Nova edição do Festival ||Entre|| Arte e Acesso lança livro, exibe filmes, espetáculos e rodas de conversa no Itaú Cultural

Com cinco dias de programação, a proposta do festival, que faz parte das atividades do IC desde 2016, é promover o protagonismo de artistas e pesquisadores com deficiência por meio de ações dedicadas a explorar diferentes linguagens e temáticas artísticas

Frame de O Artista e a Força do Pensamento – Fraga Films IC

De 28 de novembro a 3 de dezembro (terça-feira a domingo), o Itaú Cultural realiza mais uma edição do Festival||Entre|| Arte e Acesso. A programação reúne artistas com deficiência vindos de contextos diversos e atuantes em diferentes linguagens, como audiovisual, dança, artes visuais, literatura e circo. A abertura das atividades é realizada na Sala Vermelha, às 19h, com Encontros de Cinema – iniciativa da Itaú Cultural Play, sempre realizada nas últimas terças-feiras de cada mês, para discutir, refletir e trocar informações sobre o audiovisual brasileiro. Ela integra o festival, com a exibição do longa- metragem O Artista e a Força do Pensamento. Após a sessão o diretor, Elder Fraga, e o dançarino e coreógrafo Marcos Abranches, protagonista da produção, conversam com o público sobre o processo de construção do filme.

Assexybilidade – Daniel Gonçalves
Foto: Dani Nascimento

No dia 30, às 15h, é exibido na Sala Itaú Cultural o documentário Assexybilidade, dirigido por Daniel Gonçalves. Ele trata da sexualidade das pessoas com deficiência buscando desmistificar a ideia de que são seres assexuados, angelicais, especiais e, até mesmo, desprovidos de desejos. Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor. Mais tarde, às 19h, é lançado o livro Corpos (in)visíveis, de Fábio Passos, seguido de uma roda de conversa com o autor e as artistas Estela Lapponi e Letícia Brasil. A obra de Passos reúne teoria, política e arte, procurando alimentar uma reflexão sobre as representações dos corpos de pessoas com deficiência nas artes visuais.

Na sexta-feira, dia 1, a performer, bailarina e primeira cadeirante a se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo, Mona Rikumbi, apresenta Kiua Matamba – salve a força dos ventos. Este monólogo autoral é inspirado na cultura banto e fala de cura ao evocar a divindade Matamba, que leva com seus ventos todo o mal do mundo. O percussionista Adetayo Ariel acompanha a artista nos cânticos e nos toques de Ngoma (tambores).

Abrindo a programação do fim de semana, no sábado, às 20h, é apresentado o espetáculo de dança Ciranda de retina e cristalino, da Cia. Dança sem Fronteiras. A coreografia expressa o olhar, ver e não ver ao apresentar uma história protagonizada por dois personagens de baixa visão: Retina e Cristalino. As vivências dos bailarinos da companhia durante o isolamento imposto pela pandemia de covid-19 serviu de inspiração para a obra, na qual eles são conectados por suas narrativas corporais e, por vezes, se unem em uma só coreografia, como em uma ciranda.

O Arte na Rua, que acontece tradicionalmente aos domingos, às 15h, na calçada em frente ao IC, também se liga ao festival e recebe a performance …Percebendo… com Andreza Aguida, artista com deficiência visual (baixa visão). Ela busca investigar, por meio do corpo, os sentidos e diferentes espaços onde se apresenta, a fim de identificar o que é possível acessar. Itinerante, a  performance se adequa às diferentes estruturas arquitetônicas por onde passa e aos elementos presentes, identificando os limites e possibilidades oferecidas por estes lugares e seu entorno.

Circo De Los Pies
Foto: Toia Oliveira

Encerrando a programação neste mesmo dia às 19h, na Sala Itaú Cultural, dentro do prédio, é apresentada a animação cômico-circense Circo de los Pies. Nela, a palhaça Asmeline dá vida e apresenta ao público seus dois pés “sem conserto”, com ela diz: Pezão e Pezinho – personalidades distintas que dividem um mesmo corpo. Por meio da atmosfera circense e do realismo fantástico, o espetáculo aborda, de forma lúdica e aprofundada, as temáticas da acessibilidade, inclusão e capacitismo.

As atrações dos dias 1, 2 e 3 de dezembro contam ao final com um bate-papo entre o público e os artistas, mediado pela performer, curadora e escritora Brisa Marques. Toda a programação, com exceção do Arte na Rua, tem  interpretação em Libras, audiodescrição e legenda visíveis produzidas ao vivo (opened caption).

Sobre ||Entre|| Arte e Acesso

Trata-se de um evento com foco no protagonismo da arte e da cultura produzidas por artistas com deficiência de todo o Brasil. Sua primeira edição aconteceu em 2016 e, desde então, o evento, que entra em sua sexta edição, contou com programações de variadas linguagens, além de debates.

Em 2021 passou a contar com um edital de apoio a pesquisas e trabalhos artísticos ainda em fase embrionária. Nele, a título de prêmio, o Itaú Cultural oferece um valor para que os selecionados possam desenvolver seus projetos. Eles passam também por reuniões de mentoria com artistas renomados do campo da arte e da deficiência no Brasil e ficam cerca de uma semana em São Paulo convivendo entre si e fortalecendo suas redes de contatos.  

Também faz parte desse projeto o Arte e acesso – portfólio coletivo de artistas com deficiênciahttps://www.itaucultural.org.br/arteeacesso/ – que mapeia trabalhos de pessoas com deficiência que atuam em diferentes áreas de expressão artística. A iniciativa visa incentivar programadores, curadores e produtores a expandir a presença de artistas com deficiência em suas programações. A plataforma é aberta para que artistas do Brasil todo possam se cadastrar.

Para se inscrever é preciso acessar a plataforma, clicar em “faça parte”, no canto superior direito e preencher as informações necessárias no formulário. Outra opção é acessar diretamente itaucultural.formstack.com/forms/portfoliodeartistaspcd.

Na plataforma, de fácil navegação, é possível filtrar a busca por área de expressão, estado ou palavra-chave. Ficam disponíveis para acesso, uma pequena fotografia do artista, seu estado de origem, área de atuação, minibiografia, além de links para as suas redes sociais.

Com o programa ||Entre|| Arte e Acesso, o Itaú Cultural confirma sua missão de promover a educação, a cultura, a assistência social, a defesa e a garantia dos direitos, bem como o fortalecimento da sociedade civil, mais especificamente no que tange ao fortalecimento do vínculo com os artistas e/ou pesquisadores com deficiência.

SERVIÇO:

Festival ||Entre|| Arte e Acesso

De 28 de novembro a 3 de dezembro

Local: Itaú Cultural

Reserva de ingressos em: itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br 

www.twitter.com/itaucultural 

www.facebook.com/itaucultural 

www.youtube.com/itaucultural 

Deixe um comentário: