RIMA Coletiva fará ensaios com Portas Abertas de DUETO TEATRAL no Complexo Cultural Funarte SP

Os três ensaios acontecerão nos dias 17 de novembro, 1 e 15 de dezembro para compartilhamento do processo de criação de seu novo trabalho

DUETO TEATRAL Foto de Renato Batata

Há 31 anos estreiava nos cinemas o filme “Thelma & Louise” que marcou a história ao apresentar a amizade inabalável das duas personagens. O filme e sua relevância histórica é o mote da pesquisa do novo espetáculo da RIMA Coletiva. O DUETO TEATRAL criado por Rita Batata e Mariana Leme, abre as portas da sala de ensaio convidando o público a partilhar do seu processo criativo.  

A partir do estudo do filme, a peça desenvolve a história de amizade entre Vera e Madu e de suas filhas, Teresa e Luísa, que se tornam amigas a partir do vínculo de suas mães. Assim como o filme apresenta uma cena-chave em que Thelma sofre um estupro, na peça um abuso sexual muda a vida das personagens para sempre. Mas, com o transcorrer dos anos, as personagens reescrevem suas próprias histórias para criar o futuro que teriam vivido se não tivessem sido vítimas de tal violência. 

Além da atuação, Rita assina a dramaturgia e a encenação fica a cargo de Mariana, sendo que essa investigação cênica acontece em mútua colaboração na tentativa de elucidar quais conquistas herdamos de Thelma e Louise, e quais lutas ainda temos que enfrentar através do feminismo.

Contemplado pelo PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 44/2021 a ação Portas Abertas oferece ao público a oportunidade de acompanhar a construção de um espetáculo, uma vez que cada ensaio aberto apresenta o trabalho em evolução. Após a sessão, haverá um bate-papo para trocar impressões. Através dessa experiência cênica, esperamos despertar no público a Thelma & Louise que existe dentro de cada um.   

Sobre RIMA Coletiva (Redes sociais: @rimacoletiva)

RIMA Coletiva é um agrupamento teatral, fruto da sólida parceria entre as artistas Mariana Leme e Rita Batata, que trabalham juntas há mais de 12 anos. Tem na sua essência o objetivo de agregar artistas na elaboração de obras originais. Em 2017, reinauguraram a sala Ademar Guerra do Centro Cultural São Paulo com “Pequenas Certezas” da dramaturga mexicana Bárbara Colio, direção de Fernanda D’Umbra. Em 2018 estrearam “Tubarão Banguela”, dramaturgia e direção de Rita Batata, no Teatro Sérgio Cardoso. Em 2019, Mariana e Rita iniciaram pesquisa para a criação de um Dueto Cênico, paralisada por conta da pandemia. Desse processo nasceu “Voltar Ao Ponto de Partida” exibida online. Em 2020, criaram em parceria com outras duas produtoras, o TEIMA Festival de Artes Online, projeto que teve sua 2ª edição em 2021, reunindo mais de 15 horas de programação. Em 2021, a RIMA Coletiva participou do Festival Breves Cenas de Teatro, de Manaus, com a cena “As Calotas Polares da Minha Geladeira” escrita e dirigida por Rita Batata. Atualmente, a RIMA Coletiva está criando o espetáculo inédito, um DUETO autoral contemplado no EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 44/2021 pelo Histórico de Companhia.

Sobre Mariana Leme (Redes sociais: @marileme)

Atriz, diretora e produtora cultural. Formada em teatro pelo Teatro Célia Helena (2003) e em Publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2006). Co-idealizadora da RIMA Coletiva. Curadora e co-produtora do TEIMA Festival de Artes Online.

Atuou em mais de 25 espetáculos de teatro, entre eles: “Histórias Mínimas SP” (espetáculo online), com direção do argentino Sergio Paris (2020); “As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo” direção Nelson Baskerville, que representou o Brasil no “Festival Damai Super Live” na China (2018). Fez parte do CPT do diretor Antunes Filho, onde atuou no espetáculo “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues (2012).  Assina a direção e produção do espetáculo de teatro para crianças “O Aniversário da Infanta” (2016) para o 20º Cultura Inglesa Festival. Produtora cultural em mais de 15 espetáculos de teatro, exposições de arte e eventos desde 2005.  

Sobre Rita Batata (Redes sociais: @ribatata)

Atriz formada pelo INDAC, estreou nos cinemas no filme “Não Por Acaso”, de Philippe Barcinski, ganhando o prêmio de melhor atriz coadjuvante no “4º Arraial Cine Fest” da Bahia. É protagonista do filme “De Menor”, vencedor do prêmio de melhor filme no “Festival do Rio 2013”. Em 2017, se formou Dramaturga pela SP Escola de Teatro sob a coordenação de Marici Salomão. E em 2018, estreou como diretora e dramaturga da peça “Tubarão Banguela”.

Em 2021, participou do Festival Breves Cenas de Teatro com “As Calotas Polares da Minha Geladeira”, assinando roteiro e direção. Como atriz esteve nos palcos com “O Ovo de Ouro”, dirigido por Ricardo Grasson, estrelado por Sérgio Mamberti. Com espetáculo Kiwi”, dirigido por Luh Maza, foi agraciada como Melhor Atriz no “Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2016”. Integrou o elenco de “Hotel Mariana”, dirigido por Herbert Bianchi, indicado pela dramaturgia ao Prêmio Shell 2017. Esteve no elenco do espetáculo online “Histórias Mínimas SP” da Cia do Quintal e é curadora e co-produtora do “TEIMA Festival de Artes Online”. Atualmente, está no elenco da série “Vale dos Esquecidos” da HBO. 

Serviço

Teatro| DUETO TEATRAL

Com RIMA Coletiva

Quando: 

Ensaio I: 17 de novembro

Ensaio II: 01 de dezembro

Ensaio III: 15 de dezembro 

Horário: às 20h 

Onde: Complexo Cultural Funarte SP – sala Renée Gumiel

End: Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

Classificação etária: 14 anos.

Duração: 70 minutos.

Ingressos: gratuitos

Deixe um comentário: