Cuscuz originário do continente africano veio para o Brasil | GASTRONOMIA

Por Aline Chermoula

O cuscuz começou a ser consumido há cerca de dois séculos antes de Cristo, na região do Magrebh. Na época, a localidade agregava nações que hoje conhecemos como a Tunísia, o Marrocos e a Argélia.

O cuscuz marroquino tem sabor e texturas muito suaves e, como uma tela em branco, aceita bem uma série de sabores e pode ser servido ao lado de carnes brancas e vermelhas com ou sem molho.

A sugestão que dou aqui é vegetariana e funciona como salada fria ou acompanhamento morno. Mas é possível criar uma infinidade de receitas partindo dos ingredientes que mais agradam o comensal.

Cuscuz é fácil, prático e delicioso. Nessa versão, é um acompanhamento perfeito para carnes e aves.

Versão de semolina é fácil de fazer e substitui carboidratos como arroz, batata e macarrão.

CUSCUZ MARROQUINO COM ABOBRINHA, TOMATE E CEBOLA CARAMELIZADA

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
1 e ½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
300 g de tomate-cereja ou sweetgrape
2 abobrinhas médias
1 cebola grande
¾ de xícara de azeite de oliva (aproximadamente)
¼ de xícara (chá) de salsinha picada
¼ de xícara (chá) de hortelã picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER
Ferva uma xícara e meia de chá de água. Coloque sobre o cuscuz marroquino em uma panela e tampe por cerca de cinco minutos. Depois disso, abra e mexa para soltar os grãos. Reserve.
Corte a cebola e fatias finas.
Aqueça uma frigideira com cerca de duas colheres de sopa de azeite e frite a cebola em fogo baixo, até que fique bem morena, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos. Reserve.
Corte as abobrinhas em cubos e salteie em uma frigideira com um pouco de azeite até que dourem. Não coloque todos de uma vez.
Corte os tomates ao meio e coloque na frigideira com um fio de azeite com a parte da semente voltada para baixo. Deixe até que esteja bem dourado. Não coloque todos de uma vez e não mexa para que não desmanchem.
Em uma tigela grande, coloque o cuscuz cozido, os legumes preparados, a salsinha e o hortelã picados. Mexa delicadamente até ficar homogêneo.
Regue com cerca de três colheres de sopa de azeite, ajuste o sal e a pimenta.
Sirva morno ou frio.

Deixe um comentário: