Ícone do site Canal Diversão & Arte

Projeto Circular Arte na Praça leva arte para a comunidade no Jardim Panorama

Mostra Panoramarte abre dia 3 de setembro mostrando diferentes linguagens da criatividade contemporânea

Consolidado como uma opção de entretenimento cultural de qualidade ao ar livre, o Projeto Circular Arte na Praçachega ao Jardim Panorama com a mostra Panoramarte, que abre no próximo sábado (3), a partir das 10h. O local, onde antes existia um beco abandonado e sem vida, hoje oferece áreas verdes, horta comunit&aacute ;ria, parquinho e equipamentos de ginástica. Isto é o resultado do projeto Fábrica de Praças, idealizado pela Farah Service com o apoio da Prefeitura de São Paulo e EMAE, que leva lazer com dignidade a espaços públicos degradados próximos a comunidades na Cidade de São Paulo.

“No projeto Panoramarte, a arte vem ao encontro da comunidade, dialoga com ela e – por que não? – pensa com ela, possibilitando a atores do mundo da arte enxergarem na praça uma forma para falar de sua criatividade,” explica o curador da exposição Marc Pottier.  

Nesta primeira edição, o objetivo é mostrar alguns ângulos da diversidade e criatividade contemporânea. Artistas convidam o público a se balançar, abrir as janelas e contemplar suas palavras e poesias. Designers ressignificam materiais como madeira e plástico, reciclando e os transformando em mobiliários urbanos que são uma verdadeira obra de arte. De esculturas que trazem o protagonismo de peças de ferro velho a sutileza da ilusão de ótica, a exposição é pura diversidade.

Participam da mostra os artistas Claudia Sehbe, Hugo França, Jaime Prades, Martin Levêque, Tom Lisboa, Verena Smit e o Ateliê DPropósito da Design Fabia Toqueti. Panoramarte mostra a arte sem limite de pensamento para sonhar e realizar espaços públicos culturais para todos.

Serviço:

1ª Circular Arte na Praça Jardim Panorama

Mostra Panoramarte

De setembro 2022 a fevereiro 2023

Abertura: 3 de setembro, das 10h às 13h.

Local:

Praça Jardim Panorama – acesso Rua Dr. Alberto Lyra, 25 – Jd. Panorama

A Praça Panorama fica próxima ao Shopping Cidade Jardim e à Comunidade do Jd. Panorama. 

Artistas convidados: Claudia Sehbe, Hugo França, Jaime Prades, Martin Levêque, Tom Lisboa, Verena Smit e o Ateliê DPropósito da Design Fabia Toqueti

Curadoria: Marc Pottier

Patrocínio: EMAE

Apoio: Ateliê Dproposito e Prefeitura da Cidade de São Paulo

Realização: Farah Service

Projeto Circular – Arte na Praça

A Farah desenvolve desde 2019 o projeto CIRCULAR que tem como objetivo democratizar o acesso à arte por meio de exposições gratuitas e ao ar livre. Com curadoria de Marc Pottier, apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e patrocínio de empresas adotantes das praças, as exposições contam com o apoio de importantes galerias e museus da cidade, além de obras interativas e eventos durante todo o ano. Com constantes ativações, o projeto tem ganhado cada vez mais visibilidade, e é um projeto modelo de como podemos repensar o uso dos espaços públicos.

@circularartenapraca

Marc Pottier 

Especialista em arte moderna e contemporânea há mais de 30 anos, Marc Pottier, francês, radicado entre Paris e Rio de Janeiro, é curador internacional de arte contemporânea, com especialização em arte em espaços públicos. Pottier administrou a coleção Sawada de arte moderna e contemporânea entre Paris, Nova York, Tóquio e Nagoya. Desde 1992, se aproximou de artistas brasileiros, tendo apresentado Tunga no evento “Art From Brasil in NY” e na Bienal de Veneza, em 1995. Em1996, incluiu Tunga e Lygia Pape na exposição “Walk on the SoHo Side” em Nova York. Trabalhou durante oito anos no Ministério das Relações Exteriores da França co mo Adido Cultural no Rio de Janeiro e em Lisboa. Como curador independente, Pottier organizou importantes exposições como “Avant-garde walk a Venezia” durante a Bienal de Veneza de 1995, “Aleksander Rodchenko” no MAM-SP, “Picasso Ceramics” (coleção de Bernard Picasso), “Egypt of the Pharaohs” com o Louvre, “Elles @ Pompidou” com o Centre Pompidou no Rio de Janeiro e “Luzboa-a bienal da Luz” em Lisboa. Em 2008/9, ele trabalhou para o Royal Group / Abu Dhabi em um programa de Parque de Arte Pública. Ele tem ministrado palestras sobre Arte Pública em Abu Dhabi, Dubaï e Bahrain. É autor do livro “Made by Brazilians” (Editora Enrico Navarra) com entrevistas de 230 pessoas representando o mundo da arte contemporânea brasileira. Foi curador convidado da 3ª Bienal da Bahia e também da invasão criativa “Made by Brazilians&rdquo ; no antigo hospital Matarazzo, em São Paulo, em 2014. Pottier é o criador e apresentador do “Foreign Eye”, programa semanal de cultura brasileira no Canal de TV Arte1. Desde 2016, está envolvido com o hotel Cidade Matarazzo Floresta Atlântica em São Paulo, imaginado pelo arquiteto francês Jean Nouvel e pelo designer Philippe Starck: 50 obras diferentes exclusivas criadas para o local foram instaladas nas áreas de circulação (saguões, corredores, piscinas, entrada do estacionamento). Foi curador e criador das exposições ‘Monumental – arte na Marina da Gloria’ 2016, 2017 e 2018 e está preparando um novo programa de televisão: Imaginary Museums. É também o novo curador da Usina de Arte em Recife e coordenador internacional do projeto do futuro Museu de Arte Contemporânea em Foz de Iguaçu.

@marcpottierart

Sobre a Farah Service

A Farah Service se especializou na prestação de serviços que visam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por meio de parcerias entre a comunidade e os setores públicos e privados (CPP). Dessa forma, as empresas passam a desempenhar um papel ativo e importante na sociedade, contribuindo com iniciativas que, de fato, modificam e melhoram a vida do cidadão. Desde 1986 idealiza e executa projetos de Urbanismo, Paisagismo, Restauro de Monumentos, Intervenções Culturais e Artísticas.

@farah.service

EMAE

A EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia é uma empresa de capital aberto, cujo controle pertence ao Estado de S. Paulo. É detentora e operadora de um sistema hidráulico e gerador de energia elétrica, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Médio Tietê, com capacidade total instalada de 935 MW. A empresa possui, também, uma usina termoelétrica na Capital, atualmente arrendada para a Baixada Santista Energia – BSE e uma subsidiária integral denominada Pirapora Energia, detentora da Pequena Central Hidroelétrica Pirapora, de 25 MW de potência instalada.

Sair da versão mobile