Os leoninos Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Fábio Ventura e Preta Gil estão em evidência nesse começo de agosto |NOTINHAS MUSICAIS

Por tOn Miranda

RICO AYADE LANÇA TROPICAÊ (RICO CANTA CAETANO)

O cantor e compositor Rico Ayade lançou nessa sexta-feira o EP Tropicaê (Rico canta Caetano), uma homenagem a obra de Caetano Veloso, às vésperas do aniversário de 79 anos de Caetano que completa nesse sábado, 07 de agosto de 2021. O EP produzido cuidadosamente por Rico Ayade e João Gabriel, traz a colecionável seleção de 04 clássicos do cancioneiro de Caetano: Coração Vagabundo (1967), O Leãozinho (1985), Cajuína (1979) e Um Índio (1976).

O Leãozinho, que tem como muso inspirador, o músico Dadi Carvalho (que já foi Novos Baianos, A Cor do Som e tem um lugar cativo na banda de Marisa Monte desde a turnê Cor de Rosa e Carvão), ganhou um videoclipe, dirigido também por Ayade, que é uma verdadeira ode audiovisual ao amor LGBTQIA+, com imagens paradisíacas do litoral baiano.

PRETA GIL LANÇA SINGLE E CLIPE “MEU XODÓ” COM O FILHO FRAN

A família Gil está em festa com outra leonina que faz aniversário nesse domingo, dia dos pais, 08 de agosto de 2021, a cantora e compositora Preta Gil. Preta lançou nessa última sexta-feira o single Meu Xodó com o filho Fran, que compôs a canção junto com Pablo Bispo, Ruxell e Sergio Santos. A produção musical também é assinada pro Fran e Ubunto.

Além do single, Meu Xodó ganhou um belíssimo vídeo clipe dirigido por Aisha Mbikila que explorou imagens de uma praia paradisíaca com mãe e filho versando sobre uma visão de presente e futuro, onde o amor, a afetividade e a ancestralidade regem as nossas vidas. Com participação de Gilberto Gil na voz e da presença da neta Sol Maria e do marido Rodrigo Godoy, Preta e Fran cantam suingue do afoxé mais característico da Bahia.

80 ANOS DE NEY MATOGROSSO COM LANÇAMENTO DO EP NU COM A MINHA MÚSICA

Outro que completou recentemente seus 80 anos de vida foi o grandioso Ney Matogrosso no último dia 01 de agosto. A data foi celebrada por Ney com o lançamento do novo EP Nu Com A Minha Música, canção de 1981 de Caetano Veloso que ganhou releitura magistral pela voz ímpar de Ney Matogrosso que ainda canta no EP mais três canções: Mi Unicornio Azul, de Silvio Rodriguez, Se Não For Amor Eu Cegue, de Lenine e Lula Queiroga e Gita de Raul Seixas e Paulo Coelho.

A canção Nu Com A Minha Música também recebeu um registro audiovisual com direção de Luiza Sousa e Miguel Zisman.

FÁBIO VENTURA LANÇA SINGLE SENTIMENTOS E SENTIDOS NO PRÓXIMO DIA 13 DE AGOSTO

O cantor e compositor leonino Fábio Ventura, figurinha fácil presente nas grandes produções do teatro musical brasileiro, está lançando no próximo dia 13 de agosto de 2021 (sexta-feira), véspera do seu aniversário, o primeiro single que representa um resgate de uma carreira que é a sua primeira vocação artística – a música. O single autoral, segundo Fábio, é uma tentativa de ressignificar a saudade, sentimento tão comum e presenta na nossa cultura brasileira. “…A saudade é uma força matriz para várias mudanças: a gente pega avião pra ficar com uma pessoa, a gente volta a fazer show pra rever o público, a gente faz música, é tanta coisa, pois ela promove tantos encontros, enfim, saudade é presença”, resume Fábio Ventura quando fala da canção Sentimentos e Sentidos que tem produção musical de Emanuel Sant’Anna.    

Anota na agenda: 13 de agosto de 2021, Sentimentos e Sentidos de Fábio Ventura nas plataformas digitais e lyric vídeo no YouTube.

MARISA MONTE RELANÇA DISCOGRAFIA EM VINIL PELA POLYSSOM

Depois do recém lançamento do celebrado álbum Portas, que chegou nas plataformas digitais no último 01 de julho de 2021 (aniversário da cantora carioca), Marisa Monte não parou com as novidades que orbitam o seu universo particular. A cantora e compositora carioca acaba de relançar nessa semana, nas melhores casas do ramo, sua discografia em vinil para os fãs afoitos que nunca perderam a esperança de um dia completar a coleção de vinis de Marisa, que até então só tinha nessa mídia os álbuns MM (1989), Mais (1991), Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão (1994), Tribalista (2002) e Tribalista (2017). Os primeiros álbuns a chegar às lojas do mercado nichado dos vinis pela coleção Clássicos em Vinil da Polysom são: os gêmeos Infinito Particular (2006) e Universo Ao Meu Redor (2006) e o penúltimo álbum solo de inéditas O Que Você Quer Saber De Verdade (2011).

Marisa prometeu numa gravação do podcast Faixa a Faixa da Deezer, com alguns de seus fãs, que vai sair toda a discografia e que pretende ainda lançar um box com a coleção completa, incluindo o álbum Portas (2021)que deve ganhar ainda mais duas canções que serão lançadas como singles.

Deixe um comentário: