UM PEDACINHO DE BRASIL: PENEDO E O MUSEU FINLANDÊS

Por Bia Ramsthaler @biaramsthaler – Colaboração Adriana Rocha @adrii_britto

Em uma proposta que pretende percorrer espaços culturais fora do eixo Rio-São Paulo eu, Bia Ramsthaler, e Adriana Rocha, resolvemos mergulhar nas histórias de Penedo, distrito de Itatiaia localizado na região sul do Estado do Rio de Janeiro.

Penedo/RJ

Em uma parceria inédita, saímos à procura de contar, a quatro mãos, histórias deste lugar encantador.

Anteriormente conhecido como Museu Eva Hilden, o espaço cultural que reconta a curiosa história deste pedaço de chão, apresenta um acervo vasto e riquíssimo composto por objetos, documentos e obras de arte que pretendem preservar a memória da presença e da história finlandesa na região. 

Nasceu como uma coleção particular de Eva e Marcus Hilden, que ficou regionalmente conhecida como o “Museu de Eva”, moradora que se orgulhava por manter preservada a memória da primeira família que se estabeleceu em Penedo, Rio de Janeiro, criando o embrião para aquela que se tornou internacionalmente conhecida como a primeira colônia finlandesa no Brasil. A coleção foi aberta ao público pela primeira vez em 1982 e seu acervo foi doado para o Clube Finlândia já em 1993. São mais de 1.000 peças que recontam a história do povo que deu origem a esta localidade.

Baile do Clube Finlândia | fonte: PEDRO LUZ

Com uma história única, Penedo surge a partir do desejo de Toivo Uuskallio, um finlandês que vem ao Brasil à procura de uma região com clima agradável para se estabelecer e criar o que viria a ser a primeira comunidade utópica estabelecida por finlandeses no Brasil. 

Vegetariano, Toivo se curou de uma grave doença pulmonar a partir de um rígido regime alimentar e, com base nesta experiência, estabeleceu os parâmetros do que viria a ser a comunidade criada a partir da compra da Fazenda Penedo, antiga fazenda de café pertencente ao Mosteiro de São Bento, adquirida por Uuskallio em 1929. 

Esta comunidade vegetariana era um projeto de vida muito mais amplo do que o estabelecimento de uma colônia. Pretendia a criação de uma nova realidade onde as pessoas pudessem plantar e colher pessoalmente tudo o que fosse necessário para a sua subsistência. Toivo pretendia abolir o consumo de carnes e modificar costumes como os que estabeleciam as rotinas de café da manhã, almoço e jantar. A ideia era de que as pessoas deveriam comer o que coubesse na palma de sua mão e, assim, todas as casas deveriam ter um cesto de frutas para que qualquer pessoa, a qualquer momento, pudesse comê-las sempre que sentisse necessidade. 

Entre 1927 e 1940 chegaram ao Rio de Janeiro 296 finlandeses, sendo que o período de maior fluxo foi em 1929, quando chegaram ao Rio 122 imigrantes finlandeses, justamente quando Toivo estabelecia as bases deste sonho.

Toivo Uuskallio | arquivo

Foram muitas as tentativas para a sobrevivência da comunidade. Inicialmente investiram na laranja e, ao invés de vender a fruta, passaram a produzir enxertos de laranjeiras. Foi um grande e promissor negócio para a comunidade até que se estabeleceu o cenário devastador da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e com ela o agravamento da crise econômica brasileira. 

A comunidade precisou mudar a rota e passou então a criar galinhas e comercializar ovos. Com o crescimento dos negócios, Toivo viu a necessidade de criarem uma cooperativa e, para a inauguração de sua sede, resolveram fazer um baile comemorativo. No baile, caracterizado por uma diversidade cultural característica da proposta da comunidade, dançavam polkka, samba, mazurca e ienka, entre outros ritmos brasileiros e finlandeses. O sucesso do baile ultrapassou as fronteiras da comunidade recebendo pessoas de outras localidades, fazendo com que os finlandeses resolvessem promover novos bailes, dando origem assim ao Clube Finlandês, que completa agora 80 anos de existência. Este fato promoveu, mais uma vez, uma nova configuração econômica, a da exploração do potencial turístico da região. 

Vale lembrar que além de história e cultura, a região é repleta de cachoeiras e está incrustada nas montanhas que compreendem o Parque Nacional de Itatiaia.

Neste mergulho na história de Penedo empreendido por esta visita ao Museu Finlandês, tivemos a oportunidade de entrevistar Pedro Luz, jornalista, autor do livro “O Sonho de Toivo: Uma breve história da imigração finlandesa em Penedo”, pesquisador e profundo conhecedor da história local, que, em conversa conosco, destacou uma incongruência no título de “colônia” atribuído a Penedo explicando que a colônia se estabelece como um núcleo fechado que pretende a preservação de sua cultura original. Pedro Luz explica que Toivo Uuskallio sempre teve o interesse em integrar a sua cultura de origem com a cultura local, compreendendo, portanto, uma organização de imigração aberta e diferente da estabelecida por colônias tradicionais. O resultado disso é uma cultura miscigenada. Por isso, inclusive, é comum as pessoas desavisadamente perguntarem, ao visitar Penedo, “onde estão os finlandeses?”. Eles estão em todos os lugares deste espaço, mas a cultura estabelecida na região é, antes de tudo, brasileira.

Os finlandeses trouxeram para o Brasil uma série de experiências gastronômicas, sociais e de práticas culturais. Outra grande contribuição para a cultura brasileira foi a sauna. Sim, a primeira sauna instalada no Brasil, foi em Penedo (RJ). 

O Museu Finlandês é um espaço que conta esta história de forma ilustrada, com base em documentos, obras de arte, artesanato, ferramentas, publicações, fotografias e dezenas de objetos que nos possibilitam compreender que a utopia não é algo inalcançável como define o conceito sociológico. Em Penedo, por várias décadas, existiram pessoas que tornaram o sonho uma realidade. Essa história está viva, sendo contada e recontada por quem preserva a memória e a história. Ao visitar Penedo, faça uma parada no Museu Finlandês. Ele tem muito a falar sobre nós. Se quiser saber mais sobre esta história, o livro de Pedro Luz é também um áudio book e está disponível para venda no site Hotmart. Acesse.

SERVIÇO

MUSEU FINLANDÊS

Avenida das Mangueiras, 2.601 – Penedo – Itatiaia/RJ.

CLUBE FINLÂNDIA

Avenida das Mangueiras 2.601 – Penedo – Itatiaia/RJ.

https://clubefinlandia.com.br/

LIVRO “O Sonho de Toivo: Uma breve história da imigração finlandesa em Penedo”

Hotmart.com – Sonho de Toivo

CAMPING JARDIM DO LABIRINTO

@jardim_do_labirinto

https://www.instagram.com/jardim_do_labirinto/

Reservas: (24) 99825-9160

Deixe um comentário: