Por tOn Miranda
ACONTECEU
- O ator Mário Frias foi nomeado e assumiu a Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal. Estamos de olho…sem mais.
- Até o momento que essa coluna foi escrita NENHUMA notícia da assinatura vinda do Palácio do Planalto, em Brasília, para sancionar a Lei Aldir Blanc para que o auxílio emergencial chegue aos trabalhadores do setor cultural. A Lei aprovada no Congresso Nacional pelos Deputados Federais e Senadores precisa ser assinada até dia 30 de junho de 2020, senão PERDE a validade. É INCABÍVEL essa demora desumana que o setor cultural é obrigado a se submeter.
- A Deputada Estadual de SP Erica Malunguinho (PSOL) apresentou e protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo essa semana o Projeto de Lei 404 onde prevê a retirada de estátuas e monumentos que homenageiam figuras escravocratas em todo Estado de São Paulo. A PL diz que além das estátuas serem recolhidas e armazenadas em museus, em um ano os nomes de prédios públicos que homenageiam esses escravocratas devem ser substituídos. O objetivo da PL é estabelecer uma política pública de combate ao racismo no que diz respeito ao reconhecimento do direito a verdade e a memória da população preta.
- O jornalista, colunista e crítico de arte Miguel Arcanjo foi um dos destaques dessa semana nas Lives do Instagram: além de conduzir as lives do seu perfil, foi convidado no último dia 24 de junho (dia de São João) pra abrilhantar a live da Morente Forte, mediada pela produtora e autora Célia Forte. E mais tarde esteve num papo super bem conduzido pelo ator e produtor Sidney Santiago Kuanza, no perfil do ator, nas famosa live Papo(p)RETO que Sidney conduz sempre às 22h. Todas as conversas estão salvas nos IGTVs respectivos. Vale conferir!
- A Rede Globo anunciou que se prepara para voltar às gravações da novela Amor de Mãe entre o fim de julho e o início de agosto. Para isso está mobilizando sua Equipe de Efeitos Especiais para desenvolver soluções com efeitos visuais para levar ao ar cenas com beijos na boca e abraços entre os atores que ajudem a viabilização das histórias e mantenham atores e equipe técnica protegidos de qualquer disseminação do coronavírus. Adaptação desses novos tempos…
VEM AÍ
- O Itaú Cultural começa HOJE o projeto Palco Virtual, espaço fixo em sua grade online de programação, e que até dia 7 de julho conta com uma série intensa de espetáculos online sobre isolamento social, força das vozes femininas na América Latina e novas formas de encenar em tempos de distanciamento. Um dos destaques é a reestreia adaptada de Fim de Jogo, peça de Samuel Beckett, que o ator e autor Renato Borghi gravou no isolamento em sua casa e que será exibido em episódios no site do Itaú Cultural, entrando no ar de 3 a 7 de julho. Outro destaque são os curtas-metragens do Quarentena Filmes – que abrirão os espetáculos adultos –, projeto do ator cearense Walmick de Holanda, radicado em São Paulo, que recriou tragédias da literatura e do teatro usando bonecos e miniaturas, e vozes enviadas em áudio por amigos de diferentes partes do mundo. O Palco Virtual recebe ainda Viúvas – Performance sobre a ausência, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (dia 26), sobre mulheres que buscam os homens desaparecidos ou mortos pela ditadura civil militar, A Borracheira, do rondoniense O Imaginário (dia 27), sobre a verídica liderança das mulheres nos seringais, e Frida Kahlo – Viva La Vida (dia 28), do Teatro do Ornitorrinco, com foco na artista mexicana. Dos infantis, a Cia Patética exibe Suma Daqui, Menino!, e o grupo GOMPA, Chapeuzinho Vermelho, versão do francês Joël Pommerat. Tudo de graça!
- A Globoplay fará uma série retratando a vida do sociólogo Hebert José de Sousa, o Betinho. O escalado pra viver Betinho é o ator Júlio Andrade e quem viverá seus irmãos Chico Mário e Henfil (o irmão citado na canção de Aldir Blanc – O Bêbado e o Equilibrista, imortalizada na voz de Elis Regina) são o seu irmão o ator Ravel Andrade e seu irmão da vida e nosso padrinho artístico o ator Daniel de Oliveira (respectivamente). Lázaro Ramos também está escalado pra viver um médico na série. A série será dirigida por Sérgio Machado e a produção será do AfroReggae com a Formata.
- O ator, diretor e apresentador Alessandro Marba prepara um novo programa para o Canal Diversão & Arte – o Encontro No Ninho que estreará em breve na programação do Canal. O programa que será gravado de forma remota no Espaço da Cia do Pássaro promete ricos bate-papos com artistas da cena independente que estão começando sua trajetória e também já bem estabelecidos na carreira. O programa conta com orientação do grande Renato Gama, direção artística de Dawton Abranches e desse colunista e direção de imagem e edição de Dinho Santoz. Aguardem!
DESPEDIDA
- Nos despedimos essa semana da cineasta Suzana Amaral, do premiado “A Hora da Estrela”. A cineasta faleceu no fim da tarde do dia 25 de junho em São Paulo. Fica aqui nossa homenagem.
É PIQUE, É PIQUE!
- Os primeiros cancerianos que aniversariaram essa semana são:
- O músico Hermeto Paschoal, o ator Tonico Pereira, a escritora e jornalista Rosane Borges, a atriz e cantora Laura Carolinah e o bailarino Marlon Ailton (22/06);
- A cantora Elza Soares (que completou seu celebrados 90 anos) (23/06);
- No dia de São João o ator Erik Marmo (24/06);
- A atriz e apresentadora Fernanda Lima (25/06);
- O ator e diretor Cleiton Morais, a cantora e compositora Luiza Possi e os 78 anos do cantor e compositor Gilberto Gil (26/06).
Aliás essa coluna foi escrita ao som do lindo clipe Andar Com Fé que os amigos de Gilberto Gil gravaram pra ele e com ele – uma verdadeira constelação de astros e estrelas da música, dentre eles Chico Buarque, Alcione, Iza, Caetano Veloso, Marisa Monte, Ivete Sangalo, Emicida, Lenine, Nando Reis, Zeca Pagodinho, Jorge Benjor, Daniela Mercury, Fernanda Torres, Milton Nascimento, Lulu Santos, Djavan, os filhos e netos de Gil, até Steve Wonder e a grande Fernanda Montenegro. Uma festa! Confira também: