Espetáculo infantil faz 34 apresentações gratuitas em escolas públicas e CEUS da cidade de São Paulo

A peça utiliza fantoches feitos com material reciclado para ensinar noções de primeiros socorros

Ensinar noções de primeiros socorrosde forma lúdica e divertida é a proposta do espetáculo infantil A Caixa Mágica dos Primeiros Socorros, que será realizado de 10 de junho a 10 de julho de 2022 em São Paulo. Com patrocínio exclusivo da Volkswagen Financial Services, 34 apresentações serão realizadas em escolas públicas e Centros de Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista.

A peça teve sua estreia no início de março de 2020, porém as atividades foram interrompidas por conta da pandemia. Agora, em junho, as apresentações serão retomadas.

No palco, dois mágicos chegam com uma caixa. Dentro dela, há seis fantoches: o Esparadrapo, o Vidro de Remédio, a Pomada, o Algodão, a Injeção e o Curativo, que ganham vida nas mãos dos atores. O espetáculo mostra como tratar de ferimentos leves que podem acontecer no dia a dia.

Além da apresentação teatral, professores e funcionários receberão um card com QR-Code para assistirem a uma capacitação em noções básicas de primeiros socorros pelos seus smartphones.

O que motivou o espetáculo

A Lei 13.722, de 2018, tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas, de ensino infantil e básico. Todos precisam ser capacitados para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível. Este projeto vem ao encontro desta lei, auxiliando na disseminação de conhecimento aos funcionários da escola, e dá uma força a mais ao tema ao ensinar as crianças.

A concepção dos fantoches

A atriz e artista plástica Nica Bomfim, a Ludmila da novela Amor sem igual, desenvolveu os fantoches da peça utilizando materiais reciclados. Uma garrafa pet foi transformada em um tubo de pomada gigante. Um tubo de amaciante virou um vidro de remédio. Botões de roupa transformaram-se nos olhinhos dos fantoches, entre outras invenções criativas.

A equipe de criação: 

Sônia de Paula e Marcelo Aouila são os sócios na Somar Ideias, produtores do “Lê Pra Mim?” (projeto de sucesso de incentivo à leitura), do premiado espetáculo infantil “Barrinho, o menino de barro” e de “O Casamento de Dona Baratinha”, que ficou 18 anos em cartaz. Em 2010, Sônia convidou o professor Luiz Borges para escrever a peça, porém só em 2019 é que conseguiram captar recursos para realizar o projeto. A direção é da atriz Dig Dutra e a direção musical é de Guilherme Miranda. Os atores Yasmin Azevedo e Phablo Costa são os mágicos que dão vida aos fantoches. A trilha sonora será executada ao vivo pelo ator e o musicista Arthur Maia. Completam a equipe o premiado figurinista Marcelo Marques e Nica Bomfim, responsável pelos adereços e fantoches. O cenário e a programação visual são de Marcelo Aouila, que convidou Rafael Bleyer para criar a ilustração do material gráfico.

SERVIÇO

CEU PARAISÓPOLIS

10/06 – 4 Apresentações – às 9h, 11h, 14h e 16h.

13/06 – 4 Apresentações – às 9h, 11h, 14h e 16h.

R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N – Jardim Parque Morumbi, São Paulo – SP

CEU VILA RUBI

14/06 – 2 Apresentações – às 10h e às 14h.

15/06 – 2 Apresentações – às 10h e às 14h.

R. Domingos Tarroso, 101 – Vila Rubi, São Paulo – SP

EMEI LAUDO FERREIRA DE CAMARGO

20/06 – 2 Apresentações – às 10h e às 14h30.

R. Sarg.. Tomás de Medeiros, 23 – Jabaquara, São Paulo – SP

CEU CAMINHO DO MAR

21/06 – 2 Apresentações – às 10h e às 12h.

Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241 – Jabaquara, São Paulo – SP 

Idealização: SÔNIA DE PAULA. Texto: LUIZ BORGES e WALTER PINHEIR. Direção: DIG DUTRA. Direção musical: GUILHERME MIRANDA. Elenco: YASMIN AZEVEDO e PHABLO COSTA. Musicista: ARTHUR MAIA. Figurino: MARCELO MARQUES. Fantoches: NICA BOMFIM. Cenário: MARCELO AOUILA. Consultoria em mágica: MÁGICO JÚNOR. Consultoria em primeiros socorros: Dra. LEDA CESAR. Intérprete de LIBRAS: FABIANO CAMPOS. Assessoria de Imprensa: ARTEPLURAL – FERNANDA TEIXEIRA. Adm. Redes Sociais: JORGE MARQUES. Produção SP: ISADORA LOURENÇO. Coordenação de Produção: MARCELO AOUILA. Realização: ASSOCIAÇÃO CULTURAL SOMAR IDEIAS. Patrocínio: VOLKSWAGEN FINANCIAL SERVICES. Classificação Indicativa: Livre. 

Deixe um comentário: