‘Os Filhos dos Outros’, com Virginie Efira, estreia hoje nos cinemas

Vencedor do prêmio de Melhor Atriz no Lumière Awards 2023, filme dirigido por Rebecca Zlotowski acompanha uma professora de 40 anos que cria laços afetivos com a filha de seu novo namorado

O drama “Os Filhos dos Outros” (Le enfants des autres), dirigido por Rebecca Zlotowski (“Grand Central”), entra em cartaz hoje, 5 de outubro, nos cinemas brasileiros, com distribuição da Synapse Distribution. Selecionado para diversos festivais internacionais, incluindo o Festival de Veneza de 2022, em que concorreu ao prêmio de Melhor Filme, o longa conta a história de Rachel (interpretada por Virginie Efira, conhecida por seu papel em “Benedetta”, de 2021, e “Revoir Paris”, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no César, considerado o Oscar francês, de 2023), uma professora que desperta seu desejo de ser mãe a partir do contato com a filha de 4 anos de seu namorado.

Segundo Efira, o que atraiu sua atenção para a personagem foi a ideia da diretora de trazer um ponto de vista raramente explorado no cinema. “A figura da madrasta, aquela que cuida dos filhos dos outros, costuma ser uma personagem secundária. Rebecca decidiu trazê-la para o primeiro plano e examinar o vínculo entre um personagem periférico e uma família ‘adotada’. Ao mesmo tempo que aborda também a questão da feminilidade”, comenta Efira, que venceu a categoria de Melhor Atriz por esse papel no Lumière Awards 2023, uma das principais premiações da França.

A atriz conta ainda que a parceria com a diretora foi fundamental para a construção da protagonista. “Muitas vezes, quando você conhece um personagem, você sente que o diretor pode estar falando sobre ele mesmo, mas também sobre você. Rebecca e eu discutimos o que nos conectou, o que queríamos realizar e por quê. Quando filmamos este longa, algo de especial logo surgiu.”

Essa relação próxima e de empatia da atriz com Rachel foi essencial para que a cineasta pudesse escrever um roteiro mais franco possível, e também inspirado em suas vivências pessoais. “Comecei adaptando o romance ‘Your Ticket Is No Longer Valid’, de Romain Gary, que escancara a impotência de um homem. Mas algo não parecia certo. Não porque eu não conseguisse me projetar nele, mas talvez porque eu conseguisse me identificar demais. Aos poucos fui reconhecendo a minha própria impotência, a de uma mulher de 40 anos, sem filhos, que quer um, e, em partes, cria os de outra mulher. Uma madrasta sem ser mãe. Esta situação foi o ponto de partida de uma história digna de ser contada”, descreve Rebecca Zlotowski.

“Os Filhos dos Outros” é o quinto longa-metragem da carreira da cineasta, que já trabalhou com alguns dos principais nomes da indústria atual, como Natalie Portman e Lily-Rose Depp. Segundo ela, a atuação, a generosidade e a dignidade de Efira fazem dela “a herdeira de estrelas como Jill Clayburgh, Meryl Streep, Diane Keaton”, entre outras mulheres que admira.

Com o roteiro mais intimista que escreveu até o momento, Rebecca Zlotowski revela que descobriu a gravidez enquanto filmava e dedica o filme a todas aquelas que vivem situações parecidas com as que viveu.

Além de Virginie Efira, “Os Filhos dos Outros” reúne no elenco os atores Roschdy Zem (“Dias de Glória”), que vive Ali, o namorado de Rachel; Chiara Mastroianni (“Bem Amadas”), que interpreta a ex-esposa de Ali; Callie Ferreira-Goncalves como Leila, a filha criança do casal, e uma participação especial de Frederick Wiseman. No Rotten Tomatoes, o drama está com 92% de aprovação da crítica e 99% do público.

Elenco principal

Virginie Efira – Rachel

Roschdy Zem – Ali

Chiara Mastroianni – Alice

Callie Ferreira Goncalves – Leila

Ficha técnica

Diretora e roteirista: Rebecca Zlotowski

Produção: Les Films Velvet – Frédéric Jouve

Direção de Fotografia: George Lechaptois

Direção de arte: Katia Wyszkop

Figurino: Bénédicte Mouret

Trilha sonora: ROB

Sobre a Synapse Distribution

Parte do grupo Sofa Digital desde 2018, a Synapse Distribution adquire filmes para comercialização em toda a América Latina. Em 2021, foi responsável, em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes, por trazer ao país o filme ‘Druk – Mais Uma Rodada’, ganhador do Oscar na categoria ‘Filme Internacional’. Em 2022, a Synapse iniciou a distribuição direta de filmes em salas de cinema por todo o Brasil.

Deixe um comentário: