Dirigido por Daniel Alvim, o filme apresenta ao público uma história simples e universal. Uma história familiar para muitos que passam a vida à procura de um sentido maior, para quem vive ou quer viver em função do amor e para quem se alimenta da difícil procura, que é justamente encontrar-se no outro. Uma história de encontros e desencontros, onde o tempo não tem medida. Onde esperar é viver intensamente o presente.
Essa é a primeira produção da DEAGÁH FILMES dos produtores Daniel Alvim e Helena Ranaldi.
Após a bem-sucedida montagem do espetáculo teatral CORDEL DO AMOR SEM FIM, texto de Cláudia Barral, os produtores, através de um formato cinematográfico, procuram conduzir o espectador ao universo desejado, conforme indica roteiro e dramaturgia.
Através de suas personagens sutis e singelas, o filme tem a intenção de provocar e lançar o espectador dentro de uma narrativa poética que carrega temas universais apresentados na trama como a solidão, a espera, o tempo, a força do feminino em contraposição ao masculino, a busca pela felicidade e o encontro com o amor.
Uma apaixonante e simples história que é narrada dentro de um universo lúdico, poético e genuíno.
As personagens, às vezes ingênuas e paradoxalmente grifadas em cores marcantes, são completamente identificáveis e impactantes pela alegria de viver, por suas paixões, pela saudade e pelos seus trejeitos personalíssimos e peculiares. De tão humanas, essas personagens parecem romper com a distância entre o urbano e o sertão, entre a água e o solo das fronteiras de uma pequena cidade.
Em CORDEL DO AMOR SEM FIM, temas contemporâneos e urgentes são discutidos num viés autêntico e aparentemente ingênuo.
Em uma pacata cidade do interior, às margens do rio São Francisco, numa casa simples, vivem três irmãs; Madalena, Carminha e a jovem e sonhadora Teresa, por quem o namorado José nutre um sentimento arrebatador e possessivo. Madalena é a irmã do meio e apesar de ter idade intermediária entre as demais, se comporta de forma madura e responsável, quase como se ocupasse o lugar da mãe. Dedica a vida a cuidar dos afazeres domésticos e de suas irmãs. Jamais sai de casa devido ao trauma gerado no passado. É assertiva, bela, amorosa, rígida e completamente imersa nas questões ligadas às emoções.
Carminha é a irmã mais velha de três. Engraçada e distraída, nutre uma silenciosa paixão antiga pelo futuro noivo de sua irmã Teresa. Sempre sonhadora, busca encontrar um novo e utópico amor.
Teresa é a caçula de três irmãs. Menina nova e cheia de esperança, tem o frescor e a energia da juventude. Está prestes a cumprir o ritual quase que protocolar e cultural, ficar noiva de José prematuramente, para logo se casar.
José é um homem rude, simples e amigo antigo da família. Mesmo mais velho que Teresa, é determinado a se casar com ela. De comportamento tranquilo, porém capaz de se tornar perigoso em situações limite de perda de controle. Nas vésperas de seu noivado, sente-se ameaçado com o aparecimento de Antônio, um homem enigmático que conhece e promete amor eterno a Teresa, em uma passagem pelo cais da cidade.
Este encontro sela o destino de Teresa. Ela se apaixona por Antônio, e a partir deste ponto, a trama se desenrola em função da espera de Teresa pelo retorno de Antônio. A espera contagia todas as personagens que passam a viver na expectativa de que algo mude em suas vidas.
A sessão contará com intérprete de libras. Após a exibição será realizado um diálogo aberto entre equipe e público sobre o tema: PRODUÇÃO DE CINEMA INDEPENDENTE, a fim de agregar informações e compartilhar experiências.
Serviço
CORDEL DO AMOR SEM FIM (work in progress)
Roteiro e Direção: Daniel Alvim
História Original e dramaturgia: Claudia Barral
Elenco: Helena Ranaldi, Patricia Gasppar, Márcia de Oliveira, Luciano Gatti, Rogério Romera e Marcelo Marothy
Cine Favela – 05 de maio
Data: 05 de maio, às 14:00hs
Local: Cine Favela. Rua do Pacificador 288. Cidade Nova – Vila Heliópolis São Paulo – SP.
Lotação: 78 lugares
Entrada: Gratuita
Plataforma YouTube (on-line) – 06 de maio
Data: 06 de maio, às 21:00hs
Local: Plataforma YouTube (on-line)
Vagas: Ilimitadas
Entrada: Gratuita
Instituto Favela da Paz – 10 de maio
Data: 10 de maio, às 17:00hs e 19:00hs
Local: Instituto Favela da Paz. Rua Miguel Dionísio do Valle, 34 – Jardim
Nakamura. São Paulo – SP.
Lotação: 25 lugares
Entrada: Gratuita