PERFIL | A Paleta de Talentos da Jornada Colorida de Vinícius Duarte

Por tOn Miranda

Junte uma belíssima embalagem, mas com um conteúdo interno que é uma alquimia profissionalismo, humor, amigo dos amigxs e uma carga generosa de talento transformador de bonitezas e tudo isso ao som de muita Madonna. Sim, essa pessoa existe e atende pelo nome de Vinicius Duarte, um dos grandes talentos da maquiagem e do visagismo que está por trás das belezas de artistas como Dani Calabresa, Xuxa, Mateus Solano e tantos outros que já passaram pelas pinceladas talentosas desse paulista que eu conheci o talento na época que trabalhamos juntos na produção do espetáculo de teatro musical, o Fame – O Musical em 2012

Nascido em Santo André, berço de talentos como Angélica, Diego Hypólito, Lucélia Santos entre outros, Vinicius Duarte traz consigo não apenas 24 anos de profissão, mas uma jornada de dedicação e paixão pelo universo da beleza e da arte. Sua trajetória é um testemunho de como a determinação pode moldar destinos e colorir caminhos.

Aos 16 anos, Vinicius deu os primeiros passos em sua jornada, embarcando no curso de cabeleireiro que viria a ser o portal para um mundo de cores e texturas. Paralelamente, imergiu no universo da maquiagem, tornando-se modelo no SENAC e absorvendo cada pincelada de conhecimento, graduando-se “por tabela” nesse campo tão expressivo.

Os primeiros passos profissionais foram dados em salões locais, onde sua habilidade como cabeleireiro e maquiador brilhou por três anos consecutivos. Mas o espírito inquieto e criativo de Vinicius o levou além das fronteiras de Santo André.

O fascínio pela maquiagem artística encontrou solo fértil no Hopi Hari, onde mergulhou no universo do terror, criando personagens que habitam os pesadelos mais profundos. Logo em seguida, foi a vez de iluminar os palcos do “Natal Luz”, um espetáculo que encanta e emociona.

Seu talento não passou despercebido, e em 2009, a MTV Brasil abriu suas portas para Vinicius, onde ele se estabeleceu como um dos principais maquiadores do canal, deixando sua marca em produções icônicas e programas de destaque.

A versatilidade é uma de suas marcas registradas. Do palco para a tela da TV, Vinicius desempenhou seu talento em programas como “Adotada” e eventos de premiação como o MTV Miaw e Meus Prêmios Nick, trazendo glamour e criatividade para cada projeto.

Sua jornada não se limita aos limites do Brasil. Vinicius foi além-fronteiras, participando de produções internacionais e deixando sua marca em revistas renomadas como Playboy, Marie Claire e Vogue. Seu talento alcançou telas de cinema e plataformas de streaming, colaborando com grandes nomes da indústria do entretenimento.

Mas é no rosto de suas clientes mais notáveis que Vinicius deixou uma marca indelével. Desde 2009, é o maquiador oficial da talentosa Dani Calabresa, e teve o privilégio de embelezar personalidades como o presidente Lula, a eterna rainha dos baixinhos Xuxa Meneghel, e a queridinha da televisão brasileira Maísa Silva, entre outros.

Hoje, Vinicius Duarte continua a surpreender e encantar com sua habilidade e dedicação. Seu nome é sinônimo de excelência no universo da beleza e da maquiagem, e sua jornada é um testemunho inspirador de como os sonhos se tornam realidade quando combinados com talento e trabalho árduo. Convidei o talentoso Mr. Make-up para responder as perguntas da minha coluna PERFIL, que agora em 2024 vem reformulada e mais dinâmica. Vamos mergulhar no perfil desse canceriano andreense?

tOn Miranda: Qual a lembrança marcante você tem da sua infância?

Vinicius Duarte: Brincar de maquiar as bonecas da minha prima.

tOn: Quem é uma inspiração para você?

VD: Madonna

tOn: Qual o hábito mais chato das pessoas?

VD: Qualquer hábito que envolva preconceito.

tOn:  O que você vê como seus pontos fortes?

VD: Talento e disciplina.

tOn:  Em que momento decidiu fazer do seu talento uma profissão?

VD: Aos 16 anos, quando decidi que precisava trabalhar.

tOn:  Qual artista faz a trilha sonora da sua vida?

VD: Madonna (risos)

tOn:  Quem são os seus heróis?

VD: Madonna de novo, pode? (risos)

tOn:  Se você pudesse se encontrar com qualquer pessoa no mundo, quem seria e por quê?

VD: Meu Deus, só vou responder “Madonna” (risos). Só queria olhar nos olhos dela e agradecer, por ter salvado minha vida.

tOn:  O que você ensinaria a você mesmo quando criança?

VD: Falaria para eu não me preocupar, porque logo eu iria descobrir que é maravilhoso ser gay e que não era errado.

tOn:  Se você fosse um herói, qual seria o seu superpoder e por quê?

VD: Queria ter o poder de encostar na pessoa e eliminar de dentro dela o racismo, machismo, etarismo, xenofobia e tudo de ruim que ela poderia ter dentro dela.

tOn: Uma música…

VD: VOGUE

tOn:  Um lugar…

VD: NEW YORK

tOn: Um livro..

VD: O preço de ser diferente

tOn: Um prazer…

VD: dançar

tOn: Uma saudade…

VD: da minha avó

Deixe um comentário: