DO PAPEL AO PALCO: TRANSFORMANDO IDEIAS EM PROJETOS E PROJETOS EM AÇÕES

Uma videoaula de Bia Ramsthaler

No ano passado tivemos uma série de editais do ProAC (Programa de Ação Cultural) promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em apoio à área cultural. Dentre eles, um dos editais que mais contemplou profissionais – fossem eles artistas, técnicos ou produtores – foi o ProAC Expresso Direto nº 39/2021. Dentro os contemplados, estava Bia Ramsthaler, nossa diretora geral e apresentadora.

Com o título “Do Papel ao Palco: Transformando Ideias em Projetos e Projetos em Ações”, Bia lança agora uma série de ações, dentre elas, o produto principal do Edital, uma videoaula de 30 minutos que pretende uma REFLEXÃO sobre o campo cultural brasileiro. Em meia hora Bia, entrevistada por Dinho Santoz (também apresentador e diretor do @canaldiversaoearte) fala sobre o papel do produtor cultural, constrói uma análise sobre a importância de uma boa formação ética e profissional e propõe uma reflexão crítica sobre o mercado em relação com as políticas públicas de cultura.

Mas a ação proposta pelo projeto “Do Papel ao Palco: Transformando Ideias em Projetos e Projetos em Ações” não se reduz apenas à videoaula. Você também poderá interagir com Bia Ramsthaler e Dinho Santoz em um bate papo marcado para ocorrer no DIA 10 DE SETEMBRO, ÀS 19 HORAS, por meio dos perfiis do canal e da autora no Instagram (@canaldiversaoearte e @biaramsthaler). Venham conversar com a gente e refletir juntos sobre os caminhos da cultura.

Mas, se você quer se aprofundar em uma proposta de reflexão e construção colaborativa do conhecimento acerca das leis de incentivo à cultura e de outros mecanismos de apoio e incentivo às práticas culturais, há ainda um convite especial que Bia Ramsthaler traz em primeira mão: “criamos um grupo no Telegram para que possamos constituir uma conversa coletiva, colaborativa e cooperativa onde podemos divulgar nossas ações e produções culturais, trocas olhares sobre as leis e editais, conversar sobre perspectivas e construir uma rede de relações que nos fortaleçam como indivíduos e profissionais do setor”. Para acessar o grupo, CLIQUE AQUI.

Mais sobre Bia Ramsthaler

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), onde estudou os mecanismos de políticas públicas de cultura e a relação entre a Lei Rouanet, o teatro e a televisão, possui ainda mestrado em História Social (linha de pesquisa “Cultura e Representação”) também pela PUCSP. É pós-graduada em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto e em História das Artes pela Faculdade Paulista de Artes. É especialista em Consultoria Empresarial pela Uni Ítalo. Atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena (1994), é também publicitária e atua como professora universitária em cursos de pós-graduação em Gestão Cultural. Mantém um canal sobre arte e cultura na internet (o Canal Diversão & Arte) e um podcast com a mesma temática, o Rabisco (distribuído em plataformas streamings). Atua ainda na Gestão de Elaboração de Projetos e Conteúdo da IC Cultura (@ic.art.br) e como produtora cultural junto a projetos de música e teatro por meio da empresa Sete Veredas de Arte Cultura e Educação (@sete_veredas), além de atuar como assessora de comunicação para o ator José Mayer (@josemayerarte). Trabalhou junto a equipes de produção de grandes espetáculos de teatro musical em São Paulo e no Rio de Janeiro, dentre eles “Cats” (temporadas SP e RJ) e “A Bela e a Fera”, ambos pela Time For Fun (T4F), “Fame – O Musical” (pela 4 Act Entretenimento) e “Cabaret Luxuria” (pela Rachel Ripani Produções). Na área musical, destaque para a produção e gravação ao Vivo do DVD “Dan Nakagawa convida Ney Matogrosso” (@nakagawadan @neymatogrosso) produzido em parceria com o Canal Brasil e gravado ao vivo no Teatro Oficina, de São Paulo. Atuou também como assistente de produção na gravação do CD “Monjolear” de Dércio e Doroty Marques, gravado ao vivo com 250 crianças de Uberlândia, Minas Gerais e indicado ao Prêmio Sharp de 1996 como “Melhor CD Infantil”. Junto a Dércio Marques também atuou na produção de outros dois trabalhos de grande repercussão ainda na década de 1990, foram eles: “Espelho d´Água”, gravado ao vivo com os filhos dos funcionários da SABESP e “Cantos da Mata Atlântica”, gravado com 500 crianças dos colégios Maristas de São Paulo e Santos. Além destes, Beatriz Ramsthaler, integrou equipe de produção de outras dezenas de peças teatrais e shows musicais, além de figurar na ficha técnica do CD de vários artistas como Cesar Melo, Dani Lasalvia, Dércio Marques, Dan Nakagawa, Cao Alves, entre outros. Em 2015 publicou o livro “Comunicação e Cultura: diálogos e tensões por trás da cena”, pela Editora Appris, de Curitiba/PR e estará, em breve, na nova coletânea de artigos sobre cinema produzida pelo Instituto Juan Droguett (@institutojuandroguett), pela mesma editora.

#biaramsthaler #proac39 #proac392021 #editaldireto #producaocultural #videoaula #teatromusical #canaldiversaoearte #dinhosantoz

Deixe um comentário: