Podcast voltado para dramaturgia convida artistas para escrever episódios especialmente para o áudio, Audiodrama estreia nova temporada

Com a missão de debater dramaturgia e difundi-la em formato de áudio, o podcast Audiodrama foi criado em 2019 pelo dramaturgo e pesquisador Diego Cardoso e está disponível nas principais plataformas de streaming. Agora, o projeto convida mais autores e autoras contemporâneas para desenvolver novos trabalhos nesse formato na sua nova temporada “silêncio ruído”, com lançamento a partir do dia 27 de março de 2023.

Gilda Nomacce
foto: Nataniel Torres

A temporada conta com 8 episódios inéditos, com duração média de 15 a 25 minutos, escritos por Bruna Menezes, Daniel Veiga, Diego Cardoso, Fernanda Rocha, Lucas Moura, Murilo Franco, Rudá e Vana Medeiros. Também serão produzidos outros 8 capítulos de making of, nos quais os artistas contam sobre seu processo de pesquisa e criação, do texto à gravação. Todas as dramaturgias são escritas a partir de uma questão disparadora: quais os sons e os silêncios do Brasil de agora? 

Entre os principais objetivos do projeto estão contribuir com o debate e produção de dramaturgias potentes, plurais e inéditas; dar visibilidade ao trabalho de jovens autores; estimular a aproximação entre as linguagens da dramaturgia e do podcast; e formular um processo de investigação sobre as especificidades de uma dramaturgia escrita para esse formato.

Além de serem transformadas em episódios do podcast, as dramaturgias serão publicadas em formato digital pela Editora Efêmera e disponibilizadas ao público de forma gratuita. O projeto prepara um encontro virtual de lançamento da temporada, que está previsto para o dia 25/03, nas redes sociais do Audiodrama. 

Outra atividade prevista é uma Oficina de Criação e Produção de Narrativas para Podcast, em quatro encontros semanais que acontecem de forma online, entre os dias 25/4 e 16/5, às 19h. O workshop é voltado para jovens com idade a partir de 16 anos, sendo metade das vagas voltadas para moradores da região do ABCD Paulista, e tem a proposta de capacitar os interessados em produzir projetos autorais de podcast, por meio da apresentação de técnicas e ferramentas. A inscrição deve ser feita pelo link disponibilizado nas redes sociais do podcast. 

O projeto é realizado com recursos do ProAC e apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Conheça brevemente os autores e autoras que participam da temporada.

Bruna Menezes: Dramaturga e dramaturgista. Graduada em Letras pela Universidade Federal de São Paulo. Formada em dramaturgia pela SP Escola de Teatro, foi integrante da 11º turma do núcleo de dramaturgia do Sesi, é estudante de Letras Francês na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente em processo criativo como dramaturgista no Teatro da Vertigem com o espetáculo “Agropeça”.

Daniel Veiga: Dramaturgo, ator e roteirista. Entre 2019 e 2020 foi o primeiro docente homem trans no curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, mesmo curso onde se formou em 2016. Também passou pelos Núcleos de Dramaturgia da ELT em Santo André e do SESI em São Paulo.

Diego Cardoso: Dramaturgo, pesquisador e educador. Mestre pelo Instituto de Artes da Unesp, onde também se graduou em Teatro em 2015. Venceu o Prêmio Funarte de Dramaturgia (Região Sudeste) 2014 com o texto “Manual de escrita não-violenta”. Integrou a 7ª do Núcleo de Dramaturgia do Sesi. Escreveu a dramaturgia “Calotas Polares, publicada pela Editora Patuá. É criador e apresentador do podcast Audiodrama.

Fernanda Rocha: Roteirista e dramaturga. Escreveu “Produtos” (Teatro do Osso), peça selecionada para temporada no espaço Mezanino do SESI-SP, e “Amor ou um monstro”, dramaturgia vencedora do “IX Concurso Jovens Dramaturgos do SESC”, além de várias peças curtas encenadas em diferentes projetos. É também doutoranda na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Lucas Moura: Contemplado com o Prêmio Solano Trintade para Dramaturgias Negras, Prêmio Zé Renato (2020) e Edital Dramaturgias do Tempo do TUSP (2021). Como podcaster foi um dos vencedores do edital “Sound Up Brasil”, do Spotify, que premiou 20 podcasters negros e indígenas brasileiros. É autor do podcast “Calunguinha, o cantador de histórias”.

Murilo Franco: É formado em Artes Cênicas pela USP e cursa Letras nessa instituição. Foi um dos escritores de “Desmascarados – Desconstruindo o Rei da Vela” (2022), da Bendita Trupe. Seu texto “Futuro do Pretérito” ganhou o Prêmio Nascente (2021). Foi selecionado para a Mostra de Textos Breves, promovida por A Digna Companhia, com “1000 grau” (2021). Com “Verona”, ganhou o 1º Edital de Dramaturgia Jovem do Projeto Conexões (2019). Trabalha na Escola Projeto Vida dando oficina de dramaturgia para jovens. É o dramaturgo do grupo Teatro da Fronteira, com o qual já realizou três trabalhos.     

Rudá: Atriz, dramaturga e pessoa trans. Inicia seus estudos em teatro com Celso Frateschi no Teatro Ágora. Em 2015 estuda na Escola Livre de Teatro de Santo André no Núcleo de Dramaturgia. Passa também pelo CPTzinho no Centro de Pesquisa Teatral dirigido por Antunes Filho. Escreveu “Translúcida”, texto premiado pela I Mostra de Breves Textos dentro do Programa Municipal de Fomento ao Teatro d’ A Digna Cia.

Vana Medeiros: Dramaturga, diretora e roteirista. Escreveu, com Djin Sganzerla, o longa Mulher Oceano (2020), filmado entre Rio de Janeiro e Tóquio, disponível na Amazon Prime, e que estreou na 44a Mostra Internacional de Cinema de SP, e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Cine-PE 2020. Representou o Brasil na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017), e é autora de diversas peças de teatro, entre elas A Morte da Estrela: Lembre-se de Mim, que estreou em 2022 no Sesc Ipiranga.

Ficha Técnica

Idealização e produção: Diego Cardoso e Murilo Franco

Dramaturgias: Bruna Menezes, Daniel Veiga, Diego Cardoso, Fernanda Rocha, Lucas Moura, Murilo Franco, Rudá e Vana Medeiros.

Direção dos episódios: Daniel Veiga, Diego Cardoso, Douglas Costa, Murilo Franco, Ronaldo Serruya, Soraia Costa, Stela Nesrine e Vana Medeiros.

Com as vozes de: Amanda Lyra, Andreia Maressa,  Assucena, Clayton Mariano, Diego Cardoso, Dea Araújo, Douglas Ricci, Duda Menegheti, Gilda Nomacce, Gustavo Merighi, Leonardo Ventura, Mariana Arantes, Marina Mathey, Marina Esteves, Nilceia Vicente, Paola Molinari, Plínio Soares, Rudá, Vera Bonilha e Verônica Valenttino.

Direção sonora, edição e finalização: Gustavo Rocha

Design: Murilo Thaveira

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Projeto editorial: Editora Efêmera – Eduardo Aleixo Monteiro, Lígia Souza, Marcus Mazieri

Apoio: Centro Cultural São Paulo

Realização: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Serviço

Nova temporada: silêncio ruído  – Podcast Audiodrama

Lançamento: 27 de março

Onde: Aqui e nas principais plataformas de streaming

Live de lançamento

Dia 25/03, às 19h

No canal do youtube

Oficina de Criação e Produção de Narrativas para Podcast

Dias 25/4, 02/5, 9/5 e 16/5, às 19h 

Inscrições: Grátis, preenchendo formulário disponível nas redes sociais do Audiodrama 

Público-Alvo: Jovens a partir de 16 anos

Vagas: 30

Deixe um comentário: