Jucilene Buosi & Ivan Vilela em Canções – Prêmio Funarte Respirarte

Premiado no Edital Funarte Respirarte, o pocket show : Jucilene Buosi & Ivan Vilela em Canções – Prêmio Funarte Respirarte traz quatro canções de Ivan Vilela interpretadas pela cantora Jucilene Buosi.

Ambos sulmineiros, Ivan é reconhecido pelo seu intenso trabalho com a Viola Caipira, enquanto Jucilene busca dar voz à canção de sua região que é berço de grandes compositores.

Esta pequena apresentação conta com a participação de Lara Ziggiatti que executa ao cello arranjo de Albano Sales e ainda Rodrigo Mendonça que arranja e executa o saxofone. Wolf Borges faz os vocais em Brasis. Ivan Vilela é violeiro, compositor, pesquisador e professor. Sua dedicação à viola caipira brasileira colocou o instrumento dentro da universidade, dando ensejo à criação do primeiro curso de Bacharelado em Viola Caipira (USP).

Foi indicado a importantes prêmios da música brasileira. Possui 18 discos gravados. Hoje, Ivan Vilela é pesquisador da Universidade de Aveiro, Portugal, junto ao Instituto de Etnomusicologia – música e dança. Com seu instrumento, a viola, atua como solista junto a grupos de câmara no Brasil e no exterior.

JUCILENE BUOSI

Jucilene Buosi é cantora, atriz e educadora e tem se dedicado aos compositores de sua região, o Sul de Minas, cantando suas canções nos 4 discos de sua carreira e também na produção do primeiro documentário musical de longa-metragem, Falsete, que registra boa parte destes compositores. Jucilene Buosi & Ivan Vilela em Canções traz a produção de Ivan Vilela de outros tempos, de quando dedicava-se a compor canções e também quando produziu o primeiro disco independente do Sul de Minas Gerais, o Hortelã, que representou um marco na sólida e profícua produção musical da região. As quatro canções recebem aqui seu primeiro registro.

Ivan Vilela cercou-se desde sempre de grandes parceiros para realizar sua obra, como Gildes Bezerra, que assina a poesia da canção Folhinha.

Gildes é natural da Paraíba, mas escolheu a Mantiqueira como morada e inspiração. Nas canções Larissa e Pequeno Blues, está ao lado do compositor o parceiro de tantas outras – Marcellus Salomon Bezerra. Filho de Gildes Bezerra, é poeta, filósofo e andarilho.

“Um dia Marcellus encheu-se de coragem e mostrou seu poema ao pai que nada disse só porque, pela primeira vez, não achou a voz. E desde então não parou mais de escrever” (do encarte do Hortelã).

A quarta canção, Brasis, tem letra de um parceiro mais recente, Tavinho Lima, cantor e compositor do Recife, radicado em Ilha Solteira.

Ficha técnica:

Jucilene Buosi, intérprete | Ivan Vilela, compositor, violão e viola | Lara Ziggiatti, cello | Rodrigo Mendonça, sax | Direção audiovisual, Wolf Borges

Deixe um comentário: