Amizade improvável floresce em meio à escuridão da ditadura: “Chego até a janela e não vejo o mundo”

Por tOn Miranda 

Em uma época marcada pela opressão e pelo medo, duas almas distintas se encontram em um cenário improvável: a prisão. A peça “Chego até a janela e não vejo o mundo”, em cartaz no Itaú Cultural de 28 de março a 14 de abril, narra a história real da amizade improvável entre Nise da Silveira, a psiquiatra que revolucionou o tratamento mental no Brasil, e Graciliano Ramos, autor de clássicos como “Vidas Secas”.

Presos durante a Era Vargas, os dois alagoanos, interpretados por Simone Iliescu e Erom Cordeiro, desenvolvem uma profunda conexão, transcendendo as paredes da prisão e desafiando a escuridão da ditadura. A peça, dirigida por Gabriela Mellão e João Wady Cury, traça um retrato sensível e humano da resiliência do espírito humano em face da adversidade.

Um encontro improvável:

Em 1936, Nise da Silveira e Graciliano Ramos se cruzam pela primeira vez na prisão. Ela, uma jovem psiquiatra que luta por métodos de tratamento mais humanizados. Ele, um escritor consagrado, silenciado pelo regime autoritário. Apesar das diferenças de background e personalidade, ambos compartilham um profundo interesse pela psique humana e pelas mazelas da sociedade.

A amizade como refúgio:

Nas conversas furtivas nos pátios da prisão, Nise e Graciliano encontram refúgio e esperança. Entre confidências, reflexões sobre a vida e a arte, a amizade floresce como um bálsamo em meio à opressão. A peça explora a força transformadora da conexão humana, mesmo em tempos sombrios.

Uma viagem poética e visceral:

“Chego até a janela e não vejo o mundo” não se limita a recriar o encontro histórico. A dramaturgia de Gabriela Mellão e João Wady Cury tece uma narrativa poética e visceral, mergulhando na mente dos personagens e revelando seus medos, sonhos e anseios. A encenação, com elementos oníricos e aterrorizantes, traduz a natureza complexa da experiência carcerária e seus efeitos psicológicos.

Um tributo à liberdade e à arte:

Mais do que uma peça histórica, “Chego até a janela e não vejo o mundo” é um tributo à liberdade, à arte e à capacidade humana de transcender a adversidade. A amizade entre Nise e Graciliano se torna um símbolo de resistência e esperança, inspirando reflexões sobre a importância da luta por um mundo mais justo e humano.

Ficha Técnica:

Texto e direção:  Gabriela Mellão e João Wady Cury

Atuação: Simone Iliescu e Erom Cordeiro

Cenografia: Camila Schmidt

Iluminação: Aline Santini

Assistente de iluminação: Gabriela Ciancio

Trilha original: Federico Puppi

Operador de som: May Manão e Lucas Bressanin

Figurinista: Dani Tereza Arruda

Preparador físico e coreógrafo: Reinaldo Soares

Fotografia: Giorgio D’Onofrio

Designer gráfico: Ana Fortes

Produção: Corpo Rastreado – Letícia Alves

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques

SERVIÇO

Estreia do espetáculo Chego Até a Janela e Não Vejo o Mundo

Temporada de 28 de março a 14 de abril

De quinta-feira a sábado, às 20h, e domingos e feriados, às 19h 

Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo) 

Capacidade: 224 lugares

Duração: 70 minutos aproximadamente

Classificação Indicativa:  16 anos (temas sensíveis, prisão, tortura)

Entrada gratuita. As reservas de ingressos têm início sempre na quarta-feira da semana anterior às sessões, a partir das 12h, através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br   

PROTOCOLOS:

– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.

– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

FILA DE ESPERA:

Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Quem não conseguiu reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e esperar por possíveis ingressos remanescentes. A fila começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração e, caso haja desistência, os ingressos serão distribuídos às pessoas da fila por ordem de chegada.

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.

Domingos e feriados 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

Deixe um comentário: