Nesta apresentação especial do programa SETE – vídeo ao final deste texto, Dinho Santoz faz sua comemoração aos 70 anos da nossa Jovem Televisão Brasileira.
A TV faz parte da nossa vida desde muito cedo, já crianças nós nos embrenhamos nos desenhos animados e nos programa infantis. E depois nos shows e programas de entretenimento, nos filmes, e também nas séries, que hoje se tornaram tão presentes e que o público ama acompanhar.
O Canal Diversão & Arte participa da campanha #EuQueroVeteranosNaTV , são tantos nomes importantes que fizeram parte da história da teledramaturgia brasileira, entre eles Léa Garcia, Tony Ramos, José Mayer, Eva Wilma, João Acaiabe, Lima Duarte, Glória Menezes e Tarcísio Meira. Participe também desta campanha, comente no final da matéria e use as hashtag #EuQueroVeteranosNaTV nas suas redes sociais, e nos diga qual seu ator veterano preferido, aquele das antigas e que vc quer ver na tv?
Glória Menezes e Tácisio Meira
João Acaiabe
E citando a teledramaturgia, as telenovelas são predominantes na televisão brasileira, e neste quesito não tem como não citar a REDE GLOBO que é mestre no assunto, e produziu os maiores sucessos e clássicos da tv brasileira. Mas além dela, outras emissoras também produziram verdadeiras pérolas das novelas, vamos citar algumas como produções da REDE RECORD, do SBT e da TV Bandeirantes.
SBT – Sistema Brasileiro de Televisão
O SBT teve uma fase muito atuante nos anos 90 com produções que marcaram aquela época, como em As pupilas do Senhor Reitor de 1994 com a direção geral de Nilton Travesso. É a segunda versão adaptada do livro, após a versão de 1970 da tv Record, que também foi escrita por Lauro César. E tem no elenco Contou com Débora Bloch, Eduardo Moscovis, Luciana Braga, Tuca Andrada, Juca de Oliveira, Denise Del Vecchio, Elizângela e Elias Gleizer nos papéis principais. No mesmo ano, lançou também a sua versão da novela ERÁMOS SEIS, se tornando um sucesso em vários países em que foi apresentada. Vale destacar a maravilhosa atuação da atriz IRENE RAVACHE e OTHON BASTOS.
E em 1997 com CHIQUITITAS, novela infanto-juvenil musical, que revelou vários nomes hoje muito conhecidos, como Bruno Gagliasso, Fernanda Souza e Carla Diaz.
REDE RECORD
Já nos anos 2000, a TV Record lança Caminhos do Coração, que trouxe um formato mais ágil e cheio de efeitos especiais. Com o sucesso da inovação a novela ganhou mais duas sequencias Os Mutantes: Caminhos do Coração e Mutantes: Promessas de Amor.
E em 2015 trouxe a primeira novela brasileira e mundial baseada num história bíblica, OS DEZ MANDAMENTOS. Desde então histórias bíblicas tem se tornando o grande tema das produções da emissora.
REDE BANDEIRANTES – BAND
A TV BANDEIRANTES, ou BAND apenas tem larga história em novelas, com muitos títulos lançados ao longo dos anos, embora seja mais conhecida pelo seu núcleo esportivo.
Por exemplo, em 1980 trouxe a segunda versão da romance Meu pé de laranja lima e em 1995 inovou com uma linguagem mais cinematográfica na novela A idade da Loba.
E mais tarde, em 2005, produziu Floribella, uma novela juvenil que possui uma legião de fãs e ganhou até mesmo uma segunda temporada. Recentemente a Band voltou com uma reprise de Floribella em sua programação.
MUSIC TELEVISION – MTV
Mas além das novelas, outro momento histórico na televisão brasileira é a chegada da MUSIC TELEVISION, a MTV.
A MTV Brasil Nasceu no dia 20 de outubro de 1990 e esteve no ar como emissora de tv aberta até 30 de setembro de 2013. Depois disso passou a grade de tvs por assinatura.
Na concepção original, a MTV estava destinada a exibir videoclipes e focar em um público jovem de 12 a 35 anos. Quatro meses antes de sua estreia, a MTV abriu um concurso para seus apresentadores, que seriam conhecidos como video-jockeys ou simplesmente VJs. Eles teriam a função de “anfitriões” dos programas. A primeira equipe de VJs era formada por Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Daniela Barbieri, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo Leão, Thunderbird e Zeca Camargo de lá também surgiram apresentadores como Marcos Mion e DIDI WAGNER.
70 anos de história da televisão no Brasil
São 70 anos de história, muita aconteceu. A tv evoluiu e segue evoluindo. Parabéns a essa jovem senhora Televisão Brasileira.