“Depois que você abrir os olhos”, teve reestreia em curtíssima temporada, e agora chega a última apresentação da temporada.
A Peça, escrita e encenada pela artista Nanda Ruano, promove a discussão sobre saúde e bem estar de forma poética e artística, ao mesmo tempo em que foi desenvolvido com o comprometimento de desmistificar assuntos como ansiedade patológica e síndrome do pânico, e tirá-los da invisibilidade. Essas questões são trazidas com o necessário cuidado e estudo, e trazem histórias vivenciadas na vida real, pela própria atriz e autora.
“A peça começa com a frase ‘Eu venci a síndrome do pânico’. De fato, foi a 1ª coisa que veio na minha mente quando eu comecei a escrever. Acontece que eu tinha acabado de começar a me tratar, e eu não fazia ideia de como seria todo o processo. Eu só queria sair de tudo aquilo.
Quando minha Psicóloga me disse ‘Parte do seu tratamento é escrever uma Peça sobre isso’, eu percebi que toda aquela dor podia ser combustível pra eu ajudar outras pessoas, através da minha Profissão. E, realmente, a Arte fez parte do processo de me curar de mim.” Nanda Ruano
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. A ansiedade acomete mais de 18 milhões de brasileiros, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la. Este dado demonstra a urgência de se atentar à saúde mental para que seja possível conviver com mais inteligência emocional e, consequentemente, maior qualidade de vida. Além disso, o preconceito que existe com doenças de fundo psicológico pode ser amplamente combatido com experiências artísticas como esta que sensibiliza e gera grande empatia frente ao público presente. Falar sobre saúde mental numa obra aberta é corajoso, mas, sobretudo, é uma necessidade coletiva urgente.
O espetáculo “Depois que você abrir os olhos” é um monólogo, com música ao vivo, teve sua estreia em 2017, no Teatro do Satyros (SP), fez apresentações para Faculdades de Psicologia, no Hospital Nove de Julho e, em 2020, foi contemplado com o PROAC-LAB 36/2020, tendo 6 exibições online, em março/2021, com 1.500 visualizações.
SINOPSE – Em cena, a atriz Nanda Ruano dá vida a Dramatilde, Infantine, Raivaneide e Benedita, que, junto com o público, vão descobrindo que há vários jeitos de ver o mundo, que as baratas nunca serão o símbolo da paz, e que tudo é perfeitamente posto no seu aleatório lugar. A trajetória da atriz e sua experiência com a síndrome do pânico são o pano de fundo desse monólogo com música ao vivo, que aborda a superação da doença, e propõe um olhar delicado sobre as angústias contemporâneas, salientando a importância de falarmos sobre nossas dores emocionais e sobre saúde mental.
“Depois que você abrir os olhos” é um espetáculo, acima de tudo, afetuoso e acolhedor.
O Canal Diversão & Arte fez uma visita a atriz Nanda Ruano, que no contou um pouco sobre o espetáculo no programa NOS BASTIDORES:
FICHA TÉCNICA
Texto e Atuação- Nanda Ruano
Direção- Olivia Teixeira
Músico- Daniel Carvalho
Cenografia- Olivia Teixeira
Figurino- Graziela Fonseca e Nanda Ruano
Canção Original- Pedro Messias
Trilha Sonora Original- Olivia Teixeira, Nanda Ruano e Davi Martin
Poesia- Beto Bellinati
Desenho de Luz- Olivia Teixeira e Claudio Gutierres
Técnico de Som – Eder Sousa
Mídia Digital: Dinho Santoz
Produção Executiva – Saracena Produções
Realização- Nanda Ruano Produções
SERVIÇO
30 de Junho de 2023.
Horário: Sextas, 20h00
Local: Teatro Cia da Revista
Alameda Nothmann,1135 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01216-001
Vendas: Sympla – https://www.sympla.com.br/evento/depois-que-voce-abrir-os-olhos/2005935
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 55 minutos
Instagram: @depois_a_peca