Foi lançada recentemente a videoaula “Relacionamento e Captação de Parcerias e Apoios Culturais” com tOn Miranda, que tem como objetivo auxiliar produtoras e produtores culturais a se relacionar de forma eficiente com o mercado e valorizar seus produtos culturais através de ações simples. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Com mais de 12 anos de experiência no mercado cultural, tOn Miranda é um renomado produtor, curador e gestor cultural, conhecido por seus projetos de sucesso e sua habilidade em firmar parcerias estratégicas. Em sua videoaula, tOn compartilha sua expertise e ensina técnicas de comunicação e negociação para que os culturais possam se conectar com seus públicos e captar recursos de forma mais eficiente.
Além disso, a videoaula aborda temas como o papel do produtor cultural na sociedade, a importância de se promover a cultura e a necessidade de se estabelecer parcerias que estejam determinadas a buscar os valores e objetivos dos projetos culturais. Com isso, a iniciativa busca conscientizar os produtores culturais sobre sua responsabilidade social e incentivar a construção de uma cultura de colaboração e valorização mútua.
A videoaula é direcionada para produtores culturais de todos os níveis, desde iniciantes até aqueles que já possuem experiência no mercado. Com uma linguagem acessível e exemplos práticos, tOn Miranda apresenta uma abordagem clara e objetiva sobre o tema, confiante para a profissionalização e fortalecimento do setor cultural.
Em um contexto em que o setor cultural enfrenta desafios cada vez maiores, a videoaula “Relacionamento e Captação de Parcerias e Apoios Culturais” surge como uma ferramenta importante de reflexão para que os produtores culturais possam se conectar com o mercado e valorizar seus produtos culturais de forma mais eficiente. A iniciativa é mais uma ação do Governo do Estado de São Paulo em apoio ao setor cultural, através de um dos editais que mais contemplou profissionais em 2021 – fossem eles artistas, técnicos ou produtores – que foi o ProAC Expresso Direto nº 39/2021, reforçando seu compromisso com a valorização da cultura e da economia criativa.
UM POUQUINHO MAIS SOBRE tOn Miranda
Homem cis gay, afrolatino, libriano, diretor artístico, produtor cultural, dramaturgo e roteirista, assessor de imprensa e colunista cultural. Nascido em Santana, bairro da zona norte da capital paulista, criado na periferia da Zona Leste no bairro de Itaquera durante 20 anos e residente do bairro da Mooca desde 2008 quando regressou depois de 8 anos morando no sul da Florida, EUA, é filho da baiana Noélia Miranda e dono de um poder criativo e uma curiosidade que são traços indeléveis dessa vivência. Biólogo e massoterapeuta por formação, encontrou no campo artístico a vazão da sua existência e resistência. Depois de inúmeras produções artísticas em projetos sociais como voluntário, desde 2011 ingressou no mercado artístico profissional realizando trabalhos no campo da produção cultural, direção e assistência de direção, curadoria artística e gestão de projetos em teatro, música, audiovisual e artes visuais. Amante da cultura afro-brasileira que falam de gênero, raça e território, vem construindo a cada dia uma jornada profissional versátil, onde aciona suas habilidades de acordo com as particularidades de cada projeto. Assumidamente um “dependente de música”, tem em Marisa Monte a artista que inspira, norteia e afina seu olhar artístico contemporâneo para o mundo.
Desde de Outubro/2021 atua como Produtor Cultural na coordenadoria de Eventos Culturais da área de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural, que é parte integrante da Fundação Itaú. Em 2021 fez produção de mediação da primeira edição do evento cultural digital Festival Imaginária da Lovely House – a festa do fotolivro. Ainda no mesmo ano trabalhou com produção executiva e assessoria de imprensa da live Santo Menino Vagabundo Pandêmico com Ricardo Nash e Wilson Feitosa. Entre 2017 e 2019 atuou como produtor de eventos culturais no Itaú Cultural por duas temporadas. Em 2006 fez direção de produção do show do cantor Rodolfo Abrantes (ex-Raimundos) na Flórida, EUA. Desde 2012 atua no Brasil em diversos projetos culturais como: os espetáculos de teatro musical Cabaret Luxúria de Rachel Ripani, direção Bruno Perillo e Helen Helene e Fame – O Musical, direção Billy Johnstone.
Fez a direção de produção dos projetos: Eu Nunca, espetáculo juvenil com Júlio Oliveira, Nicholas Torres e Gabriela Gama, temporada do espetáculo Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário com Alessandro Marba e Breno da Matta, texto de Dione Carlos e direção de Dawton Abranches, show de lançamento do EP O Agora com César Mello e gravação do álbum Ela É Afro com César Mello e participações especiais de Lázaro Ramos, Paula Lima e Isabel Fillardis. Além da produção de mediação da temporada paulista do espetáculo Sterblicth Não Tem Talk Show com Eduardo Sterblicth e a produção artística e executiva da gravação e turnê de lançamento do DVD, álbum e show Dan Nakagawa convida Ney Matogrosso, direção Fabiano Augusto e o concerto de Elomar Cancioneiro. De 2014 a 2016 foi produtor executivo e produtor de elenco na Manhas & Manias Projetos Culturais e Eventos, onde desenvolveu os seguintes projetos: inauguração do Teatro J. Safra (produtor executivo), Frida Y Diego, de Maria Adelaide Amaral (produtor executivo), O Aprendiz de Feiticeiro de Antônio Calmon (produtor de elenco e produtor executivo), todos com direção de Eduardo Figueiredo. Atualmente desenvolve com amigos o projeto de comunicação cultural e produção como cofundador, apresentador, diretor artístico, curador de conteúdo e colunista cultural do canal multiplataformas Canal Diversão & Arte.