Por tOn Miranda
ELZA SOARES
Elza Soares | Divulgação – Pedro Dimitrow
A voz do milênio, Elza Soares, completa HOJE, 23 de junho de 2020, 90 anos de puro talento, arte. Aliás, o aniversário da grande Diva Preta é sempre comemorada em duas datas, o 22 de julho (dia do seu nascimento) e o 23 de junho (dia que foi emancipada). Seja qual for, celebramos todas, pois essa voz rasgada e lacrimal que a cada novo trabalho ousa se reinventar e continuar se comunicando com todas as gerações, traz seu peculiar frescor e mensagens contemporâneas e contundentes.
Não poderia ser diferente, nessa ocasião, onde no próximo dia 26 de junho (sexta-feira), Elza traz no Spotify o seu novo single, uma releitura rock and roll do clássico de Nelson Cavaquinho, a canção JUÍZO FINAL: “Como estamos atravessando esse período drástico no Brasil e no mundo, eu quis gravar essa música, que fala do momento em que o bem vence o mal, uma música clara, além de muito bonita. Fizemos um arranjo rock and roll, gostei muito do resultado” – disse Elza.
O Spotify também está preparando uma experiência digital exclusiva na plataforma com três novas playlists: Elza Soares Samba, Elza Soares Amor e Elza Soares Protesto, juntando as músicas de sua trajetória dos anos 60 até hoje dentro dessas temáticas com pequenas mensagens de áudio da cantora explicando a seleção e suas inspirações para gravar as canções. A playlist This Is Elza Soares também vai ganhar um selo de 90 anos.
Tudo isso parece pouco pra celebrarmos o marco indelével que a arte de Elza Soares causa a todes que tem a oportunidade de acessar esse legado construído com tanta propriedade.
Para aquecer até sexta-feira o inícios desses lançamentos, separei o lyric vídeo de CARINHOSO, clássico de Pixinguinha, que Elza lançou há um mês e que faz parte também da trilha sonora da série Todas As Mulheres do Mundo que falei aqui na minha coluna.
FABIANA COZZA
Fabiana Cozza | Divulgação
Muitos artistas podem cantar músicas que tenham como tema a fé, mas poucos conseguem transformar o próprio corpo num templo ecoando uma voz que te aproxima do divino, seja qual for a fé que você professa (ou não). A isso eu chamo de DOM, uma dádiva, um dote natural transcendental.
Fabiana Cozza, faz isso e muito mais em seu novo clipe do single SENHORA NEGRA, música de Sérgio Pererê, lançada no último 19 de junho de 2020, que anuncia o novo álbum de Fabiana que chegará completo nas plataformas de áudio streaming no segundo semestre de 2020.
Cozza com sua voz única, eloquente e capaz de preencher com sentimento e emoção todo e qualquer vazio, usa e abusa do seu dom, na canção que o mineiro Pererê fez para falar da fé sincretizada em Aparecida e nos orixás. Mesmo os mais incrédulos ou de outra religião, se sentem profundamente tocados com os arranjos simples de Fi Maróstica, mas cheio de camadas impressos na canção. A direção de arte que o fotógrafo José de Holanda descortina todo em preto & branco no vídeo colaborativo é um espetáculo para os ouvidos dos olhos. Se dê esse presente e assista aqui o vídeo.