Por Mara César
O termo « quarnivalle », foi encontrado pela primeira vez, por historiadores da língua francesa – língua oficial da Província do Québec no Canadá- numa portaria do ano de 1268 de Bispos proprietários do antigo Ducado de Bouilon , região onde hoje se situam França, Bélgica e Luxemburgo.
A palavra « quarnivalle » definia o período desde a Festa de Reis até Quarta- feira de Cinzas, sendo o principal entretenimento da população no inverno europeu ao qual justamente nesse período, ele estava no seu nível máximo de frio.
Com a colonização francesa e inglesa ao continente Norte Americano a tradição do “quarnivalle” foi também incorporada a região da Nova-França ( Nouvelle France 1534 – 1763), a qual fazia parte a Província do Québec.
Em 1880, foi registrado o primeiro carnaval, em terras « québécoises1 » na cidade de Quebec. A festa do carnaval era constituída por vários esportes de inverno como corridas em trenós sobre rios congelados, corridas de canoas em rios ainda não congelados, cabanas com bebidas quentes e o famoso « tire d’érable sur la neige », que é um pirulito feito de um xarope da seiva de uma árvore da família Acer ( que é a árvore a qual a folha está na bandeira do Canadá) , atividades artísticas como construção de esculturas de gelo e de neve, grupos de dança e de músicas regionais. Nessa época surgiu uma das mais famosas atrações do carnaval de Quebec: o castelo de gelo.
Na época do carnaval das terras « quebecoises » a ordem era (e é até hoje) quanto mais neve e gelo melhor!
A participação da população na festa de carnaval sempre foi o verdadeiro termômetro do inverno pois indiferente ao clima rigoroso, a população encontrava nessa festividade todo calor necessário para suportar os grandes períodos de neve, gelo e alguns até isolamento, se divertindo com sua família e amigos no carnaval.
O carnaval de Quebec, 1893 recebeu um grande incentivo – financeiro de comerciantes juntamente com políticos da época que resolveram investir nessa festa de inverno para « aquecer » o ânimo da população e dos negócios através do turismo que o carnaval prometia atrair.
Nos anos seguintes a partir daí o carnaval se tornou um evento com mais atrações artísticas e de esportes por toda cidade, desfiles de carros alegóricos com artistas e atraindo um número maior de turistas que já se fidelizavam a principal festa de inverno do Canada.
A grande crise econômica 1929/30 e a Segunda Guerra Mundial interrompem o carnaval do Quebec por tempo indeterminado.
No início dos anos 50 um grupo de empresários resolveu tirar o Carnaval de Quebec de seu período de hibernação e reanimá-lo com força total.
A nova versão do Carnaval do Quebec teve seu « début » em 1955, sob a gerência da empresa de mesmo nome que foi criada somente para esse evento e o colocou em um novo patamar de entretenimento para a população do Quebec e para os turistas que participam dessa festa.
Toda a cidade de Quebec é mapeada com áreas de entretenimento ao ar livre e em espaços fechados também de acordo com o tipo da atração. A cidade apresenta grandes esculturas de gelo e decorações por toda parte que servem como sinalização de áreas com atividades e atrações. A área principal do carnaval é situada em frente ao famoso prédio do Parlamento e ao lado da Planícies de Abraão (« Plaines d’Abraham ») que representam o coração de Quebec no centro histórico da cidade, onde é instalado o castelo de gelo do Bonhomme e a área de restaurantes e bares, toda em estilo arquitetônico rústico.
O símbolo oficial do carnaval de inverno surgiu nesse mesmo ano, para ser coroado pelo público: o Bonhomme, um boneco branco de 2m de altura (que simula um boneco de neve), com seus tradicionais acessórios (e muito procurados nas lojas durante o carnaval) : sua touca e faixa vermelha simbolizando aspectos políticos e culturais da história do Quebec.
O Bonhomme é o rei do carnaval do Quebec, muito simpático, solícito e acessível, ele é o maior folião do carnaval também, pode ser encontrado nas principais atividades e atrações do carnaval de inverno, além de fazer a abertura e o fechamento solene do mesmo.
O carnaval de inverno do Quebec tem evoluído de forma substancial a cada ano e nesse ano de 2021, para surpresa da maioria que esperava um cancelamento solene nessa época de pandemia, ele foi reformulado e reestruturado em forma virtual, com pontos de decorações ao exterior simbolizando que o carnaval está ativo, presente, ainda aquecendo as terras geladas.
Foi criado um canal de Youtube para apresentar toda programação virtual gratuitamente
Vale muito a pena aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco desse carnaval tão peculiar e geladinho.
Para saber mais do Carnaval de Inverno do Quebec clique aqui. (site em: inglês / francês/ espanhol)