No Arte na Rua, a Trupe Baião de 2, faz as suas últimas intervenções circenses com pernas de pau ao ar livre em frente ao prédio da instituição na Avenida Paulista. No Palco Virtual Ancestralidades, a peça Prot{AGÔ}nistas dá luz ao circo a partir de referências dos antepassados. No IC para Crianças o palhaço, ator e malabarista Duba Becker ensina os pequenos a fazerem parada de mão. Para este público, o fim de semana ainda reserva outras atrações como a estreia de novos episódios da série Peixonautas na Itaú Cultural Play e a peça No Coração da Lua, no Palco Virtual
O Dia do Circo, será celebrado no Itaú Cultural, com diferentes atrações, para adultos e crianças. Na calçada em frente ao seu prédio, no domingo, 27, a Trupe baião de 2 reúne todo o elenco do espetáculo Caminho da Saracura para uma apresentação circense com pernas de pau, às 13h e às 15h, sempre com 15 minutos de duração. No formato on-line, em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural, fica em cartaz até este mesmo dia a peça Prot{AGÔ}nistas, que integra a programação do o Palco Virtual Ancestralidades para o público adulto. Este espetáculo de variedades circenses contemporâneas é idealizado e dirigido por Ricardo Rodrigues, com um discurso de empoderamento, que reúne artistas, dançarinos e músicos negros.
Para as crianças, no sábado, 26, o IC para Crianças oferece, nos mesmos canais digitais, episódio inédito com dicas para fazer uma parada de mão, ensinadas pelo artista Duba Becker. Esta temporada do projeto é dedicada ao aprendizado de diferentes habilidades circenses. Ainda para os pequenos, fora da temática circense, mas ampliando a programação voltada a famílias de todo o Brasil, na sexta-feira, 25, a Itaú Cultural Play disponibiliza 15 novos episódios da série Peixonautas. Fica em cartaz também até o dia 27, o espetáculo No Coração da Lua, do Grupo Estação de Teatro e da BOBOX Produções. A montagem integra a programação do Palco Virtual, com temática que relaciona a infância e saúde mental, e pode ser vista a qualquer momento.
Arte na Rua
Nos domingos de março, Guilherme Awazu e Rachel Monteiro, criadores da Trupe Baião de 2, realizaram intervenções com pernas de pau na calçada da organização. Dessa vez, para fechar esse ciclo de apresentações e comemorar a data, a apresentação reunirá todo elenco desse espetáculo em uma performance acrobática.
A intervenção se inspira e parte da pesquisa realizada para a criação do espetáculo Caminho da Saracura – ave de longas pernas, que era sempre vista correndo na região do Vale do Rio Saracura, localizado onde é hoje o bairro do Bixiga. O projeto é um feitiço para “desenterrar” o Rio Saracura, sua memória e a dos povos que foram invisibilizados com ele, quando a região se tornou um bairro urbano.
Prot{AGÔ}nistas
Até o dia 27 de março, está disponível, para adultos, a peça Prot{AGÔ}nistas, que integra a programação do o Palco Virtual Ancestralidades. Na direção e dramaturgia de Ricardo Rodrigues, os aparelhos circenses ganham novos significados ou tornam-se o mais imperceptível possível, para que o intérprete e a música estejam sempre à frente, em comunicação direta com a plateia. O espetáculo dá luz ao circo a partir de uma referência ancestral. Nas performances organizadas por Washington Gabriel, o tom acrobático permeia toda a apresentação, e reúne a força corporal e de expressão dos artistas em coreografias que vão da capoeira ao hip hop, do balé à dança sul-africana gumboot, na qual se usa botas de borracha e cano alto.
Esse grande elenco, composto por cerca de 30 artistas, também leva ao palco uma sequência circense com números de faixa, palhaçaria, tecido, malabares, trapézio, contorcionismo, perna de pau e equilíbrio. Técnica, humor e poesia se encontram na apresentação, que traz a ancestralidade para os tempos atuais, com um olhar moderno do que é história e referência.
Para ambientar a plateia dentro dessa proposta, a iluminação traz foco e tom em cores que ressaltam estados e essências da África. A musicalidade do espetáculo, organizada por Renato Ribeiro, é composta, em sua maioria, por canções autorais dos músicos em cena e arranjadas por Tô Bernado, potencializando a força imagética do espetáculo.
IC para Crianças
O circo também é tema da atual temporada do IC para Crianças, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural. O convidado dessa temporada é o palhaço, ator e malabarista Duba Becker. Ele já ensinou truques de mágica, diferentes níveis de malabares, acrobacias, contorcionismo, mímica, equilíbrio, entre outras habilidades. Todos os vídeos ficam disponíveis na íntegra no Youtube e site do IC, para serem assistidos a qualquer momento.
No oitavo episódio dessa série de vídeos ele ensina o pessoal a virar de ponta cabeça, com a parada de mão. Nesse exército, as mãos tomam o lugar dos pés na sustentação do corpo.
Para as crianças de todo o país
Ficam disponíveis, ainda, mais duas atrações para crianças de todo Brasil, no site e youtube do IC, com a peça No Coração da Lua, que sai de cartaz no dia 27, e a estreia de novos 15 episódios da série Peixonauta, na Itaú Cultural Play, plataforma gratuita totalmente dedicada ao audiovisual brasileiro.
A peça No Coração de Lua tem como protagonista Luana, uma menina inteligente, alegre e muito ativa, que, sem causa aparente, acorda sem vontade de se levantar, comer ou brincar. Com a ajuda de seu grande amigo, Juca, a garota parte em uma jornada em busca de respostas. Nesta viagem os dois encontram seres fantásticos, que os ajudam a chegar até o coração de Lua, único capaz de resolver todos os problemas.
A saga de Luana e Juca, contada, com muito humor, leveza, músicas e valiosas lições, provoca uma reflexão sobre o que se passa na cabeça e nos corações de muitas crianças, sejam incômodos, medos, alegrias e dificuldades de expressarem o que sentem. O espetáculo é dirigido por Rogério Ferraz.
Peixonauta é uma premiada série infantil brasileira que narra as aventuras de um simpático peixinho detetive, capaz de respirar fora da água e explorar o mundo em terra firme. O protagonista é agente secreto da OSTRA, a Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental. Junto com seus amigos, Marina e Zico, ele enfrenta diferentes desafios e desvenda os mais difíceis mistérios. Feita sob medida para as crianças, a série já alcançou mais de noventa países.
Sobre os participantes
Duba Becker é malabarista, acrobata e palhaço. O artista já se apresentou em países, como Alemanha, Portugal, Espanha e Argentina, e realizou temporada com seus números no Circo Gaia em espaços voltados para a arte, como o Sarau do Charles e diversos festivais de circo e espetáculos de rua pelo país.
Como professor, ministrou cursos de Iniciação Circense, Oficinas de Introdução à Arte do Malabarismo e oficinas de confecção de malabares. Integra desde 2003 a Cia Suno, companhia fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.
Além de se dedicar à arte circense nestes anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista, Gaviões da Fiel e Rosas de Ouro. Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.
Paulo Lima há 18 anos trabalha com teatro, tem em seu currículo 11 espetáculos encenados, onde os mesmos já passaram por importantes Festivais do país como o Poa em cena, Caxias em cena, Festival de teatro Toni Cunha, Festival Nacional do Recife entre outros. Exerce também a função de produtor cultural na cidade de Natal.
Maria Flor é graduada em Teatro e mestranda em Artes Cênicas. Desenvolve trabalho de pesquisa em teatro, performance e música. Participou de trabalhos como Revoada (2014), Fogo de Monturo (2017), No coração da Lua (2020) e deu voz para a personagem de animação Nina em As aventuras de Nina e Xilo (2021).
Rogério Ferraz é diretor, ator, cenógrafo e iluminador. Graduado na Escola Municipal de Teatro de Londrina em 1998. Em 2009, funda o Grupo Estação de Teatro. Foi integrante do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de 2004 a 2008. Recebeu prêmios importantes, tanto na área de atuação, quanto nas áreas de cenografia e iluminação, com destaque para Melhor ator infantil pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 2007, e Melhor Ator, pelo Prêmio FEMSA Coca-cola, no mesmo ano.
Ricardo Rodrigues é ator, diretor e circense. Fundou, em 2007, a Cia Solas de Vento, que experimenta a linguagem teatral aliada às técnicas de circo, dança e audiovisual. É o idealizador do coletivo Prot{AGÔ}nistas, que estimula a produção de arte contemporânea de seu aquilombamento de artistas. Realizou parcerias com Circo Zanni, Cia Baião de Dois, Cia Armárias, Núcleo enxame de Circo, Cia Diálogos Acrobáticos, Cia Linhas Aéreas, Núcleo Artérias de Dança, Duo Éos, Circo Fractais, Trupe Koskovsky, Acrobático Fratelli, Circo Mínimo, Circo Vox, Circo Nosotros e Central do Circo
Selecionado pelo Cirque du Soleil como acrobata aéreo e ator físico, já percorreu os palcos de 23 capitais brasileiras e participou de festivais internacionais em Tóquio, Munique, Seoul, Shanghai, além de participar de turnês por oito estados da China. Em 2021 foi docente da cadeira de Humor na SP Escola de Teatro. Em 2022, embarca em turnê com o repertório Viagens Extraordinárias, da Cia Solas de Vento, para público infanto juvenil, por cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Salvador, entre outras.
Trupe baião de 2 foi criada por Guilherme Awazu e Rachel Monteiro. É uma companhia de circo e teatro que tem como missão o aprimoramento técnico e cênico na perna de pau, pesquisando essa materialidade como amplificador para suas poéticas e virtuoses.
Rachel Monteiro é artista circense com formação pelo Método Bertazzo e em teatro físico no Estúdio Luis Louis. É pernalta, volante de acrobacia e percha de equilíbrio, se dedica à pesquisa de acrobacias coletivas e criação cênica nas pernas de pau. Guilherme ribeiro awazu, é artista circense e arte educador há 17 anos, graduado em Educação física, tendo se especializado em psicomotricidade e biomecânica. Há 15 anos vem defendendo a perna de pau na cena circense como materialidade de pesquisa e aprofundamento técnico.
SERVIÇO:
Arte na Rua
Intervenção Saracura, com Trupe Baião de 2
Dia 27 de março, às 13h e 15h
Duração: 15 minutos
Local: calçada do Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149
Classificação: livre
Ficha técnica
Artistas: Guilherme Awazu, Rachel Monteiro, Karen Nashiro, Alex Bingó, Aipim e Lemon
Concepção: Rachel Monteiro
Cenografia e figurinos: Juliana Bertolini
Realização: Trupe Baião de 2
A intervenção se inspira no universo e pesquisa do espetáculo Caminho da Saracura da Trupe Baião de 2, de direção e roteiro de Mafalda Pequenino e direção musical de Ivan Alves.
IC para Crianças
Dia 26 de março, às 11h
Em www.youtube.com/itaucultural
Classificação: livre
Palco Virtual Ancestralidades
Espetáculo PROT{AGÔ}NISTAS
Do Coletivo PROT{AGÔ}NISTAS
De 6 a 27 de março
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
No Palco Virtual no Youtube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural
Disponível 24 horas por dia, a partir das 9h do dia 6 às 23h59 do dia 27.
Essa atividade contará com interpretação LIBRAS e legenda
Palco Virtual
No Coração da Lua – com Grupo Estação de Teatro
Até 27 de março
Duração: 50 minutos
Em www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos (medo e linguagem imprópria)
Ficha técnica
Elenco: Maria Flor, Paulo Lima e Rogério Ferraz
Direção: Rogério Ferraz
Dramaturgia: Tonho Costa
Direção de arte: João Marcelino
Cenografia e Iluminação: Rogério Ferraz
Figurinos e adereços: João Marcelino
Maquiagem e Caracterização: Talita Yohana
Coordenação de Produção: Arlindo Bezerra
Produção Executiva: Talita Yohana
Assistência de Direção: Manu Azevedo
Músicas: Tonho Costa
Preparação Vocal: Jô Meireles
Direção de Palco: Juca Santos
Adereços de Cena: Katia Dantas
Assistente de Produção: Flavio Bittencourt
Cenotécnico: Anderson Galdino
Designer Gráfico: FilipeAnjo
Costureira: Phatima Rocha
Animação: Paula Vanina
Ensaio Fotográfico: Brunno Martins
Consultoria técnica: Psicólogo Ciro Sampaio
Som Direto e Mixagem: Paulo Milton e Isáias Lucas
Direção de Fotografia: Rodrigo Sena
Edição e Finalização: Johan Jean e Julio Schwantz
Itaú Cultural