Com 72 artistas goianos, entre bailarinos e orquestra, a peça tem sete protagonistas que são grandes estrelas do Teatro Musical Brasileiro, vindos de diversas regiões do país, como o goiano Pablo Diego Garcia, a gaúcha Alessandra Verney (Kiss Me Kate, Beatles Num Céu de Diamantes, A Noviça Rebelde, Cole Porter – Ele Nunca Disse que me Amava, Alô Dolly), o paulista Leo Wagner (Les Miserables, West Side Story, My Fair Lady, Evita, Wicked), o carioca André Dias (Quase Normal, Bilac Vê Estrelas, Ou Tudo ou Nada, Cazuza – O Musical), as paulistas Marisol Marcondes (A Pequena Sereia, Família Addams, Billy Elliot, Ghost), e Renata Vilela (Chicago, Sweet Charity, Nine – Um Musical Felliniano) e também novos nomes da comédia, como André Massa. A peça tem texto do carioca André Dias, canções dos maiores sucessos musicais da Broadway, direção musical e arranjos de Thiago Rodrigues e direção geral de André Dias e Glaucia da Fonseca. A obra conta, ainda, com a participação da Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.
Sumário:
- 7x Pecado – Broadway in Concert
- Sobre a concepção, por André Dias
- Sobre a iniciativa do Governo de Goiás, por Adriano da Rocha Lima – Secretário Geral
- Ficha Técnica
- ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS
- INFORMAÇÕES
7x Pecado – Broadway in Concert
O espetáculo escolhido para a reinauguração do Teatro Escola Basileu França de Goiânia é “7 x Pecado – Broadway in Concert”, conta com o patrocínio e realização do Governo de Goiás, escrito por André Dias sob o roteiro musical de Anna Toledo. Baseado nos Sete Pecados Capitais e em como eles se manifestam na vida contemporânea: Soberba, Vaidade, Ira, Gula, Luxúria, Inveja e Preguiça pontuam a cena através dos grandes sucessos da Broadway, como Chicago, Cabaret, Mamma Mia!, Grease, Moulin Rouge, Frozen, Dreamgirls, A Bela e a Fera, West Side Story, Les Miserables, O Fantasma da Ópera dentre muitos outros.
Leve e divertida, a trama gira em torno de uma aposta entre Deus e o Diabo sobre a força do amor. Quando uma grande atriz reencontra seu grande amor, ela terá que enfrentar seus demônios e se reinventar. “E não é o que todos estamos fazendo? Em tempos pós-pandêmicos, nos quais as relações estão, aos poucos, sendo retomadas, é necessário refletirmos sobre a nossa afetividade e sobre o papel fundamental da arte e da cultura na formação do caráter de nossa sociedade.” Completa o ator e dramaturgo André Dias.
O Teatro Escola Basileu França, localizado na Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário, em Goiânia, será reaberto no dia 9 de dezembro. Inaugurado em 2010, o teatro passou por melhorias nesses últimos meses. Orçada em R$ 6,3 milhões, a primeira etapa da reforma, inclui adequação do piso para espetáculos de balé, novo palco, iluminação cênica, melhoria acústica, mudanças na fachada, aquisição de equipamentos e projeto de arborização na entrada do espaço. Esse teatro integra a Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (SEDI). A instituição de ensino tem por missão promover e desenvolver a diversidade de gêneros artísticos, bem como incentivar a difusão cultural e estimular pesquisa visando à interação entre teoria e prática.
Sobre a concepção, por André Dias
Não acredito no conceito de pecado, mas sim, em um delicado equilíbrio entre o bem e o mal, que cada ser humano traz dentro de si. Somos pura dualidade; e pecado ou virtude surgem como consequências de nossas ações, afinal somos todos humanos e passíveis de erro.
Desta forma, 7x Pecado nasce como um folhetim contemporâneo, através do roteiro musical de Anna Toledo, que transita com elegância, entre o popular e o repertório mais clássico e sofisticado. Como arquétipo dramatúrgico apresento a rádio novela, no intuito e aproximar o repertório internacional com a tradição cultural brasileira; o que se reflete num roteiro que mescla canções no original em inglês, e versões em português assinadas por Cláudio Botelho, Anna Toledo e Tadeu Aguiar, nomes de peso no atual cenário musical brasileiro.
O intercâmbio de talentos é completo com a participação da Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Corpo de Baile do Teatro Basileu França, artistas da região e coro infantil da cidade de Goiânia.
Esta estreia é o começo de um projeto que viabiliza uma profunda troca artística entre profissionais da área cultural de Goiás com profissionais de outras regiões do país, o início de um intercâmbio cultural que visa criar outros espetáculos musicais com selo Broadway na cidade, com qualidade e contundência para viajar o país inteiro em turnê, depois de estrear em Goiânia, ampliando nesta junção de talentos para o público nacional.
Sobre a iniciativa do Governo de Goiás, por Adriano da Rocha Lima – Secretário Geral
O Basileu França é um patrimônio dos goianos. Me orgulho em fazer parte de um Governo com o compromisso de resgatar a cultura, a arte e a autoestima do nosso povo. Recuperar essa escola, valorizá-la e dar condições para que ofereça um ensino de alta qualidade, nas mais variadas formas de manifestação artística, é muito gratificante e me estimula a continuar lutando ao lado do Governador Ronaldo Caiado na jornada de devolver Goiás aos goianos. Me emociono em ver esse teatro reformado e reinaugurado com um espetáculo de padrão internacional, que reúne alunos do Basileu de variadas especialidades, artistas renomados e a espetacular Orquestra Filarmônica de Goiás.
Sinopse: Deus acredita na Virtude. O Diabo acredita no Pecado. Quando uma grande atriz reencontra um grande amor do passado, Deus e o Diabo fazem uma aposta sobre quem é mais forte? O Amor? Ou o Pecado? No duelo entre o bem o e mal vale tudo para salvar o amor, mas o Diabo usará dos 7 pecados capitais para destruir a virtude do amor. O casal se torna um experimento das artimanhas dos anjos e demônios. Quem vencerá?
FICHA TÉCNICA
Idealização: Alessandra Verney, André Massa e Marco Griesi. Texto: André Dias. Roteiro Musical: André Dias e Anna Toledo. Direção Musical: Thiago Rodrigues. Direção Geral: Glaucia da Fonseca e André Dias. Elenco: Alessandra Verney, Leo Wagner, André Dias, Renata Vilela, Marisol Marcondes, André Massa e Pablo Diego Garcia. Swing: Daniel Cabral. Participações especiais: Clovis de Barros, Manso e Paula Soares.
Bailarinos: Alice Campelo, Carlos Eduardo, Danillo Fontinele, Débora Mendonça, Ícaro Queiros, Lucas Pio, Luisa Pimenta, Maria Eduarda Carvalho, Marina Andrade, Miguel Artur Oliveira, Peter Azevedo, Ryan Cavaline e Vitória Pellegrin.
Coro:
Ana Júlia Lauria – SOLISTA
Laís Kirschner – SOLISTA
Beatrice Inácio Oliveira – SOLISTA
Arthur Rocha, Asafe Frota, Bruna Daniele, Clarice Inácio, Davi Oderdenge, Davi Rocha, Felipe Alves Peixoto, Juliana de Jesus, Kimberly Campbell, Mariah Vilela, Murilo Fortes, Thales Passinato, Yasmin Alves Franco
Regentes: Vinícius Guimarães e Weber Assis. Coordenadoras: Rainy Graicy Dias e Simone Moreira
Direção Técnica: Helio Schiavon Jr. Desenho de som: Audio S.A. Operador de som: Bruno Antonio de Pinho. Microfonista: Cleyber Ribeiro. Transasom: Eduardo Lemos Jr, Emerson Festagallo, Lourival Antonio dos Santos. Desenho de Luz: Cesar Pivetti. Assistente de iluminação e programador de luz: André Pierri. Operadores de Canhão: Kadu Moratori, Wanderson Galdino de Jesus.
Cenotécnico: Henrique Luz (Arte em Cena). Projeção: Play Audiovisual. Suporte Técnico: Giuliano Scarabelli. Técnico Projeção: Marcio Vilas Boas. Analista de operações culturais: Selestino De Oliveira Campos. Iluminotécnico: Sergio Galvão De Araújo. Técnico de Palco: Leticia Luanna Collen Sousa Santos, João Arthur Amarilla Salgado. Design de vídeo: Richard Luiz. Montagem: Marcio Oliveira.. Animação: Gian Buranni e Daniel Nascimento. Assistente de ilha: Cintia Garcia. Assistente de animação: Augusto Macedo. Produção de vídeo: Rodrigo Arcangelo. Finalização: Prototipo Filme.
Arranjadores: Felipe Senna, Sergio Kuhlmann e Tiago Costa. Versões: Claudio Botelho, Anna Toledo e Tadeu Aguiar. Pianista: Vagner Ferreira. Baterista: Leandro Lui. Coreografia: Glaucia da Fonseca. Assistente de Coreografia: Daniel Cabral. Stage Manager: Luciano Fernandes. Figurinos e Adereços: Kleber Montanheiro. Visagismo: Dicko Lorenzo e Ivan Pasciscenai. Diretor de Marketing e Comunicação: Rodrigo Souza. Coordenadora de Digital: Leila Guimaraes. Diretora de Arte: Gabriela Souza. Logomarca: Gabriela Rocha. Conteúdo e Redes Sociais: Rodrigo Souza. Fotografia: Priscila Prade. Styling: Myrna Seguel. Produção de Moda: Raphael Septem. Costureira: Edna Mesquita. Camareira: Débora Santos. Making Off: Leonardo Cruz. Assessoria de Imprensa: Helô Cintra e Douglas Picchetti. Diretor de Produção: Marco Griesi. Coordenação de Produção: Alessandra Verney e André Massa. Gerente de Produção: Renata Alvim. Produção Executiva: Carolina Teixeira, Deo Patricio e Renan Silvério. Administrativo/Financeiro: Natacha Mendonça.
ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS
Maestro Titular e Diretor Artístico: Neil Thomson. Maestra Associada: Mariana Menezes.
Corpo Sinfônico:
1º Violino
Abner Mancini Landim – Spalla. Samuel da Silva Dias – Concertino. Frederick Neves de Souza Portilho.
2º Violino
Simone Elenciuc Landim. Lucas Miranda de Azevedo. Thamyris Alves do Nascimento Finco.
Viola
Luciano Pontes. Pedro Paulo de Morais Araújo.
Violoncelo
Emerson Nazário Silva Oliveira. Rafael Pedro da Silva.
Contrabaixo
Lyubomir Venceslavov Popov. Juliano Rodrigues Leite – Baixo elétrico
Flauta
Raul Menezes.
Oboé
Josué Felipe da Silva Junior.
Fagote
André Ramos Sanches.
Trompa
Everson de Oliveira da Silva. Matheus da Silva Barciela Costa.
Trompete
Mauro Stahl Junior. Jader Araújo Mendes Lemos.
Trombone
Hellington Gonçalves.
Trombone Baixo
Adib Corrêa Vera.
Percussão
Giovanni de Moraes Aglio.
Corpo Técnico:
Gerente de Orquestra
Wesley Farias.
Inspetor de Orquestra
Fernando Gontijo de Araújo Neto.
Produtor
Gabriel Ribeiro.
Assistente de Produção
Vitória Aquino Magaña.
Assistente Administrativo
Marcelo Tannus.
Arquivista de Orquestra
Luiz Antônio de Souza.
Montadores
Marcelo de Souza Santos. Rafael Lourenço Perrota.
ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DE GOIÁS
Violinos
Tiago Biscaro, João Pedro Moranga, Paulo Ricardo, Gustavo Henrique e Bruna Araújo.
Violas
Ian Lucas e Gleyston Silva.
Violoncelos
Thállita Nayara e Jhonata Alexandre.
Contrabaixo
Gabriela Negri.
Flauta
Yan Pedro.
Clarineta
João Vitor Guimarães.
Trompa
Glenda Sousa.
Trompete
Luan Rafael.
Trombone
Pedro Camargo.
Percussão
Bruno Andrade e Ana Claudia.
Saxofone Alto e Tenor
Marcos Lincoln.
Guitarra
Matheus Guerra.
Realização:
Palco 7 Produções.
Verney Produções.
André Massa Produções.
Escola do Futuro – Teatro Basileu França.
Universidade Federal de Goiás.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS
Governador: Ronaldo Caiado
SECRETARIA-GERAL DA GOVERNADORIA
Secretário: Adriano da Rocha Lima
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Secretário: Marcio Cesar Pereira
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA
Secretário: César Augusto de Sotkeviciene Moura
ESCOLA DO FUTURO DO ESTADO DE GOIÁS EM ARTES BASILEU FRANÇA
Diretora: Lóide Magalhães
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Reitor: Edward Madureira Brasil
Vice-Reitor: Sandramara Mathias Chaves
Diretor Geral do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia – CETT/UFG: Moisés Ferreira Cunha
FUNDACÃO DE APOIO À PESQUISA (FUNAPE)
Diretor Executivo: Orlando Afonso Valle do Amaral
INFORMAÇÕES:
Apresentações: 09, 10, 11 e 12 de dezembro.
Quinta, sexta e sábado, 20h e domingo, 19h.
Duração aproximada 90 minutos.
Classificação indicativa: 12 anos.
@7xpecado Instagram/Facebook
Local: Teatro Escola Basileu França
Av. Universitária, 1.750
Setor Leste Universitário
Goiânia – GO
Informações: (62) 3991.8954
GratuitoSite: www.sympla.com.br