Itaú Cultural recebe temporada de Gota D’Água {Preta}, espetáculo de suspense e peça biográfica inédita sobre travesti

Em 10 dias de agosto, de 11 a 21, a instituição alterna três peças em duas semanas: enquanto a Sala Itaú Cultural é palco para a premiada versão do clássico texto de Chico Buarque e Paulo Pires, a Sala Multiúso tem em cartaz Enquanto Você Dorme e, na sequência, a inédita Vienen por Mi. Todas presenciais

Em agosto, o Itaú Cultural dá continuidade à programação teatral com opções diversas para quem quer assistir a espetáculos presenciais. Nos finais de semana de 11 a 14 de agosto e de 18 a 21 (sempre de quinta-feira a domingo), a instituição apresenta Gota D’Água {Preta}, versão do diretor Jé Oliveira ao cultuado texto de Chico Buarque e Paulo Pires, que ali estreou em 2019, com um elenco predominantemente negro para uma história contada na atualidade com olhares sociais e raciais. No primeiro final de semana dessa temporada, do dia 12 ao 14 (sexta-feira a domingo), outra opção é Enquanto Você Dorme, espetáculo de suspense do grupo Santa Víscera Teatro. No segundo, de 19 a 21, tem a estreia de Vienen por Mi, obra que dá luz à trajetória da artista transgênere Claudia Rodriguez. Esta peça segue no palco na semana seguinte.

Como toda programação do Itaú Cultural, as apresentações são gratuitas. Os interessados devem reservar seus ingressos pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).

Gota D Água Preta_- foto Elma Santos

Gota D’Água {Preta}

Espetáculo apoiado pelo Itaú Cultural, Gota D’Água {Preta} volta ao palco da Sala Itaú Cultural, onde estreou há três anos, para uma temporada da história de Jasão, personagem de Jé de Oliveira, e Joana, agora vivida pela atriz Calota Joaquina, uma das fundadoras da Cia São Jorge de Variedades, que substitui a cantora Juçara Marçal no elenco inicial. A personagem é uma mulher madura, sofrida, moradora em um conjunto habitacional, que está prestes a ser despejada com os dois filhos. Ele é um jovem e vigoroso sambista, interpretado por Oliveira.

O espetáculo traz na metáfora de uma traição conjugal uma reflexão sobre questões raciais, sociais e de classes, com base na atualidade. A narrativa se desenvolve sobre um golpe aplicado por Creonte e Jasão contra a Joana, aqui representando o povo. Esta proposta estética política escolhida pelo diretor Jé Oliveira costura todo o espetáculo, levando, ainda, a ancestralidade e as referências às religiões de matriz africana à musicalidade, sob direção musical de William Guedes, da Cia. do Tijolo, e à cenografia, concebida pelo artista Julio Dojczar, do coletivo casadalapa. A assistência de direção é de Éder Lopes, que também assina os figurinos.

“Estamos discutindo traição de classe e de raça”, diz Jé Oliveira a respeito da metáfora da traição conjugal. “Ele troca Joana por uma mulher mais nova, então discutimos também o feminismo. Jasão também é preto e com ele debatemos a ascensão social e a legitimidade ética disso”, destaca.

Além de Jé Oliveira e Carlota Joaquina, a montagem traz em cena a atriz, diretora e dançarina Aysha Nascimento, do Coletivo Negro, a atriz e MC Dani Nega, a atriz e bailarina Marina Esteves, o ator Mateus Sousa, o ator, diretor e artista-educador Ícaro Rodrigues, o ator e diretor Rodrigo Mercadante, da Cia do Tijolo, e o ator, dramaturgo e professor Sérgio Pires. O espetáculo é acompanhando por uma trilha sonora interpretada ao vivo pelas pick-ups de DJ Tano, do grupo Záfrica Brasil, a percussão de Fernando Alabê, por Suka Figueiredo no saxofone e Gabriel Longuitano na guitarra, violão, cavaco e voz.

Mais espetáculos

Na Sala Multiúso, o suspense se faz presente com Enquanto Você Dorme, espetáculo da companhia Santa Víscera Teatro. Inspirada em obras de Edgar Allan Poe, Guy de Maupassant e John Collier, a montagem envolve a plateia em uma atmosfera sensorial, tornando-a cúmplice e testemunha dos acontecimentos.

A trama se divide entre três personagens, que vivem histórias distintas durante a noite, enquanto o resto do mundo dorme. Um deles é uma mulher, condenada pela cidade a viver reclusa. O outro, um jovem que busca uma poção milagrosa. O terceiro, um cuidador que todas as noites ensaia uma forma para matar seu paciente.

Neste lugar onde a razão e a loucura se confundem, as obsessões e ambições são levadas ao extremo. Assim, acabam por revelar o mal que pode estar escondido em cada pessoa.

Nos dois últimos finais de semana de agosto (sempre de sexta-feira a domingo), a Sala Multiúso recebe a estreia de Vienen Por Mi. Em cena, a atriz Fábia Mirassos pereniza a história da artista transgênere Claudia Rodriguez, que assina o texto do espetáculo.

A partir da trajetória de Cláudia, que é ativista, escritora e atriz chilena, a peça tem como objetivo incentivar a biografia de travestis, transgêneros e transexuais, nascida da necessidade de conquistar uma voz gestada há mais de 20 anos. Para a autora, essas biografias são ferramentas a serem usadas pelos que ficaram calados por tanto tempo.

Com esse olhar, o espetáculo traz momentos tanto de poesia quanto de denúncia, buscando mexer com a autoridade vigente de forma rude, mas também coreográfica. É uma maneira de propor metáforas que produzem pontes entre imagens e textos de várias mulheres, entre xamãs, deusas, virgens, santas e loucas, num único corpo. Trata-se, enfim, de um ensaio inesgotável entre arqueologia, maquiagem e filosofia travesti.

FICHAS TÉCNICAS:

Gota D’água {Preta}

Texto e Dramaturgia: Chico Buarque e Paulo Pontes

Direção Geral, concepção e idealização: Jé Oliveira

Elenco: Aysha Nascimento, Dani Nega, Ícaro Rodrigues, Jé Oliveira, Carlota Joaquina, Marina Esteves, Mateus Sousa, Rodrigo Mercadante e Sérgio Pires

Banda: DJ Tano (pickups e bases), Fernando Alabê (percussão), Gabriel Longhitano (guitarra, violão, cavaco e voz) e Suka Figueiredo (sax)

Assistência de Direção e Figurino: Éder Lopes

Direção Musical: Jé Oliveira e William Guedes

Preparação Vocal: William Guedes

Concepção Musical e Seleção de Citações: Jé Oliveira

Cenário: Julio Dojcsar

Artista Gráfico: Murilo Thaveira

Light Design: Camilo Bonfanti

Operação de Luz: Camilo Bonfabti e Lucas Gonçalves

Técnico de Som e Operação: Alex Oliveira

Assessoria de Imprensa: Elcio Silva

Coordenação de estudos teóricos: Juçara Marçal, Jé Oliveira, Salloma Salomão e Walter Garcia

Produção Geral: Jé Oliveira

Fotos: Evandro Macedo

Vídeo e Edição: Marília Lino

Realização: Itaú Cultural

Enquanto Você Dorme

Idealização do Projeto: Santa Víscera Teatro

Direção: Graciane Pires

Dramaturgia: Adaptação realizada pelos atores, baseados em textos de Edgar Allan Poe, Guy de Maupassant e John Collier

Elenco: Cassiano Fraga, Fernanda Marques e Marco Antonio Barreto.

Treinamento e Preparação dos atores: Marco Antonio Barreto

Preparação Vocal: Cassiano Fraga

Trilha Sonora: Johnny Noisy

Figurino e Visagismo: Fabio Fialho

Cenário: Fabio Fialho e Graciane Pires

Iluminação: Patrick Orrani

Comunicação Visual e Fotografia: Fábio Fialho

Vienen Por Mi

Texto: Claudia Rodriguez

Atuação: Fabia Mirassos

Direção: Janaina Leite

Assistente de direção: Emilene Gutierrez

Dramaturgismo: Carol Vidotti

Desenho de luz: Aline Santini

VIisagismo, Figurino e adereços de cene: Fabia Mirassos

Cinematógrafo: Hugo Faz

SERVIÇO

Gota D’água {Preta}

De 11 a 13 de agosto (quinta-feira a sábado), às 20h, e dia 14 (domingo), às 19h

De 18 a 20 de agosto (quinta-feira a sábado), às 20h, e dia 21 (domingo), às 19h

Sala Itaú Cultural (piso térreo do Itaú Cultural)

Duração: 200 minutos (com intervalo)

Capacidade: 224 pessoas

Classificação Indicativa: 14 anos (nudez, linguagem imprópria, droga lícita)

Reservas pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)

Enquanto Você Dorme

Com Santa Víscera Teatro

Dias 12 e 13 de agosto (sexta-feira e sábado), às 19h, e dia 14 (domingo), às 18h

Sala Multiúso (piso 2 do Itaú Cultural)

Duração: 55 minutos 

Capacidade: 70 pessoas

Classificação Indicativa: 14 anos (violência, linguagem imprópria e medo)

Reservas pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)

Vienen Por Mi

Com Fábia Mirassos

Dias 19 e 20 de agosto (sexta-feira e sábado), às 19h, e dia 21 (domingo), às 18h

Dias 26 e 27 de agosto (sexta-feira e sábado), às 19h, e dia 28 (domingo), às 18h

Sala Multiúso (piso 2 do Itaú Cultural)

Duração: 60 minutos 

Capacidade: 70 pessoas

Classificação Indicativa: 16 anos

Reservas pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br)

PROTOCOLOS:

– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.

– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

– Devolução de ingresso:

Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste através do e-mail ajuda@byinti.com até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação é muito importante e garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram prestigiar o evento. Agradecemos e contamos com sua compreensão.

– Programação sujeita a cancelamento:

O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

Fones: 11. 2168-1777 

Acesso para pessoas com deficiência física 

Estacionamento:Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108. 

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas. 

www.itaucultural.org.br  

www.twitter.com/itaucultural  

www.facebook.com/itaucultural  

www.youtube.com/itaucultural  

Deixe um comentário: