Na continuação da mostra, o público pode conferir Vidas à Margem, dramaturgia original do grupo no dia 16 de janeiro; O Urso, de Anton Tchekhov em 23 de janeiro; e fechando o mês, em 30 de janeiro, será apresentado Despedida de Solteiro, uma das peças curtas que integra o ciclo Anatol, de Arthur Schnitzler. O Teatro Aliança Francesa inicia 2021 mantendo a programação constante em uma trajetória de quase 60 anos
O teatro foi uma das áreas mais afetadas com a paralisação completa das atividades presenciais em boa parte de 2020. O Tapa foi se reinventou e levou seu trabalho para diversos estados brasileiros e outros países com a Mostra de Repertório On-line do Grupo TAPAno Teatro Aliança Francesa. Em sua trajetória de mais de 40 anos, o grupo enfrentou várias crises econômicas, instabilidades políticas, porém sempre se manteve em atividade. Atualmente, continua seu trabalho artístico, dialogando com essa nova linguagem proporcionada pelas ferramentas digitais.
Em janeiro de 2021, o grupo retoma a mostra com mais 3 espetáculos: Vidas à Margem, dramaturgia original do Tapa, com Flávio Tolezani e Natalia Gonsales, no dia 16 de janeiro; O Urso, de Anton Tchekhov (1860-1904), com Brian Penido Ross, Camila Czerkes e Dalton Vigh em23 de janeiro; e haverá apresentação de Despedida de Solteiro, de Arthur Schnitzler (1862 -1931), no dia 30 de janeiro, com Antoniela Canto, Adriano Bedin, Ariel Cannal e Bruno Barchesi.
Todas as montagens têm direção de Eduardo Tolentino de Araujo. As sessões serão transmitidas ao vivo pela plataforma ZOOM, todo sábado, às 19h, com uma peça diferente a cada semana. Os ingressos têm preços populares de R$ 20 e o público pode contribuir com outros valores para ajudar na manutenção do grupo com a campanha SOS TAPA.
Os espetáculos
O sonho americano desfeito em um país que divide os cidadãos entre vencedores e perdedores sem que haja uma segunda chance para os deserdados, é o fio condutor de Vidas à Margem, uma criação inspirada em temas recorrentes na dramaturgia americana do século 20. Na trama, um homem é uma mulher, interpretados por Flávio Tolezani e Natalia Gonsales, enfrentam dificuldades na relação por estarem à margem do sistema.
“O título faz uma brincadeira paródica com À Margem Da Vida, de Tennessee Williams, que recebeu uma tradução no Brasil com o nome de Zoológico de Vidro. A história é um mergulho na alma masculina e feminina diante da adversidade. A vida boêmia, as incertezas materiais de uma carreira artística geram distintas possibilidades de fuga da realidade por um jovem casal”, conta o Tolentino.
Com Brian Penido Ross, Camila Czerkes e Dalton Vigh, O Urso, de Anton Tchekhov, é uma comédia curta e traz uma jovem viúva recolhida em sua propriedade. Durante o luto, ela recebe a inesperada e intempestiva visita de um proprietário de terras vizinho que veio cobrar dívidas contraídas pelo falecido marido. A tensão entre os dois, intermediada por um velho criado, adquire alta voltagem na medida que as máscaras caem.
Tchekhov é um dos autores mais bem quistos pelo Tapa, que celebrou seus 40 anos de trajetória com O Jardim Das Cerejeiras. Tolentino ressaltou um outro lado na obra do autor russo. “O texto é de um período anterior aos grandes clássicos que o consagraram. Um mestre das narrativas curtas, Tchekhov já era famoso por seus contos quando começou a afiar suas ferramentas na dramaturgia através de pequenos vaudevilles que já trazem em si o aspecto patético das relações humanas”.
Outro parceiro recorrente do Tapa é o austríaco Arthur Schnitzler que desenvolveu uma série de sete peças curtas (O ciclo Anatol), escritas entre 1882 e 1892, que trata sobre as aventuras e desventuras de um namorador incansável. Despedida de Solteiro foi um dos textos desta coletânea que o Grupo TAPA montou em 2018 e que agora chega ao seu repertório on-line. Na história, o protagonista se vê em apuros no dia do seu casamento quando uma conquista da véspera acorda no seu quarto e se recusa a ir embora. O elenco é formado por Antoniela Canto, Adriano Bedin, Ariel Cannal e Bruno Barchesi.
“Cada episódio do ciclo tem vida própria e traz como elementos comuns Anatol e, seu amigo e alter ego, Max. Com sólida carreira na medicina, o autor não podia esperar que seus textos escritos como exercícios dramatúrgicos fizessem tanto sucesso, rendessem toda uma série e lhe abrissem as portas para se tornar um dos expoentes da literatura ocidental”, diz o diretor.
Uma parceria duradoura
A relação entre Teatro Aliança Francesa com o Tapa é bem próxima e tem uma trajetória comitantemente significativa para os dois lados. Iniciou com o período de residência de 1986 – 2001, durante 15 anos, onde o local serviu para o grupo se consolidar em São Paulo, estrear diversos espetáculos e pesquisar dramaturgias. Com a celebração dos 50 anos do teatro, houve um reencontro com a cia com a apresentação de As Criadas, de Jean Genet. Desde então, o Tapa sempre marca presença na programação.
O ano de 2020 foi atípico e acertou veementemente o setor teatral. “No primeiro momento, parecia algo temporário e rápido, porém a pandemia está sendo bem longa. Foi um momento de discussão de como as atividades iriam funcionar no ambiente virtual, e a arte se mostrou necessária, um respiro, nos deixou mais sadios psicologicamente. Nos revelou a importância de cada função em um trabalho artístico”, destaca Livia Carmona, Coordenadora Cultural da Aliança Francesa de São Paulo.
Para Livia, manter a Mostra de Repertório On-line do Grupo TAPA foi uma decisão para prosseguir com a programação, e continuar com cautela e proteção, pois somente a equipe técnica e os atores estão no local. Outro ponto expressivo foi a dissolução da relação do palco e plateia, pois com a tecnologia, o espaço cênico é usado de diversas maneiras. “É diferente do teatro, da TV, do cinema, é uma linguagem que estamos aprendendo a utilizar. São peças curtas em uma profundidade menor, elenco reduzido, onde a câmera consegue transmitir uma mensagem e o público fica em uma relação íntima com o ator. São explorados pela direção camarim, terraço, plateia e até o porão do teatro, obtendo novos pontos de vista. Boa parte dos espectadores assiste pelo celular, por isso é imprescindível pensar em todas as etapas do novo status quo”, finaliza a coordenadora.
SERVIÇO:
Mostra de Repertório On-line do Grupo TAPA no Teatro Aliança Francesa
Ingressos: R$ 20 (Ingresso único), R$ 35 (SOS TAPA), R$ 50 (SOS TAPA), R$ 75 (SOS TAPA), e R$ 100 (SOS TAPA).
Venda ingressos e acesso à transmissão: Sympla.com.br/teatroaliancafrancesaonline
Especificação técnica: baixar o aplicativo Zoom, preferencialmente no PC ou notebook. Também é possível assistir por tablet, celular ou emparelhamento com Smart TV.
Vidas à Margem
Dia 16 de janeiro, sábado, às 19h
Texto: Grupo TAPA. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Elenco: Flávio Tolezani e Natália Gonsales. Fotos: Ronaldo Gutierrez. Captação de Vídeo e Fotografia da Transmissão: Gito Fernandez. Operação de Áudio: Lucas Bulhões. Design Gráfico: Mau Machado. Assistência de Produção: Natália Beukers. Produção Geral: Ariel Cannal. Duração: 40minutos. Classificação etária: 14 anos.
O Urso
Dia 23 de janeiro, sábado, às 19h
Texto: Anton Tchekhov. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Elenco: Brian Penido Ross, Camila Czerkes e Dalton Vigh. Fotos: Ronaldo Gutierrez. Captação de Vídeo e Fotografia da Transmissão: Gito Fernandez. Operação de Áudio: Lucas Bulhões. Design Gráfico: Mau Machado. Assistência de Produção: Natália Beukers. Produção Geral: Ariel Cannal. Duração: 35 minutos. Classificação etária: 12 anos.
Despedida de Solteiro
Dia 30 de janeiro, sábado, às 19h
Texto: Arthur Schnitzler. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Elenco: Antoniela Canto, Adriano Bedin, Ariel Cannal e Bruno Barchesi. Fotos: Ronaldo Gutierrez. Captação de Vídeo e Fotografia da Transmissão: Gito Fernandez. Operação de Áudio: Lucas Bulhões. Design Gráfico: Mau Machado. Assistência de Produção: Natália Beukers. Produção Geral: Ariel Cannal. Duração: 30 minutos. Classificação etária: 12 anos.