Tango – roteiro da decomposição, espetáculo audiovisual sobre a solidão da paixão feminina e a construção e decomposição de uma relação, estreia dia 12 de outubro

Idealizado pela atriz Natalia Gonsales, o espetáculo dirigido por Bruno Perillo e escrito por Priscila Gontijo é performado pelos atores Bruno Kott e Natalia Gonsales. Serão 4 apresentações online e gratuitas pelo canal do Youtube da Contorno Produções

Tango _ roteiro da decomposição é a história de um casal em preparação. A mulher organiza um jantar para o primeiro encontro com o homem. O homem organiza o primeiro jantar para a mulher. Em pequenos fragmentos, veremos a alquimia que se estabelece entre as diversas etapas de uma relação amorosa. 

O texto é uma dança no tempo. O tempo da preparação de um jantar para o primeiro encontro do casal também é o tempo integral da relação que os dois vivem. O texto possui três planos distintos que se alternam. O primeiro plano é a organização do jantar. O segundo plano é a preparação do término de um casamento que pode durar uma vida inteira a dois. E o terceiro plano é a preparação do texto que o casal escreve (e dança) para ir à cena. 

Fragmentos de imagens, pensamentos, sensações e reflexões de um processo cinematográfico vivido por Natalia com um diretor argentino Eduardo Milewicz em 2018, contaminaram a criação artística do espetáculo.

O tema que foi abordado no processo cinematográfico e discutido nesse projeto é o percurso solitário do nascimento da paixão de uma mulher. Desde janeiro de 2019, encontros semanais, aulas de tango, improvisos, criações cênicas, rodas de debates, leituras foram essenciais para a criação dramatúrgica do espetáculo assinada pela Priscila Gontijo que acompanhou tudo em sala de ensaio, junto com o ator Fabricio Licursi e as provocadoras Vanessa Bruno e Janaina Suaudeau.

Como numa tomada de cinema, experiência já vivenciada pelos integrantes do projeto, fragmentos de momentos em tempos diversos torna a encenação um quebra cabeça misterioso e dinâmico para potencializar a narrativa e a história contada por um casal de atores/personagens e cativar o público. A potência visceral do tango e da paixão nesse espetáculo só pode ser irradiada no palco a partir da dança e da linguagem teatral. E através da filmagem, ou seja, do audiovisual, instantes únicos da encenação ou da paixão poderão ser eternizados. Assim como, a possibilidade de pontuar o encontro e a atração da arte cinematográfica e teatral.  

“A dramaturgia parte do tempo de preparação dos alimentos como metáfora para o começo de uma relação amorosa. Simultaneamente, os alimentos também representam o final da história. A vida comum que se come. A vida comum que se planta, a vida comum que se colhe e não se cansa de ensaiar o seu final. Nenhuma relação afetiva acaba definitivamente porque ela continua em nós. Nós somos aqueles que amamos. Assim como em uma dança, em um tango ou num estilhaço de tempo que contém uma vida inteira. No começo do amor já está plantada a semente da morte”, comenta Natalia Gonsales.

A estrutura dramática absorve tanto o mais ínfimo e banal do cotidiano como as grandes questões em torno do desejo e da morte. Em cenas breves e não lineares acompanhamos esse casal que se conhece, se esmaga, se ama, se odeia, se mata e se renova. 

Sobre Natalia Gonsales

Como idealizadora, Natalia Gonsales, atriz e responsável pela produtora cultural Bem Casado Produções Artísticas ltda, em constante pesquisa sobre personalidades e fatos que desafiam a ordem imposta, sempre pela perspectiva do feminino, misturando teatro, audiovisual e dança, realiza espetáculos por todo o Brasil, como: “Festa”, de Marcelo Soler, direção Lana Sultani estreou em 2013 no CCBB de SP; “A Última Dança”, dramaturgia César Baptista baseado nos livros da filósofa Simone Weil, direção César Baptista e Janaina Suaudeau; “Chuva Não. Tempestade!” de Franz Kepler, direção Rafael Primot; “Fala Comigo antes da Bomba Cair” de Mario Bortolotto e Tennessee Williams, direção Carla Candiotto. No ano de 2017, o espetáculo “Carmen” de Luíz Farina, idealizado pela Natalia Gonsales e pelo ator Flávio Tolezani, sob direção de Nelson Baskerville, tornou a personagem feminina (Carmen) narradora de sua própria tragédia dando a ela voz e representatividade. O retorno do público e da crítica foi muito positivo, não só como espetáculo, mas como formação de plateia. O projeto atingiu mais de 15.000 espectadores, realizando quatro temporadas (Teatro Aliança Francesa, MASP, Tucarena, CIC Florianopolis e Teatro Poeira RJ) e quatro viagens chegando ao total de 100 apresentações em 15 meses de atividade.  Em 2020, estreou o espetáculo “Fóssil” de Marina Corazza. Criado a partir da pesquisa de três anos da atriz e da dramaturga a respeito do povo curdo e da revolução de Rojava, na Síria, a peça tem direção de Sandra Coverloni estreou no Sesc Pompeia tendo forte aprovação de público e imprensa, tendo todos os ingressos esgotados e iniciou temporada no Teatro Aliança Francesa, interrompida pela pandemia gerada pelo vírus covid-19, em agosto de 2020 realizou três apresentações pelo Festival Palco Presente da Secretaria Municipal de Cultura. Em 2021, os espetáculos “Carmen”, “A Última Dança” e “Fóssil” realizaram apresentações dentro do projeto “Trilogia Contra a Violência” contemplado pelo ProAc Aldir Blanc. Ainda em 2021, o espetáculo “Fóssil” realizou apresentação online pelo Sesc Pompeia e ganhou documentário pela mesma instituição denominado “Desmontagem – Fóssil”.

Ficha Técnica

Texto: Priscila Gontijo / Direção: Bruno Perillo / Elenco: Bruno Kott e Natalia Gonsales / Música: Marcelo Pellegrini / Coordenador de Vídeo e câmera: Guto Garrote / Câmera: Rodrigo Sawl / Câmera: Daniel Magalhães – Niggsdan / Direção de Arte: Natalia Gonsales / Iluminador: Igor Sane / Maquiagem: Amanda Tedesco / Figurino: Anne Cerutti / Costureira: Dovernir da Silva / Adereço: Fátima Lima / Preparação Corporal: Ronaldo Gutierrez / Produção Executiva e Continuísta: Letícia Gonzalez / Som Direto: Deby Murakawa / Montagem: Jaime Queiroz / Assessoria de Imprensa: Pombo Correio / Mídias Sociais: Letícia Gonzalez / Fotos: Ronaldo Gutierrez / Identidade e design gráfico: Lucas Sancho / Idealização: Natalia Gonsales / Produção: Bem Casado Produções Artísticas e Contorno Produções / Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez / Assistente de Projetos: Bianca Bertolotto / Assistente de Produção e Comunicação: Carolina Henriques.

Serviço:

Apresentações: dias 12, 13, 14 e 15 de outubro às 20h

Gratuito
Duração: 1 hora

Link: Contorno Produções – YouTube

Deixe um comentário: