Corpo em diáspora e Agência negra em foco são temas de workshops gratuitos propostos pelo espetáculo “Relatos Amefricanos”

Em formato online, os workshops de dança e fotografia são ministrados por Luciane Ramos Silva e Marco Aurélio Olímpio a partir do dia 05 de novembro

foto por – Gustavo Fataki

Espetáculo de dança contemporânea, “Relatos Amefricanos” expande o diálogo, que estará em cena a partir de sua estreia no dia 20 de novembro, através dos workshops “Corpo em Diáspora – tremores para a imaginação”, com Luciane Ramos Silva, e “Fotografia e Agência Negra em Foco”, com Marco Aurélio Olímpio. Os encontros terão duração de 2 horas cada um, com vagas limitadas e inscrições realizadas por formulário online, já abertas e acessíveis ao público em linktr.ee/relatos.amefricanos

No palco, os “Relatos Amefricanos” se dão em corpo, voz e imagem, veículos de mensagem que incitam o ressoar das raízes e presenças amefricanas. Nos workshops, o grupo estende a possibilidade da troca com a oportunidade de se abrir câmeras e microfones para visões e contares múltiplos. O projeto apresenta ainda mais, assim, a categoria político-cultural de amefricanidade – cunhada pela antropóloga, filósofa e historiadora Lélia Gonzalez – transportando uma amálgama de histórias que têm a experiência negro-diaspórica como fio condutor. 

O encontro “Corpo em diáspora – tremores para a imaginação” é uma oficina prática com a artista da dança, antropóloga e educadora Luciane Ramos Silva, que acontece no dia 05 de novembro, sexta-feira, às 14h. O encontro “Fotografia e agência negra em foco” é um workshop com a orientação do fotógrafo Marco Aurelio Olimpio, que acontece dia 13 de novembro, sábado, às 14h. Ambos serão realizados na plataforma Zoom e possuem interpretação em LIBRAS. Já as apresentações do espetáculo acontecem a partir do dia 20 de novembro em formato online e com acesso gratuito no canal do espetáculo.

SERVIÇO | Workshop “Corpo em diáspora – tremores para a imaginação”.

Oficina prática com Luciane Ramos Silva

Quando?

Dia 05 de novembro, sexta, às 14h

Duração: 2 horas

Onde?

Via Zoom

30 vagas (últimas vagas)

Acessível em LIBRAS

Inscrições pelos formulários disponíveis no http://linktr.ee/relatos.amefricanos

Detalhes:

Luciane Ramos-Silva é artista da dança, antropóloga e educadora. Fundamentando-se em corporeidades afro-diaspóricas e africanas, articula as ideias de pluralidade, movimento e transformação em seus trabalhos. Reflete sobre as modernidades e contemporaneidades negras e as articula com os saberes ancestrais estruturantes da experiência brasileira. Dedica-se também a elaborar pensamentos críticos sobre o impacto da experiência colonial nas formas de pensar corpo, cultura e dança.

SERVIÇO | Workshop “Fotografia e agência negra em foco”

com Marco Aurélio Olímpio

Quando?

Dia 13 de novembro, sábado, às 14h

Duração: 2 horas

Onde?

Via Zoom

30 vagas

Acessível em LIBRAS

Inscrições pelos formulários disponíveis no http://linktr.ee/relatos.amefricanos

Detalhes:

A atividade refletirá sobre as potencialidades negras em suas dimensões imagéticas, sem abordar esse registro como um objeto a ser capturado ou ainda dimensionado por um prisma racionalizador da alteridade. Em uma frase, trata-se da negritude vista a partir de suas próprias lentes. Para isso, contamos com a experiência e sensibilidade do olhar de nosso convidado, que tem vasta experiência e propriedade para conduzir esse debate.

Trabalhou no SESC Pompéia de 1992 a 1994 como laboratorista fotográfico. Transferiu-se posteriormente para a PUC-SP onde exerceu por 13 anos a função de técnico em ensino de fotografia e estudou Comunicação em Multimeios. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas realizadas em espaços culturais da capital e do interior do estado de São Paulo. Teve fotografias publicadas em jornais e revistas de grande circulação, bem como fotografou para diversas gravadoras na realização de capas de discos. No ano de 2010, lançou seu livro: Álbum de Imagens Musicais pelas Edições SESCSP. Em 2015, teve sua trajetória filmada pelo diretor Zeca Ferreira, em documentário intitulado: Entre o Traço e a Luz, o qual segue participando de mostras e festivais.

Projeto FMC, Relatos Amefricanos, Projeto nº 003/FMC/2020, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura.

“O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura ou da Fundação Cultural Cassiano Ricardo”

Serviço | Espetáculo “Relatos Amefricanos”

Quando?

Apresentações de 20 de novembro a 05 de dezembro 

Sextas e sábados às 20h 

Domingos às 18h

Onde?

Temporada de estreia on-line

Apresentações no YouTube através do link (https://linktr.ee/relatos.amefricanos)

*Bate-papos acontecerão após cada apresentação.

Conheça mais sobre o espetáculo: www.instagram.com/relatos.amefricanos/ 

Deixe um comentário: