Por Dinho Santoz
Eu vi no NETFLIX, sabe aqueles filmes que surgem na ‘timeline’ e na busca do que assistir sem muita expectativa você dá o play?
E então mexendo no celular sentado no sofá deixei o filme rolar na tela da tv.
Com 10 minutos já deixei minha atenção toda voltada para o filme. E ele não tem um super elenco de celebridades, nem traz atuações magistrais, na verdade são atuações simples, por vezes rasas mas que cumprem muito bem o papel. O encanto verdadeiro do filme esta no roteiro!
O que é uma grande surpresa, ele te pega e te faz acompanhar sem perder a linha ou cair no ‘lugar comum’ e o mais interessante é que não sai dele, do lugar comum.
No filme acompanhamos ALICE, personagem vivida pela atriz Anne Mota, uma garota adolescente trans que tem uma vida super tranquila, com boas relações, uma família que lhe dá todo apoio e suporte. E a partir dai seu pai, que entra num projeto de trabalho, precisa viajar por um tempo para uma cidadezinha do sul do brasil.
Cidade super conservadora e presa no tempo com conceitos preconceituosos. Alice se vê então num ambiente que ignora sua identidade e a condena, principalmente no ambiente escolar, e é ai que esta a grande sacada do filme. Ele é doce, leve e gostoso de ver. O preconceito esta lá, a violência esta lá, a ignorância esta lá também, mas o que predomina no filme é o amor, o caráter, as conquistas, os carinhos, os amigos e a família!
Fiquei encantado com a forma em que toda essa história foi tratada, e no lugar de abordar o tema da transexualidade o filme faz um serviço lindíssimo, podendo trazer o tema a qualquer grupo de forma leve e principalmente com muito respeito. É um filme pra ver com crianças, com os avós, com a mãe, com namorado, namorada e toda família, é pra rir, divertir, chorar e torcer do inicio ao fim.
Entre todas as abordagens que o filme trás, o período da adolescência e o anseio pelo primeiro beijo, a relação com os amigos e a importância da família é que predominam nesse filme, vale ver.
É uma dessas maravilhosas surpresas do cinema nacional, lindo, leve e apaixonante.
SERVIÇO
Onde ver: NETFLIX e outras plataformas digitais de locação de filmes.
Site: https://www.alicejunior.com
Data de lançamento: 28 de setembro de 2019
Direção: Gil Baroni
Roteiro: Luiz Bertazzo
Música composta por: Vinícius Nisi
Produção: Andréa Tomeleri
Elenco
Anne Celestino Mota como Alice Júnior
Emmanuel Rosset como Jean Genet
Surya Amitrano como Taísa
Matheus Moura como Bruno
Thaís Schier como Viviane
Katia Horn com Marisa
Gustavo Piaskoski como Guilherme
Antonia Montemezzo como Manoela
Igor Augustho como Lino Neto
Melissa Locatelli como Sininho / Rita Rubão