Ícone do site Canal Diversão & Arte

Corpo em diáspora e Agência negra em foco são temas de workshops gratuitos propostos pelo espetáculo “Relatos Amefricanos”

Crédito de imagem Christal Araújo

Crédito de imagem Christal Araújo

Em formato online, os workshops de dança e fotografia são ministrados por Luciane Ramos Silva e Marco Aurélio Olímpio a partir do dia 05 de novembro

foto por – Gustavo Fataki

Espetáculo de dança contemporânea, “Relatos Amefricanos” expande o diálogo, que estará em cena a partir de sua estreia no dia 20 de novembro, através dos workshops “Corpo em Diáspora – tremores para a imaginação”, com Luciane Ramos Silva, e “Fotografia e Agência Negra em Foco”, com Marco Aurélio Olímpio. Os encontros terão duração de 2 horas cada um, com vagas limitadas e inscrições realizadas por formulário online, já abertas e acessíveis ao público em linktr.ee/relatos.amefricanos

No palco, os “Relatos Amefricanos” se dão em corpo, voz e imagem, veículos de mensagem que incitam o ressoar das raízes e presenças amefricanas. Nos workshops, o grupo estende a possibilidade da troca com a oportunidade de se abrir câmeras e microfones para visões e contares múltiplos. O projeto apresenta ainda mais, assim, a categoria político-cultural de amefricanidade – cunhada pela antropóloga, filósofa e historiadora Lélia Gonzalez – transportando uma amálgama de histórias que têm a experiência negro-diaspórica como fio condutor. 

O encontro “Corpo em diáspora – tremores para a imaginação” é uma oficina prática com a artista da dança, antropóloga e educadora Luciane Ramos Silva, que acontece no dia 05 de novembro, sexta-feira, às 14h. O encontro “Fotografia e agência negra em foco” é um workshop com a orientação do fotógrafo Marco Aurelio Olimpio, que acontece dia 13 de novembro, sábado, às 14h. Ambos serão realizados na plataforma Zoom e possuem interpretação em LIBRAS. Já as apresentações do espetáculo acontecem a partir do dia 20 de novembro em formato online e com acesso gratuito no canal do espetáculo.

SERVIÇO | Workshop “Corpo em diáspora – tremores para a imaginação”.

Oficina prática com Luciane Ramos Silva

Quando?

Dia 05 de novembro, sexta, às 14h

Duração: 2 horas

Onde?

Via Zoom

30 vagas (últimas vagas)

Acessível em LIBRAS

Inscrições pelos formulários disponíveis no http://linktr.ee/relatos.amefricanos

Detalhes:

Luciane Ramos-Silva é artista da dança, antropóloga e educadora. Fundamentando-se em corporeidades afro-diaspóricas e africanas, articula as ideias de pluralidade, movimento e transformação em seus trabalhos. Reflete sobre as modernidades e contemporaneidades negras e as articula com os saberes ancestrais estruturantes da experiência brasileira. Dedica-se também a elaborar pensamentos críticos sobre o impacto da experiência colonial nas formas de pensar corpo, cultura e dança.

SERVIÇO | Workshop “Fotografia e agência negra em foco”

com Marco Aurélio Olímpio

Quando?

Dia 13 de novembro, sábado, às 14h

Duração: 2 horas

Onde?

Via Zoom

30 vagas

Acessível em LIBRAS

Inscrições pelos formulários disponíveis no http://linktr.ee/relatos.amefricanos

Detalhes:

A atividade refletirá sobre as potencialidades negras em suas dimensões imagéticas, sem abordar esse registro como um objeto a ser capturado ou ainda dimensionado por um prisma racionalizador da alteridade. Em uma frase, trata-se da negritude vista a partir de suas próprias lentes. Para isso, contamos com a experiência e sensibilidade do olhar de nosso convidado, que tem vasta experiência e propriedade para conduzir esse debate.

Trabalhou no SESC Pompéia de 1992 a 1994 como laboratorista fotográfico. Transferiu-se posteriormente para a PUC-SP onde exerceu por 13 anos a função de técnico em ensino de fotografia e estudou Comunicação em Multimeios. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas realizadas em espaços culturais da capital e do interior do estado de São Paulo. Teve fotografias publicadas em jornais e revistas de grande circulação, bem como fotografou para diversas gravadoras na realização de capas de discos. No ano de 2010, lançou seu livro: Álbum de Imagens Musicais pelas Edições SESCSP. Em 2015, teve sua trajetória filmada pelo diretor Zeca Ferreira, em documentário intitulado: Entre o Traço e a Luz, o qual segue participando de mostras e festivais.

Projeto FMC, Relatos Amefricanos, Projeto nº 003/FMC/2020, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura.

“O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Cultura ou da Fundação Cultural Cassiano Ricardo”

Serviço | Espetáculo “Relatos Amefricanos”

Quando?

Apresentações de 20 de novembro a 05 de dezembro 

Sextas e sábados às 20h 

Domingos às 18h

Onde?

Temporada de estreia on-line

Apresentações no YouTube através do link (https://linktr.ee/relatos.amefricanos)

*Bate-papos acontecerão após cada apresentação.

Conheça mais sobre o espetáculo: www.instagram.com/relatos.amefricanos/ 

Sair da versão mobile