A vida produtiva de Luanda Scandura | PERFIL

Por tOn Miranda

Luanda Scandura, nos últimos 10 anos, é um dos nomes mais presentes nas fichas técnicas e nos corações de grandes produções do cenário da indústria do Teatro Musical no Brasil. Luanda que é formada em Rádio e TV e especializada em Gestão Cultural, iniciou a carreira produzindo programas de televisão na Rede TV e logo migrou para o teatro junto ao time da Time For Fun.

Em seu extenso e brilhante currículo, assina produções de inúmeros musicais originais da Broadway, dentre eles: Cats (temporada SP e RJ), Mamma Mia, A Família Addams (temporada SP e RJ), O Rei Leão, Mudança de Hábito, Wicked e Les Miserables, além dos espetáculos adaptados: As Bruxas de Eastwick, Jesus Cristo Superstar, Antes Tarde do que Nunca e 2 Filhos de Francisco.

A arte e o teatro musical proporcionaram encontros profissionais com grandes nomes do teatro, como José Possi Neto, Jorge Takla, Miguel Falabella, Ulysses Cruz, Marisa Orth, Antunes Filho, dentre muitos outros.

Antes da pandemia da COVID-19 do novo coronavírus, seus últimos trabalhos pela Atual Produções foi o gerenciamento da produção do Musical Zorro, apresentado em um formato totalmente inovador no espaço Rooftop 033 e o espetáculo musical Donna Summer, cuja a temporada foi paralisada devido a quarentena.

No próximo dia 26 de outubro de 2020, com produção do Canal Diversão & Arte, Luanda Scandura irá ministrar através de um curso online pela plataforma Zoom (via Sympla), o curso A PRÁTICA DA PRODUÇÃO CULTURAL, com encontros online ao vivo, de segunda a sexta, das 19h às 22h e no sábado, 31 de outubro de 2020 (data do encerramento do curso), das 10h às 14h, completando assim uma imersão de 21 horas no universo da produção cultural de forma prática e objetiva. É uma enorme oportunidade de mergulhar com segurança e praticidade num universo profissional com uma exper. Habilidosa, dona de um olhar e vivência aprofundada através de dezenas de casos de notáveis sucessos. Se você quiser saber mais desse curso e se inscrever nas últimas vagas que ainda restam confira aqui.

Luanda, gentilmente, atendeu nosso convite pra responder as 28 perguntas da coluna PERFIL para que juntos, possamos conhece-la um pouco melhor, além dos bastidores do show business. Vamos às perguntas?

tOn Miranda: Qual a lembrança marcante você tem da sua infância?

Luanda Scandura: Das viagens para praia que fazíamos com a família toda, eram memoráveis.

tOn: O que te levou a se envolver com a área artística?

Luanda: Minha mãe sempre me levava ao teatro quando era pequena, acho que foi um processo natural, crescer e entender que era possível trabalhar com aquilo que sempre me fascinou.

tOn: Quem é uma inspiração para você?

Luanda: Pessoas que cruzam meu caminho e que eu de alguma forma admire formas de pensar, formas de ver o mundo, não existe nada em específico.

tOn: Qual o hábito mais chato das pessoas?

Luanda: Criticar o outro.

tOn: O que você vê como seus pontos fortes?

Luanda: Vixi Maria… persistência, honestidade, acreditar nas pessoas, acho que esse é o ponto mais forte, eu acredito nas pessoas…

tOn: Qual o mais distante você já esteve de casa?

Luanda: Nas minhas meditações (risos).

tOn: Cite dois ou três pratos que remetem a sua infância e que eram especialmente memoráveis?

Luanda: Macarrão à bolonhesa, porque era o passeio de domingo com a família e bolinho de chuva, que ficamos em casa em dias tediosos.

tOn: Em que momento decidiu fazer do seu talento uma profissão?

Luanda: Não sei nem se é talento (risos), mas por volta dos 19 anos, decidi largar a Faculdade de Publicidade e Propaganda e ir fazer teatro e Rádio e TV.

tOn: Qual artista faz a trilha sonora da sua vida?

Luanda: Maria Bethânia.

tOn: Quem são os seus melhores amigos?

Luanda: Trio parada dura –  Fabiano, Carla e Samuel.

tOn: Qual canal de TV não existe, mas deveria?

Luanda: Nenhum, fiz rádio e TV, mas com o tempo vejo cada vez menos TV, chata, né? (risos), mas poderia ter um com uma tela preta dizendo para ir fazer algo de útil e levantar a bunda do sofá (risos).

tOn: Quem são os seus heróis?

Luanda: Não tenho heróis, não acredito muito nisso, acho que não ajuda na nossa construção diária como pessoa e autoconhecimento termos heróis.

tOn: Onde você gostaria ir de férias e nunca foi?

Luanda: Toda a Europa.

tOn: Qual foi a última coisa que você conseguiu de graça?

Luanda: Me divertir com meus amigos num churrasco.

tOn: Qual filme merece uma sequência?

Luanda: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

tOn: Se você pudesse se encontrar com qualquer pessoa no mundo, quem seria e por que?

Luanda: Papa Francisco, não sou Católica, mas o papa tem uma sabedoria sem fim, homem que consegue ver além desse tempo, clareza de ideia e posicionamentos humanos.

tOn: O que você ensinaria a você mesmo quando criança?

Luanda: Para não acreditar em tudo que dizem ao meu respeito.

tOn: Se você fosse um herói, qual seria o seu super poder e por que?

Luanda: Trazer consciência as pessoas, que elas pudessem entender todas as armadilhas que criam para se auto sabotar diariamente e constantemente, libertar de crenças e questões familiares.

tOn: Pelo o que você gostaria de ser lembrada?

Luanda: Por seu uma pessoa divertida, preocupada com o outro e humana.

tOn: Qual a pergunta mais chata que fazem a você?

Luanda: Se eu sou sapatão! Não, não sou, e isso não define absolutamente nada sobre a minha pessoa, que diferença faz na vida do outro e o quão limitado as pessoas estão em pleno século XXI, definindo a sexualidade do outro pela aparência.

tOn: Uma cor…

Luanda: Roxo.

tOn: Uma música…

Luanda: O Quereres

tOn: Um lugar…

Luanda: Londres.

tOn: Um livro…

Luanda: Mulheres que Correm com os Lobos.

tOn: Dia ou Noite?

Luanda: Dia

tOn: Doce ou Salgado?

Luanda: Salgado

tOn: Um prazer…

Luanda: dormir

tOn: Uma saudade…

Luanda: minha avó.

Deixe um comentário: