Pandemia faz cinemas se reinventarem; parcerias e mais conforto são destaques

São Paulo 24/5/2021 – “Diante da pandemia e do risco da contaminação, foi importante repensar maneiras de fazer as pessoas voltarem a frequentar os cinemas”, diz Marcos Saad.

Diante da pandemia e das restrições sociais, pensar em estratégias para trazer o público de volta às salas de cinema é essencial. Parcerias, investimento em tecnologia e lançamentos são algumas das ações adotadas pelos cinemas.

Os cinemas foram um dos segmentos mais impactados pela pandemia. Com fechamento total por vários meses, foi inevitável pensar em alternativas de faturamento e estratégias para reconquistar o público. Reformas, parcerias e outras iniciativas passaram a fazer parte da realidade desses negócios.

A última grande bilheteria pré-Covid foi registrada em 2019, quando o longa Vingadores: Ultimato arrecadou US$ 2,797 bilhões (R$ 14,53 bilhões) ao redor do mundo e se tornou a maior bilheteria de todos os tempos. Depois, os números ficaram cada vez menores.

Com a retomada gradual de atividades, os cinemas voltaram a funcionar por oito horas diárias, com o número de sessões reduzido e até 60% da capacidade. A reabertura marcou um novo começo de um setor que funciona como uma indústria.

Para se ter ideia de sua importância, apenas em São Paulo, o setor audiovisual gera quase 92 mil empregos diretos e, somando os indiretos, o resultado mais do que dobra. Por isso mesmo, manter o cinema vivo é essencial não só para o setor de entretenimento, mas também para a sociedade como um todo.

“Diante da pandemia e do risco da contaminação, foi importante repensar maneiras de fazer as pessoas voltarem a frequentar os cinemas. Foi, então, que decidimos reformar o nosso cinema e investir em tecnologia e conforto máximos”, explica Marcos Saad, sócio da MEC Malls, empresa que administra o empreendimento multiuso Villa Multimall, localizado em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo.

Para Saad, o investimento em salas VIP, com poltronas reclináveis, espaços mais amplos e tecnologia de ponta serão aspectos determinantes na escolha do consumidor, mesmo que ele ainda esteja provisoriamente com receio de frequentar o cinema novamente.

Outro exemplo é a rede Cinemark, que firmou uma parceria com a Elo. Agora, os clientes que possuírem cartões da bandeira terão descontos de 50% na compra de ingressos para as salas da rede. A parceria terá duração de dois anos e foi intermediada pela Flix Media.

Outra medida adotada pelos cinemas foi a criação de protocolos com medidas de segurança e higienização, bem como o investimento em programação especial, com clássicos e lançamentos exclusivos. A reserva de sessões privadas de exibição é um investimento paralelo das redes de cinema, voltada a grupos de até 20 pessoas.

“O Multiplex de Santa Bárbara está localizado dentro de um complexo multiuso, que reúne serviços, restaurantes, educação, moradia, entretenimento e um hotel de rede internacional. Oferecer um cinema de ponta era, portanto, essencial”, completa Mário Thurler, sócio da MEC Malls.

Com reabertura prevista para 3 de junho de 2021, o Multiplex do Villa Multimall (antigo Vic Center) oferecerá a única sala VIP da região, e programação especial em salas totalmente reformadas.

A aposta é ousada, mas necessária para reconquistar os clientes em momentos de isolamento social e receio de contaminação. Com boas práticas, tecnologia, investimento em protocolos, e uma programação de lançamentos atraentes, o cinema sempre será uma excelente experiência e opção de entretenimento fora de casa.

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