Paraty: Entre o Sol, o Mar e a Arte que Resgata Histórias e Tradições | MEU OLHAR

Por Érica Miranda— @flammboatelier

Quando temos um compromisso com o sol e o mar, deixamos pra depois explorar alguns lugares que o tempo chuvoso nos permite com mais facilidade.

Mas mudar de planos em Paraty, litoral Sul Fluminense, não é tarefa difícil, afinal é uma cidade que transpira arte. Assim revisitei a Casa da Cultura, que além da exposição permanente “Para uma História Cultural de Paraty: 1945 – 2019“, a qual narra toda trajetória cultural da cidade, que de esquecida por quase um século por conta do seu isolamento geográfico, passa a ser cobiçada por artistas e declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Natural pela UNESCO, para minha surpresa e encantamento, apresenta a exposição “Linhas, pontos e contos: a poesia do cotidiano das bordadeira da Praia do Sono“, em exibição no primeiro piso, onde a arte do bordado revela o cotidiano da vida caiçara. São histórias contadas pelas mãos, através de gerações femininas que valorizando suas tradições, agora observam o seu trabalho sendo celebrado.


A Casa da Cultura de Paraty, localizada no centro histórico, funciona de terça a sábado de 10h às 20h com entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *