COMEÇA HOJE A FESTA DO FOTOLIVRO COM O FESTIVAL IMAGINÁRIA_2021 ATÉ O DIA 28 DE MARÇO DE 2021

Casa de Livros e Editora Lovely House promove e produz festival onde a fotografia é a grande protagonista

Por tOn Miranda

Aposto que nem o francês Joseph Nicéphore Niépce (criador da primeira fotografia reconhecida feita em 1826) imaginou um dia de criar uma festa virtual, sem aglomerações presenciais, onde a principal atração fosse a Fotografia ou melhor, as publicações desse ramo editorial: os fotolivros e os fotozines.

Mas essa ideia de reunir toda essa turma num festival está sendo concretizada pela casa de livros e editora paulistana, a Lovely House, através das figuras de seus criadores e curadores, a paulistana e artista visual Luciana Molisani e o uberabense, fotógrafo e artista visual José Fujocka com a primeira edição do Festival Imaginária_ a festa do fotolivro.

A comunicação e a relação com a imagem nunca foram tão intensas como nessa era das mídias sociais que temos vivenciado. A imagem está presente em todos esses registros e muitas vezes é o fio condutor de muitas narrativas, relações e notícias. Quando criaram a Lovely House no coração de Sampa (Rua Augusta, 2690, Galeria Ouro Fino, 2º. Andar @329, Cerqueira César) há pouco mais de dois anos, Luciana e Fujocka já tinham o desejo de promover um diálogo sobre o mercado editorial, novas publicações, temas e autores relevantes que hoje se concretizam com a apresentação da primeira edição de Imaginária, uma festa com ênfase em fotografia, mas para evidenciar linguagem, expressão e forma de concretização do objeto fotolivro.

“Na contemporaneidade, em que cada vez mais a imagem circula virtualmente, ele assume um lugar de registro físico e memória para posterioridade. Além disso, diante de um tempo cada vez menor de observação das imagens por conta da dinâmica das mídias e do tempo publicitário, o fotolivro, com seus diferentes formatos e linguagens, é um convite para a contemplação da fotografia”, afirma Fujocka.

O festival que começa hoje, 24 de março e vai até 28 de março de 2021, traz para o ambiente digital cinco dias de encontro com diversos autores, editores, artistas com olhares múltiplos para essa expressão artística. No programa de Imaginária você vai encontrar uma Feira Livro com mais 40 expositores de todo país com diversas vertentes editoriais do fotolivro e fotozines, diversos horários de Ciclo de Conversas com diversos artistas e publicadores do ramo com curadoria de Daniela Moura e da Lovely House, uma Maratona de Edições de Imagens com o grupo paulistano Grupo Lombada com 10 trabalhos selecionados por eles. E por fim a entrega do Prêmio Lovely 2021 com a revelação dos ganhadores das categorias melhor Fotolivro e melhor Fotozine.

O Festival Imaginária_ inaugura no Brasil esse tipo de evento que já acontece no mundo, como o Instanbul Photobook Festival, na Turquia, o Fotobookfestival Kassel, na Alemanha, o Paris Photo, na França e o Fiebre Photobook, na Espanha.

“A construção de narrativas visuais teve sua importância amplificada exponencialmente nos últimos anos, e entrou no cotidiano de qualquer pessoa, seja ela um artista ou não. Atenta-se ao fato, por exemplo, do cuidado e tempo despendido por qualquer pessoa para “editar” seu feed ou story no Instagram, ou em outra rede social que permite a ela se expor e mostrar seu ponto de vista de forma visual”, diz Luciana Molisani

SERVIÇO

Festival Imaginária_

A festa do Fotolivro

De 24 a 28 de março de 2021

Programação completa:

Site | festivalimaginaria.com.br

Instagram | @festivalimaginaria

Facebook | @festivalimaginariabr

YouTube | clique aqui

Ingressos | acesso gratuito

Deixe um comentário: