Por Bia Ramsthaler
Conhecida como a “cidade da seresta”, Conservatória (RJ) é um daqueles destinos que parecem resistir ao tempo, embalando moradores e visitantes em um clima de poesia, história e música.
Localizada no município de Valença, no sul do estado do Rio de Janeiro, a charmosa vila é um verdadeiro refúgio para quem busca cultura, tranquilidade e paisagens de tirar o fôlego — como as que se encontram na belíssima Serra da Beleza.




Música nas ruas e nas montanhas
Em Conservatória, a música não é atração: é essência. Aos finais de semana, serenatas invadem as ruas de pedra e emocionam o público com clássicos da música brasileira, cantados com alma por moradores e artistas locais. Essa tradição não é apenas um espetáculo turístico, mas uma forma viva de preservar a memória afetiva de gerações.
A poucos quilômetros dali a Serra da Beleza se abre em um espetáculo natural de morros, vales e horizontes profundos. Considerada um dos melhores pontos de observação de OVNIs do Brasil, a serra atrai tanto místicos quanto amantes da natureza. Seja pela energia envolvente ou pelo pôr do sol cinematográfico, o lugar é ideal para contemplação, trilhas e registros fotográficos inesquecíveis.

foto: Bia Ramsthaler
Para conhecer os encantados de Conservatória, me hospedei na Pousada Martinez. Afastada apenas 500 metros da praça central de Conservatória, circula-se a pé e com total segurança pelo vilarejo composto por poucas ruas planas que facilitam a caminhada. Essa distância do centro efervescente torna possível o necessário silêncio para o sono regenerador. A pousada oferece uma estrutura simples e completa, muito agradável e ainda garante um café com uma grande diversidade de bolos ao cair da tarde para todos os hóspedes.

imagem do instagram : @amarildoaraujorego
Já o café da manhã chega acompanhado de boa música, como não poderia ser estando em Conservatória.
Amarildo Araújo (@amarildoaraujorego), em um sábado em a cidade amanheceu sem luz e sem internet nos obrigando a uma saudável desconexão, também adaptado a esta realidade, circulava entre as mesas com um repertório sensível e um violão harmonioso cantando grandes clássicos da MPB. É um privilégio dormir e acordar com música de qualidade em uma localidade onde até o silêncio parece cantar.
Um convite à desaceleração
Visitar Conservatória e a Serra da Beleza é mais do que uma viagem: é um reencontro com o que há de mais simples e essencial. É deixar o relógio na mala e permitir que o tempo seja marcado pelo compasso de uma seresta, o som do vento entre as árvores ou as histórias de quem faz da cultura uma forma de viver.
Canal Diversão e Arte recomenda: se puder, vá com calma, leve um caderno, uma câmera e o coração aberto. Conservatória vai te receber como uma velha canção: com saudade, beleza e emoção.