aïnouz
Christopher Zittebart
Uma produção VIDEOFILMES
Em coprodução com GLOBO FILMES e GLOBONEWS
Em associação com MPM Film / Big Sister/ Cinema Inflámavel
Distribuição GULLANE